Avaliação РRenault Duster Dynamique 2.0 MT 4X2 2017

Postado em: 3, março 2017 por Marcelo Silva

De olhos abertos na concorr√™ncia, a Renault trabalhou de forma consider√°vel na linha 2017 do Duster. Sem alardes, o carro passou por importantes atualiza√ß√Ķes aonde os olhos n√£o podem ver, e mant√©m o mesmo visual robusto que incomodou o Ford EcoSport, seu √ļnico concorrente, √† √©poca do lan√ßamento em 2012. J√° s√£o 5 anos sem altera√ß√Ķes visuais, e se por um lado fideliza os clientes da marca e f√£s do carro, por outro lado isso faz com que o Duster fique cada vez mais idoso perante a concorr√™ncia.

Mas algo que a concorr√™ncia dificilmente vai igualar √© a capacidade √≠mpar do Duster para rodar suave em ruas esburacadas, praticamente ignorando lombadas e outros dejetos vi√°rios. √Č um carro que respira robustez, algo como um Lada Niva moderno, s√≥ faltando mesmo uma vers√£o com 4×4 mais parrudo, motor diesel, snorkel e pneus lameiros para encarar qualquer dificuldade. Quem anda em um Duster geralmente se apaixona, e aprende a conviver com os defeitos dele.

Alguns defeitos foram corrigidos na linha 2017, como o apetite por combust√≠vel que ficou mais comedido, o funcionamento do motor ficou mais liso e o comando do retrovisor el√©trico finalmente saiu debaixo do freio de m√£o. Em compensa√ß√£o, alguns defeitos continuam: comandos do ar-condicionado atrapalhados pela alavanca de c√Ęmbio, central multim√≠dia em posi√ß√£o muito baixa e bancos que n√£o apoiam bem a coluna de motoristas mais altos. N√£o s√£o defeitos aceit√°veis, uma vez que eles foram corrigidos no Logan/Sandero faz tempo, e eles compartilham a mesma plataforma.

Por falar em motor, continua o 2.0 16V F4R sob o cap√ī, rendendo agora 143/148 cv @ 5.750 rpm (G/E) de pot√™ncia e 20,2/20,9 kgfm @ 4.000 rpm (G/E) de torque. Continua o mesmo DOHC com comando vari√°vel na admiss√£o, mas agora ganhou componentes com menos atrito, o que deixou seu funcionamento mais suave e econ√īmico. H√° tamb√©m o ESM, um sistema de recupera√ß√£o de energia da frenagem, que serve para acionar o alternador sem depender do motor (e de combust√≠vel) para isso. Outra importante adi√ß√£o √© a dire√ß√£o eletro-hidr√°ulica, que reduz o consumo e de quebra deixa a dire√ß√£o do Duster bem mais leve em manobras do que antes.

E isso deixa o Duster ainda mais f√°cil de manobrar. Seu di√Ęmetro de giro de 10,7 m √© bom para um SUV, a posi√ß√£o de dirigir elevada ajuda na visualiza√ß√£o do mundo externo e os retrovisores s√£o grandes o suficiente. O motorista se abriga de forma apenas razo√°vel no carro, pois √© atrapalhado pela falta de regulagem em dist√Ęncia da coluna de dire√ß√£o. Em compensa√ß√£o, os outros passageiros se abrigam com sobras, pois h√° espa√ßo para 5 adultos grandes. No porta-malas cabem 475 litros.

Na cidade o Duster flui bem, as arrancadas s√£o fortes e o carro se imp√Ķe com facilidade. Como anteriormente dito, suas suspens√Ķes permitem ousadias em lombadas, e n√£o h√° buracos que tiram a paz do SUV, e esse primor de calibragem se reflete em um desempenho excelente em curvas na estrada (o que n√£o justifica a falta de ESP). Seu rodar na estrada √© confort√°vel, com as seis marchas bem escalonadas e de engate razo√°vel, mas ele peca um pouco nos ru√≠dos de vento em velocidade cruzeiro, denunciando que o isolamento ac√ļstico pode evoluir. J√° o consumo melhorou, fizemos 9,6 km/l de gasolina na cidade e 12,8 km/l na estrada, com ar ligado.

No geral, o Duster merece ser aprovado. Com c√Ęmbio manual de seis marchas, o SUV √© mais econ√īmico e mais r√°pido do que a vers√£o autom√°tica, e s√≥ isso j√° vale a sua escolha. Em paralelo, seus rivais est√£o cada vez mais modernos, econ√īmicos, confort√°veis, modernos e r√°pidos. O Duster merecia uma atualiza√ß√£o no meio de sua vida, mas j√° que n√£o veio, o jeito √© esperar a nova gera√ß√£o, pois R$ 87.420 (carro testado) √© um valor elevado para os defeitos que continuam existindo.

 CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://youtu.be/0z-O1OLcXyc

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