PRIMEIRA VOLTA – Nissan revela nova Frontier 2017

Postado em: 19, Março 2017 por Maximiliano Moraes

Desde quarta-feira √ļltima (15/03) a Nissan vem organizando eventos para anunciar o lan√ßamento oficial da nova Frontier 2017. A picape j√° est√° sendo oferecida na rede de concession√°rias em vers√£o √ļnica, LE (topo-de-linha), e chega ao pa√≠s por meio de importa√ß√£o do M√©xico, onde √© fabricada. Segundo a Nissan outras vers√Ķes ser√£o oferecidas para o mercado brasileiro quando ela passar a ser produzida na Argentina; isso deve acontecer a partir do pr√≥ximo ano.

O design mudou radicalmente. O desenho quadrad√£o deu lugar a linhas mais fluidas, com vincos que come√ßam nos far√≥is e terminam nas portas dianteiras, e outros que percorrem toda a lateral da ca√ßamba. O cap√ī recebeu ressaltos nas laterais e, com isso, uma apar√™ncia muito mais muscular e robusta. Os far√≥is foram espichados para as laterais e ganharam DRLs e leds nas luzes principais, enquanto a grade, ainda enorme e cromada, foi atualizada para ressaltar o motivo em V que √© identidade da marca.

O mesmo motivo foi repetido em baixo relevo no centro da tampa da caçamba, tendo logo acima outro vinco que começa na parte inferior das lanternas, circulando-as e indo de um lado a outro fazendo as vezes de aerofólio. As rodas têm aro de 16 polegadas e desenho simples; parecem pequenas demais para o tamanho da picape. Segundo a Nissan essa foi a solução mais adequada de acordo com as pesquisas e os testes de rodagem realizados no período de desenvolvimento da Frontier, já que permite o uso de pneus maiores de uso misto com o compromisso ideal entre boa aderência em pisos ruins e maciez durante o rodar em pistas pavimentadas.

O interior tamb√©m evoluiu. A Nissan investiu pesado em tecnologia para a Nova Frontier e isso √© vis√≠vel na cabine. O painel √© permanentemente iluminado e conta com uma tela de TFT entre os instrumentos, com a mesma defini√ß√£o encontrada no Kicks e no Sentra. A central multim√≠dia Multi-App com tela de 6,2 polegadas √© a mais completa do segmento, permitindo interatividade entre o carro e o smartphone sem necessidade de espelhamento, al√©m de contar com acesso √† Internet (por meio da contrata√ß√£o de pacotes ou roteamento com o smartphone), uso de aplicativos, GPS com atualiza√ß√£o pela Internet, √°udio via streaming, arquivos digitais, conex√£o com iPod, r√°dio ou CD, visualiza√ß√£o de fotos e v√≠deos (digitais ou em DVD), e ainda imagens da c√Ęmera de r√©.

O volante multifuncional traz todos os comandos que o motorista precisa: para acessar o computador de bordo, para comandar o cruise-control, para atender ao celular ou para controlar o volume do √°udio. A partida do motor √© feita por bot√£o. O ar condicionado ganhou sistema dual-zone com sa√≠das para o banco traseiro. Falando em bancos, todos agora t√™m tecnologia Zero Gravity, que amplia o n√≠vel de conforto e reduz o cansa√ßo em viagens, al√©m de serem revestidos em couro. Os dianteiros t√™m aquecimento e o do motorista, regulagens el√©tricas de dist√Ęncia, regulagem do encosto, altura do assento (frontal e pr√≥ximo ao encosto) e lombar. H√° ainda 3 tomadas de 12v dispon√≠veis para os ocupantes.

H√° v√°rios aspectos, por√©m, que n√£o gostamos. A Nissan preferiu manter a assist√™ncia hidr√°ulica para a dire√ß√£o, boa na estrada mas um pouco pesada em manobras. Pensando no aumento do uso urbano de picapes m√©dias pelos consumidores, poderia ser el√©trica. O espa√ßo para pernas no banco de tr√°s √© bom, mas o assoalho alto obriga os joelhos a ficarem muito altos e sem apoio para as coxas, tornando as viagens um pouco cansativas para quem vai atr√°s. Al√©m do mais o passageiro do meio ali n√£o conta com apoio de cabe√ßa nem cinto de 3 pontos. A montagem da cabine √© boa, mas o uso de pl√°sticos √© exagerado e n√£o h√° nenhuma superf√≠cie macia ao toque. Como ocorre com outros modelos da marca, a Nissan deixou passar o one-touch para os comandos para os vidros el√©tricos. S√≥ o do motorista tem, e s√≥ para descer. Airbags s√≥ h√° 2, os obrigat√≥rios por lei. Retrovisor interno eletrocr√īmico? Esque√ßa. Para n√£o ter a vista ofuscada puxe a arcaica lingueta para baixo.

