Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Cruze Sport6 LT 1.4 16V Ecotec Flex Aut. 2017

Postado em: 24, Março 2017 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A Chevrolet n√£o para de trazer novidades para o Brasil, e segue a cada ano renovando a sua frota de carros √† venda em nosso territ√≥rio. A √ļltima novidade avaliada por n√≥s, foi o novo Cruze Sport6, que chega com as mesmas mudan√ßas est√©ticas do sed√£, apresentado ano passado. O modelo est√° √° venda por aqui desde dezembro de 2016.

Al√©m do visual, o novo Sport6 incorpora as evolu√ß√Ķes tecnol√≥gicas trazidas pelo ‚Äúirm√£o maior‚ÄĚ. At√© por conta disso, o sobrenome foi mantido na segunda gera√ß√£o do Cruze hatch. O design ganhou silhueta marcada pela traseira mais curta e linhas elegantes da carroceria, que revelam o conceito do carro.

A parte frontal do Cruze hatct tamb√©m traz novidades, como os far√≥is e grade superior integrados, mas sem abandonar o conceito ‚Äúdual grille‚ÄĚ, com entradas de ar bipartidas. O para-choque dianteiro tamb√©m √© estilo ‚ÄúRS‚ÄĚ, com aletas exclusivas, far√≥is auxiliares horizontais e spoiler integrado √† base pintado em preto fosco.

A traseira √© alta, com lanternas que lembram as do Camaro, pela disposi√ß√£o das l√Ęmpadas e pela assinatura luminosa que criam √† noite. O para-choque tem acabamento exclusivo e elementos marcantes, inspirados no da vers√£o ‚ÄúRS‚ÄĚ norte-americana. Traz defletores nas extremidades, moldura fosca e sa√≠da de escape alargada.

Na parte superior da tampa do porta-malas chama a aten√ß√£o o pequeno aerof√≥lio que integra a terceira luz de freio e tem fun√ß√£o aerodin√Ęmica importante.O hatch, que ficou ligeiramente menor, por√©m com maior dist√Ęncia entre-eixos, trazendo novas propor√ß√Ķes para o carro. A traseira √© 217 mm mais curta que a do sed√£.

Desta forma, o hatch tem um maior aproveitamento do espa√ßo interno, e uma extensa lista de equipamentos de conforto, conveni√™ncia e seguran√ßa. Entre os itens dispon√≠veis est√£o o sistema de estacionamento semiautom√°tico e o assistente de perman√™ncia na faixa, que √© capaz de identificar uma sa√≠da involunt√°ria da pista e realizar automaticamente pequenas corre√ß√Ķes na trajet√≥ria do ve√≠culo.

Visto de lado, o Sport6 traz um teto arqueado, que segue uma linha fluida que vai do para-brisa at√© os pilares posteriores. As rodas de alum√≠nio aro 17 com raios em forma de ‚ÄúY‚ÄĚ completam o conjunto -s√£o escurecidas na vers√£o LTZ.

Em rela√ß√£o a conectividade, o novo Cruze traz o j√° conhecido MyLink, que √© compat√≠vel com Android Auto e Apple CarPlay, tela de alta defini√ß√£o capacitiva, navegador e comando de voz. A vers√£o 2017 do Cruze traz ainda avan√ßos na tecnologia OnStar. Al√©m dos conhecidos servi√ßos de emerg√™ncia, seguran√ßa, prote√ß√£o patrimonial, concierge e navega√ß√£o, h√° uma nova vers√£o do aplicativo, que permite ao usu√°rio consultar um n√ļmero maior de par√Ęmetros do ve√≠culo pelo celular.

A press√£o de pneus e informa√ß√£o sobre a quilometragem total percorrida eram as √ļnicas dispon√≠veis na vers√£o anterior do aplicativo. A novidade que chega junto com o Cruze Sport6 e ser√° tamb√©m estendida aos demais modelos da linha 2017 da Chevrolet equipados com OnStar, basta ao usu√°rio atualizar a vers√£o do aplicativo.

Por dentro, qualquer um que entrar no novo Cruze vai se surpreender, o interior foi totalmente remodelado, ganhando um acabamento mais requintado e de acordo com o valor do modelo. O redesenho dos pain√©is de instrumentos e das portas, al√©m da redistribui√ß√£o dos consoles com porta-objetos, contribu√≠ram para um ambiente ergon√īmico.

O conceito ‚Äúdual-cokpit‚ÄĚ que separa bem a √°rea do painel destinada ao motorista e ao carona foi mantido no modelo 2017, o que facilita bastante na hora de procurar por algum comando no carro. O novo Cruze possui dire√ß√£o el√©trica com regulagem de altura e profundidade. Volante Multifuncional, que agrupa teclas na parte dianteira e traseira, permitindo maior n√ļmero de intera√ß√Ķes com o ve√≠culo sem distra√ß√Ķes por parte do condutor.

O quadro de instrumentos de f√°cil leitura traz os principais dados do ve√≠culo e vem com um computador de bordo de √ļltima gera√ß√£o. Na vers√£o avaliada, ele conta com tela colorida de 4,2 polegadas e cinco modos de visualiza√ß√£o: informa√ß√Ķes gerais do ve√≠culo, como press√£o dos pneus e vida √ļtil do √≥leo; informa√ß√Ķes do sistema de √°udio; informa√ß√Ķes do sistema de telefonia; informa√ß√Ķes sobre o sistema de navega√ß√£o e um menu configur√°vel que permite, por exemplo, exibir a velocidade de maneira digital.

O computador de bordo ainda possui a fun√ß√£o ECO, que auxilia o motorista a dirigir de maneira a privilegiar o menor consumo de combust√≠vel. √Č poss√≠vel inclusive consultar o desempenho do carro neste quesito nos √ļltimos 50 quil√īmetros percorridos.

O novo painel √© tamb√©m caracterizado pelo acabamento mais refinado, com materiais ‚Äúsoft touch‚ÄĚ (macio ao toque) e cromados. O revestimento premium dos bancos e dos pain√©is das portas foi igualmente revisto. Na vers√£o LT a cor predominante √© o preto, j√° na LTZ, o cinza. Nos dois, um charmoso guia de LED azul agora emoldura os comandos do multim√≠dia e do ar-condicionado digital, facilitando a localiza√ß√£o das teclas √† noite.

O Novo Cruze Sport6 chega em duas configura√ß√Ķes de acabamento: LT  e LTZ (vers√£o avaliada). S√£o oito op√ß√Ķes de cores: Branco Abalone, Vermelho Edible Berries, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade e as in√©ditas Vermelho Glory e Azul Petr√≥leo. A garantia do ve√≠culo √© de tr√™s anos.

O modelo vem completo de f√°brica, al√©m dos itens comuns a modelos de sua categoria, o Sport6 traz controle eletr√īnico de tra√ß√£o e de estabilidade, freios ABS com EBD (distribui√ß√£o da for√ßa de frenagem) e PBA (frenagem de emerg√™ncia), dire√ß√£o el√©trica progressiva, luz de condu√ß√£o diurna, controle de cruzeiro, abertura e fechamento dos vidros por controle remoto, tomada de 12V tamb√©m para os ocupantes traseiros, revestimento premium dos bancos, OnStar, airbags frontais e laterais, cintos de seguran√ßa de tr√™s pontos e sistema isofix de fixa√ß√£o de cadeirinha infantil.

O assistente de partida em rampas, o sistema de monitoramento da press√£o dos pneus, a c√Ęmera de r√©, o sensor de estacionamento traseiro, o sistema de √°udio de alta defini√ß√£o e o multim√≠dia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay tamb√©m passam a ser equipamentos de s√©rie. Na vers√£o avaliada, s√£o adicionados ainda teto solar, airbags de cortina, far√≥is com regulagem de altura, luz de condu√ß√£o diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor de aproxima√ß√£o na chave, partida por bot√£o no painel, acionamento da igni√ß√£o por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento el√©trico e aquecimento, retrovisor interno eletrocr√īmico, multim√≠dia MyLink com tela de 8‚ÄĚ com GPS integrado e mapas 3D, acabamento da grade e das ma√ßanetas externas em cromo, rodas com acabamento escurecido.

Opcionalmente s√£o oferecidos alguns mimos, como: Assistente de perman√™ncia na faixa; Alerta de colis√£o frontal; Alerta de ponto cego; Sistema de estacionamento semiautom√°tico; Farol alto inteligente; Carregador de celular sem fio; Banco do motorista com ajustes el√©tricos e Monitoramento da dist√Ęncia do ve√≠culo √† frente.

Sob o cap√ī, est√° o novo motor 1.4 turbo com inje√ß√£o direta de combust√≠vel de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, com baixa emiss√£o de poluentes e nota ‚ÄúA‚ÄĚ no selo de efici√™ncia energ√©tica do Inmetro. O novo Cruze Sport6 percorre, de acordo com dados do instituto, com gasolina, 11,3 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada; com etanol, 7,6 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.

Em conjunto, est√° a terceira gera√ß√£o da transmiss√£o autom√°tica de seis marchas. Ela caracteriza-se pela suavidade e agilidade das trocas de marcha e √© capaz de se adaptar ao modo de condu√ß√£o do condutor. Al√©m do sistema Stop/Start (desliga temporariamente a igni√ß√£o durante paradas).  O Cruze Sport6 parte de R$ 91.790 na vers√£o LT de entrada, e R$ 103.290 para a LTZ. Podendo chegar a um total de R$ 114.640, com todos os acess√≥rios, como na vers√£o avaliada.

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito