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Avaliação – Fiat Uno Sporting Dualogic 1.4 Flex 2015

Fotos: Marcus Lauria

O Uno Sporting 1.4 Dualogic avaliado pelo site CarPoint News, chegou todo exibido na cor metálica Azul Maserati, que logo de cara chamou minha atenção ao receber o carro em uma concessionária, em Botafogo, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Aproveitei esse tempinho, até a entrega do carro, para observar as mudanças externas do pequeno modelo da marca italiana.

Por fora, apesar de poucas mudanças visuais, deu para ver que ele ficou mais agressivo e parrudo. Em relação ao modelo anterior, de 2011, o atual ganhou saída dupla do escape, agora localizado no centro do para-choque traseiro, antes eram na lateral esquerda. E também passou a ser adornada por um falso difusor, que não possui função prática, assim como as tomadas de ar nas bordas do para-choque traseiro. As lanternas traseiras chamam a atenção, onde é possível observar os vários quadradinhos nas cores branca e vermelha espalhados pelo seu interior.

As rodas ganharam um desenho inusitado, de gosto duvidoso, em forma de quadrados, seguindo a linha da carroceria. Um adesivo com o nome da versão localizado na porta traseira cobre todo o “borrachão” lateral. Assim como, apliques finos, de plástico preto, adornam os para-lamas.

Visto de frente, destaca-se o para-choque bojudo, com uma enorme entrada de ar central e duas nas pontas, aonde ficam instalados os faróis de milha. Uma grade preta, com a logo marca da Fiat ao centro, e os famosos cubinhos (na cor vermelha) localizados no canto esquerdo da grade, faz conjunto com os faróis de formado de retângulo. O capô também foi refeito, deixando a dianteira mais agressiva.

O interior, foi totalmente renovado e ficou muito melhor que a versão anterior. Agora está mais homogêneo e com um material de melhor qualidade. Além disso, ficou mais volumoso na área central, com nova saídas de ar, e duas delas posicionadas verticalmente, tendo o rádio no centro. O painel de instrumentos ficou mais fácil de ler e achar as informações necessárias para uma boa condução. O computador de bordo localizado ao centro é o que chama mais atenção. Seu porta-malas tem 280 litros, pouco espaço, para carregar bagagem para até cinco passageiros.

Até o rádio é novidade. Agora, o modelo vendido como opcional tem mais funcionalidades e facilidades, nele existem entrada USB e a conexão Bluetooth., que logo é localizado no celular, e o pareamento leva menos de 15 segundos. Uma espécie de suporte para o smartphone, chamado de Easy 4U sai por R$ 1.299, e existe a opção de usá-lo para acessar mapas sem ter que se distrair. A outra é uma central multimídia sensível ao toque e com GPS, que custa R$ 3.399.

A novidade para a versão 2015 do Uno, fica por conta o câmbio automatizado como item opcional. A transmissão Dualogic Plus, como é chamada pela montadora, deu uma boa melhorada em relação a primeira geração desse sistema. Os trancos diminuíram, sobretudo de 1ª para 2ª quando se está em velocidade menor. Já na hora de passar da 2ª para 3ª marcha, a impressão é menor e fica praticamente imperceptível. As marcha seguintes também dão trancos mais suaves.

De acordo com a marca, o Dualogic Plus, de embreagem simples, utiliza um software que naturalmente troca as marchas em rotações mais elevadas, mesmo quando se anda tranquilamente. O Uno troca as marchas no mínimo a 2.500 rpm. Ele também muda o mapeamento respondendo a uma acelerada mais forte, segurando as marchas até 3.500 ou 4.000 rpm. Desta forma, ficando mais ruidoso em certos momentos de acelerações mais bruscas.

Inteligente, o câmbio do novo Uno Sporting percebe quando há uma mudança de inclinação da via e faz o ajuste de marcha. Com esse conjunto mecânico o Uno Sporting 1.4 faz de 0 a 100 Km/h em 15,9 segundos. Mais diferente mesmo é a ausência da tradicional alavanca de câmbio. No lugar dela, agora há cinco botões, de operação simples e intuitiva. São eles: D (drive), N (neutro), A (trocas automáticas), M (trocas manuais) e S (sport). Além disso, é a primeira vez que o Uno tem como opção uma transmissão de operação automatizada.

Ao utilizar a tecla “S”, chamada Sport, o câmbio passa a oferecer trocas mais rápidas, sempre em rotações mais altas, apesar de melhorar um pouco os trancos das trocas, o ruído passa a incomodar. Outra oopção e talvez a melhor, é trocar as marchas através das borboletas atrás do volante, para quem prefere uma tocada mais dinâmica. Que nesse caso, dá para controlar melhor as trocas e diminuir o impacto das mudanças.

No dia a dia o novo Uno Sporting cumpre seu dever, ele é fácil de manobrar, mesmo sem a direção elétrica. O acerto da direção e suspensão é voltado para o conforto de todos os passageiros. A suspensão filtra bem os buracos e não deixa o carro rolar muito em curvas.

Sob o capô, está o já conhecido motor 1.4 Fire, de até 88 cavalos e 12,5 kgfm de torque. O propulsor dá conta do recado, e empurra o Uno sem pestanejar. Porém, fica devendo mais força nas retomadas, talvez por causa dessa deficiência do câmbio. Pois, pelo que pude perceber, ele demora para entender qual marcha deve entrar. Utilizando gasolina, após percorrer cerca de 200 Km, e sempre com o ar-condicionado ligado, o Uno Sporting fez uma média de 7,5 Km/l com gasolina, não cheguei a fazer um teste na estrada, mais sua média fica em torno de 13 km/l.

Com preço inicial de R$ 41.650, o Uno Sporting Dualogic traz de série ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos e direção hidráulica, entre outros. Opcionalmente oferece alarme, rádio e muitos outros itens. A versão avaliada veio completa de série, inclusive chave canivete, vidros elétricos traseiros, apoio de braço para o motorista, banco do motorista com regulagem de altura, e traseiro bipartido, cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes e sensor de estacionamento com visor de LCD no espelho retrovisor interno. Todo equipado, ele passa a custar R$ 49.958, um preço surreal, mas que na prática, ninguém disponibiliza na hora da compra, optando sempre para o pacote mais barato.

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