Duas novidades da Nova Frontier chamaram a atenção. A primeira é um botão à esquerda do volante que permite a regeneração do filtro particulado de diesel. A limpeza do filtro é necessária como parte da manutenção periódica, já que o item, que vem sempre depois do catalisador, serve para segurar as partículas características de motores a diesel e que poderiam poluir ainda mais o meio-ambiente. Outra nova feature são as alças móveis da caçamba, que correm sobre trilhos e facilitam seu posicionamento para a amarração de cargas. A caçamba, aliás, conta também com uma tomada de 12v à esquerda.

Em conversa informal durante o evento de lan√ßamento a engenharia da Nissan nos disse que o novo motor 2.3 biturbo eletr√īnico com inje√ß√£o direta e intercooler √© um projeto novo, mas conta com tecnologia e v√°rios componentes de motores a diesel utilizados em modelos Renault na Europa. Previs√≠vel, pela alian√ßa da japonesa com a francesa. Fato √© que o propulsor, que produz 190 cv e 45,9 kgfm a 2.500 rpm, d√° √† Nova Frontier desempenho not√°vel no off-road e bastante satisfat√≥rio na estrada.

Parte do m√©rito vai para o c√Ęmbio autom√°tico de 7 marchas, com a primeira bastante reduzida. Falando nisso o sistema de tra√ß√£o conta com acionamento por bot√£o no painel, sendo poss√≠vel engatar o 4×4 em velocidades at√© 100 km/h. A reduzida, por sua vez, s√≥ pode ser engatada com o carro parado e o c√Ęmbio em neutro. A Frontier conta ainda com bloqueio do diferencial traseiro com limitador (LSD), controle autom√°tico de descida, aux√≠lio de partida em rampas, controles de tra√ß√£o e estabilidade.

Fonte: http://racionauto.blogspot.com.br/2017/03/nissan-lanca-nova-frontier.html

PRIMEIRA VOLTA por Marcus Lauria

Haras Tuiti/SP ‚Äď Apesar do trajeto curto feito no asfalto, a parte off-road compensou o teste r√°pido. Visto por fora, a nova Frontier chama a aten√ß√£o logo de cara, seu desing ficou mais moderno e atraente, diferente da gera√ß√£o anterior, com linhas mais retas e desenho ultrapassado.

Ao entrar na picape, me surpreendi com o novo interior. Muito mais acertado e com tudo em seu devido lugar. Seguindo a linha dos modelos da Nissan, a nova Frontier traz um habitáculo mais harmonioso e funcional. O volante lembra o do Sentra, assim como alguns comandos, como o do ar-condicionado entre outros. Enfim, você se sente dentro de um sedã médio, por exemplo.

Após acertar todos os espelhos, volante e posição do banco, hora de dar a partida, que é feita através de um botão no painel, com a chave no bolso. Logo escuto a força do motor bi-turbo diesel de 190 cv pulsando e querendo sair para enfrentar o circuito off-road criado pela ótima equipe da TSO.

Em um circuito bem travado e cheio de obstáculos digno de um Hummer, lá fui eu com a instrutora seguir a trilha. Os caminhos tortuosos foram vencidos com muita calma. Subidas íngremes, paradas para testar os recursos oferecidos na picape, entre outros de praxe que se usam nesse tipo de percurso. Posso comprovar aqui, que a Frontier enfrentou todos com louvor. Pena que quem compra esse tipo de picape, não usa nem 1/3 dos recursos oferecidos por ela.

Depois da parte pesada, fui para o asfalto, lá pude ver sua capacidade de rodar tranquilamente por uma estrada, caso fosse uma viagem em família. No breve percurso entre o Haras Tuiti, em Bragança Paulista, interior de São Paulo, até o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, pude sentir que a picape melhorou muito em relação a geração anterior. O motor está mais forte, a estabilidade está muito melhor e a famosa flutuação da traseira com a caçamba vazia é quase imperceptível. Só achei que a nova Frontier ficou um pouco mais alta, tirando aquela sensação de estar em um carro mais baixo, da geração anterior. Mas no contexto geral, o Frontier 2017 passou no teste das picapes médias com folga.

*Viagem a convite da Nissan do Brasil

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito