Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Cobalt Eite 1.8 8V Aut. Flex 2017

Postado em: 10, março 2017 por Marcus Lauria

J√° com as linhas renovadas, o Chevrolet Cobalt se firma ainda mais no mercado nacional como um sed√£ de entrada com caracter√≠sticas √ļnicas, e que chamam a aten√ß√£o do consumidor que quer conforto e seguran√ßa na hora de dirigir. A linha 2017 do Cobalt ficou ainda mais econ√īmica, com a ado√ß√£o do sistema ECO da Chevrolet, que visam melhores √≠ndices de efici√™ncia energ√©tica, conforto e emiss√Ķes.

Al√©m do ‚Äútapinha‚ÄĚ no propulsor, de acordo com a Chevrolet, o Cobalt 2017 perdeu peso e ainda recebeu melhorias para ficar at√© 21% mais econ√īmico. Que de acordo com dados do Inmetro, o sed√£ passa a ser o modelo com motor 1.8 Flex mais eficiente do mercado nacional.

Outra novidade, √© que o motor 1.8 de nova gera√ß√£o, entrega mais pot√™ncia e for√ßa numa rota√ß√£o muito mais baixa. Isto significa que acelera√ß√Ķes e retomadas est√£o mais vigorosas. Que em conjunto com a transmiss√£o autom√°tica, torna o carro muito econ√īmico, com trocas de marcha mais suave e linear.

Al√©m do motor e c√Ęmbio, o Cobalt ganhou mudan√ßas importantes na suspens√£o (um novo conjunto de molas e amortecedores) e a ado√ß√£o da dire√ß√£o com assist√™ncia el√©trica progressiva, facilitando as manobras e transmitindo mais seguran√ßa nas curvas.

Conectado, o Cobalt 2017 traz inova√ß√Ķes interessantes. O sed√£ passa a incorporar novas fun√ß√Ķes para o sistema OnStar, como navega√ß√£o por setas projetada na tela do multim√≠dia MyLink e aplicativo para smartphone com dispositivo de diagn√≥stico ‚Äď informa a press√£o de cada um dos pneus e a quilometragem total percorrida pelo autom√≥vel. A linha 2017, oferece como item de s√©rie o OnStar tamb√©m nas configura√ß√Ķes equipadas com transmiss√£o manual.

Por dentro, nada foi alterado, o espa√ßo continua amplo, que faz conjunto com o o porta-malas de 563 litros ‚Äď o maior entre os sed√£s nacionais. Na vers√£o avaliada, Elite, o modelo traz ainda acabamento premium dos bancos e volante. O painel com veloc√≠metro digital incorpora b√ļssola e alerta de baixa press√£o dos pneus, enquanto o multim√≠dia MyLink conta com Android Auto e Apple CarPlay para integra√ß√£o com smartphones.

A vers√£o avaliada possu√≠a ainda c√Ęmera de r√© com guias auxiliares, sensor de estacionamento com gr√°ficos, sensor de chuva, sistema de acendimento autom√°tico dos far√≥is, volante com controle das fun√ß√Ķes do r√°dio e telefone e acionamento das travas e vidros por controle remoto.

Na linha 2017, o sed√£ ganha ainda duas novas op√ß√Ķes de cores para a carroceria: o Azul Blue Eyes e o Preto Ouro Negro, ambas met√°licas. . Elas se juntam ao Cinza Grafite, ao Bege Peper Dust, ao Branco Summit, ao Prata Switchblade e ao Marrom Mogno Brown. A garantia do ve√≠culo √© de tr√™s anos.

O motor de geração SPE/4 ECO em substituição ao EconoFlex, desenvolve até 111 cavalos de potência e 17,7 mkgf de força com etanol. O pico de torque agora é atingido a apenas 2.600 rpm, ante 3.200 rpm do modelo anterior. E no dia a dia isso faz muita diferença, as respostas são rápidas e as retomadas ficaram ainda melhores.

Com um litro gasolina, o carro percorre at√© 15,1 quil√īmetros na estrada e 12,1 quil√īmetros na cidade, conforme padr√£o do Inmetro. Com etanol, s√£o 10,4 quil√īmetros e 8,3 quil√īmetros, respectivamente.

A transmiss√£o autom√°tica continua sendo de seis marchas, por√©m ganhou comportamento mais suave e existe ainda o modo Active Select, que permite fazer as trocas manualmente. Com o sistema ECO incorporado ao motor, foram feitas algumas mudan√ßas importantes, tais como o conjunto de pist√Ķes, bielas e an√©is, por exemplo, foi redesenhado e ficou mais leve, enquanto os an√©is de pist√£o e o tipo de √≥leo lubrificante (0W20) tamb√©m sofreram altera√ß√Ķes. A taxa de compress√£o foi ajustada com foco no melhor desempenho.

O m√≥dulo eletr√īnico, respons√°vel por controlar as diversas fun√ß√Ķes do motor, est√° 40% mais r√°pido e potente. Novos sistemas de arrefecimento de gerenciamento de cargas el√©tricas completam o pacote.

O novo módulo de arrefecimento traz central de controle multivelocidades, ventilador sem escovas -com menor atrito-, trocadores de calor mais modernos e menor quantidade de líquido refrigerante. Tudo isso faz dele um sistema mais silencioso, leve e eficaz. O carro ficou até 36 kg mais leve.

Freios mais eficientes energeticamente, novos rolamentos e pneus verdes também contribuíram para a redução significativa do consumo de combustível e melhora da performance. O modelo chega a 170 km/h de máxima e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,5s.

O Cobalt 2017 vem de s√©rie com os itens de conforto e seguran√ßa como ar-condicionado; dire√ß√£o el√©trica; conjunto el√©trico das travas, portas e vidros; chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas; bancos e volante com regulagem de altura; freios ABS com EBD (distribui√ß√£o eletr√īnica de frenagem) e airbag duplo. O Chevrolet Cobalt Elite 2017 custa R$ 68.990, cerca de R$ 2 mil a mais que a vers√£o LTZ.

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