Avaliação РFiat Mobi Evo Way On 1.0 Flex 4p 2017

Postado em: 17, março 2017 por Marcelo Silva

Sempre gostei dos “aventureiros urbanos”, desde o lan√ßamento do primeiro Fiat Palio Weekend Adventure. Muitos criticavam o excesso de pl√°sticos e aus√™ncia de melhorias, mas na pr√°tica esses apliques de pl√°stico serviram para colocar um pouco mais de tempero no visual dos carros, algo que acontece at√© hoje. A √ļnica coisa que eu criticava eram os pneus de uso misto, que eram desnecess√°rios em um carro sem aptid√£o off road que, muitas vezes, s√≥ veria lama em dias p√≥s-enchente urbana. Felizmente, os pneus de uso misto est√£o praticamente em desuso, sobrando apenas as benesses do visual diferente e da altura mais elevada de rodagem.

O Fiat Mobi Way acerta em cheio no visual aventureiro, que combina mais com ele do que o visual das vers√Ķes normais. Os apliques de pl√°stico s√£o discretos e de bom gosto, a adesivagem da carroceria √© sutil e os 15 mm a mais de altura de rodagem n√£o deixaram o carro com aspecto de estar andando com pernas de pau. Fora esses detalhes, √© o mesmo Fiat Mobi, lan√ßado em 2016 e que recentemente ganhou uma vers√£o com motor 1.0 de 3 cilindros, que infelizmente n√£o estava no carro que testamos.

Nosso Mobi Way de testes trazia um motor 1.0 8V aspirado, que rende 73/75 cv @ 6.250 rpm (G/E) de pot√™ncia e 9,5/9,9 kgfm @ 3.850 rpm (G/E) de torque. √Č o bom e velho Fire, que entrega honestidade no desempenho, sem sobras. Combinado a um c√Ęmbio manual de 5 marchas com bons engates, o conjunto √© suficiente para lidar com os 966 kg do Mobi Way no ambiente urbano, habitat natural do carro. Em nosso teste de acelera√ß√£o, fizemos 15,3 s de 0 a 100 km/h.

Do lado de dentro o carro tem pouco espa√ßo, como seu entre-eixos de 2,30 m sugere. H√° espa√ßo para 4 adultos de estatura mediana e uma crian√ßa, ou 5 adultos pequenos, mas pessoas maiores v√£o encontrar pouco espa√ßo tanto na traseira quanto na dianteira. O porta-malas de 215 litros conta com um ba√ļ em seu interior, e √© √ļtil para as compras do m√™s, denotando a voca√ß√£o puramente urbana do Mobi. Os bancos dianteiros s√£o estreitos e, se voc√™ est√° de mal com a balan√ßa, √© melhor come√ßar uma reeduca√ß√£o alimentar.

Por ser bem pequeno, o Mobi √© extremamente manobr√°vel, especialmente nessa vers√£o Way que √© pouca coisa mais alta. O motorista tem boa visualiza√ß√£o pelos espelhos laterais e conta com sensor de estacionamento (com indicador gr√°fico) na traseira. Seu di√Ęmetro de giro √© de 10 m e a dire√ß√£o hidr√°ulica √© leve. A posi√ß√£o de dirigir √© satisfat√≥ria, gra√ßas √† regulagem de altura do banco.

Na cidade, o Mobi se sai bem, esbanjando praticidade em ruas estreitas e garagens de shopping. Nas ruas demonstra at√© mesmo alguma agilidade, fruto das rela√ß√Ķes curtinhas do c√Ęmbio e do torque razo√°vel do motor em baixos giros. Sua suspens√£o tem uma calibragem excelente, e vence buracos/lombadas/valetas sem sofrimento. O consumo de 8,2 km/l com Etanol foi apenas honesto, mas bem que ele poderia ser mais econ√īmico por ser t√£o leve.

J√° na estrada o Mobi encanta pela boa din√Ęmica. A suspens√£o elevada n√£o se traduz em inseguran√ßa, muito pelo contr√°rio, pois o carro √© extremamente bem equilibrado e √°gil nas curvas. No limite ele √© dianteiro, mas bem menos dianteiro que o Uno por exemplo. Seus freios a disco s√≥lidos na dianteira s√£o um retrocesso, embora n√£o tenha sido observado fading em uma descida de serra. Faz falta ESP e controle de tra√ß√£o.

O problema do Mobi Way na estrada √© a falta de for√ßa. Em vias planas, de m√£o √ļnica, ele vai bem e permite viajar com certa dignidade. Mas diante de subidas, com carro cheio ou em estradas que demandam for√ßa para ultrapassagem, o Mobi se mostra desajeitado. Talvez a vers√£o Drive On seja melhor na estrada, com seu motor mais moderno, mas s√≥ poderemos dizer quando testarmos o carro. O consumo tamb√©m poderia ser melhor, pois foram apenas 11,1 km/l de etanol em circuito rodovi√°rio, m√©dia de 110 km/h e ar-condicionado ligado.

No geral, o Mobi Way agrada por ser a vers√£o com visual mais interessante no portfolio de vers√Ķes do Mobi. Mas como gosto visual do carro √© algo relativo, o Mobi tamb√©m encanta por trazer um pacote bem interessante de equipamentos na vers√£o Way On e custa R$ 46.637. Seu principal concorrente, o VW Cross up!, custa R$ 49.957 e, embora seja mais espa√ßoso e tenha um motor mais moderno, nessa categoria aonde centavos fazem diferen√ßa, o alem√£o fica em desvantagem. Ponto para o Mobi.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://youtu.be/-vBSUju7iVE

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