Avaliação РJeep Compass 2.0 Longitude Flex Aut. 2017

Postado em: 17, Fevereiro 2017 por Marcelo Silva

Fotos: Marcus Lauria

Feliz com as vendas do Renegade, a Jeep (FCA) ampliou seus investimentos no Brasil e, mesmo em um momento de crise, trouxe ao mercado mais um rebento de sua planta em Goiana (PE), o Jeep Compass, um projeto global, fabricado aqui para combater não só os concorrentes da categoria acima do Renegade (caso do Hyundai ix35, Kia Sportage, VW Tiguan, etc), como para oferecer até mesmo uma alternativa aos SUVs compactos, cujos preços estão cada vez mais elevados.

O carro vem com duas op√ß√Ķes de motor, mas a vers√£o testada aqui utiliza um in√©dito 2.0 16V Tigershark, com pot√™ncia de 159/166 cv @ 6.200 rpm (G/E) e torque de 19,9/20,5 kgfm @ 4.000 rpm e √© dono de um dos roncos mais bonitos entre os motores 4 cilindros que j√° experimentei. Dispon√≠vel apenas nas vers√Ķes 4×2 e casado a uma transmiss√£o autom√°tica de 6 velocidades, o motor d√° conta de carregar os 1.541 kg do carro sem muita dificuldade, como pode comprovar os bons 10,2 s que o carro levou de 0-100 km/h em nosso teste. A contrapartida fica no consumo, um pouco elevado como veremos a seguir.

Antes de verificar a usabilidade do carro, conv√©m admirar o visual, que traz a grade caracter√≠stica dos Jeep mas carrega uma identidade pr√≥pria no visual, sem parecer um “Grand Renegade” ou um “mini Cherokee” por exemplo. Suas linhas s√£o s√≥brias e atraentes, com a impon√™ncia t√≠pica de um SUV, sem parecer grande ou desajeitado demais. A vers√£o testada traz rodas aro 18, mas de forma alguma elas parecem grandes demais para o SUV, e se tornam um belo arremate ao estilo bem resolvido.

Dentro do carro há um pouco mais de Renegade do que gostaríamos, caso dos bancos e de alguns detalhes visuais do painel e do cluster. A diferença que salta aos olhos é a grande tela da central multimídia, a mesma que existe no Fiat Freemont/Dodge Journey, por onde é possível controlar uma série de recursos do carro, inclusive o ar-condicionado de duas zonas. Com materiais macios ao toque e bons encaixes, o aspecto dentro do carro é de requinte.

O espa√ßo interno no Compass √© generoso, mesmo para ocupantes mais altos, e o porta-malas dele comporta 410 litros. Sua posi√ß√£o de dirigir √© boa, f√°cil de encontrar, gra√ßas aos bons ajustes de banco e coluna de dire√ß√£o. A visibilidade √© boa atrav√©s de vidros e retrovisores, com ajuda dos sensores de estacionamento e da c√Ęmera de r√©, faltando apenas os mesmos sensores na dianteira. Seu di√Ęmetro de giro de 11,3 m √© apenas razo√°vel.

No uso urbano, o Compass se mostra bem amig√°vel, gra√ßas √† vis√£o elevada e ao motor 2.0 que entrega uma boa dose de torque em baixa quando solicitado. O c√Ęmbio Aisin √© suave e faz boas trocas de marcha, sem matar o ritmo do carro. Seu conjunto de suspens√£o McPherson nas 4 rodas √© herdado do Renegade, enquanto sua habilidade para transpor buracos e ondula√ß√Ķes √© a mesma do irm√£o menor, ou seja, o carro roda de forma suave, praticamente ignorando as imperfei√ß√Ķes do asfalto. Seu grande inc√īmodo √© o consumo: observamos apenas 8 km/l com gasolina e ar-condicionado, mostrando que a FCA pode melhorar um pouco o rendimento do Tigershark.

J√° na estrada o Compass se comporta de forma excelente, com √≥tima estabilidade, rolagem contida da carroceria e freios bem calibrados. Em curvas nem parece um SUV, tamanho o equil√≠brio do carro. Seu isolamento ac√ļstico √© bom, e a solidez do carro transmite uma boa sensa√ß√£o de seguran√ßa. Dire√ß√£o e c√Ęmbio tamb√©m merecem nota 10, mostrando que a √©poca dos SUVs ruins de curva ficou no passado. Parte do m√©rito vem dos pneus Pirelli Scorpion Verde de medida 225/55 R18, que casam bem com o conjunto. E, assim como na cidade, o carro vai mal no consumo, rendendo apenas 10,8 km/l na estrada, com gasolina e ar ligado.

No geral, o Jeep Compass se mostra uma excelente arma da FCA para crescer ainda mais suas vendas, especialmente no mercado brasileiro. O preço de R$ 109.990 (R$ 117.990 no carro testado) está longe de ser uma pechincha mas, uma vez que o comprador escolha esse carro, terá certeza que levou para casa um excelente SUV.

CONFIRA NOSSO V√ćDEO: https://www.youtube.com/watch?v=s_PpIAZU3X8

Paginas: 1 2

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito