NotíciasReportagens

A importância de evitar acidentes nas ciclofaixas

Foto: Divulgação

A chegada das ciclofaixas trouxe diversas mudanças que impactam para além do visual das ruas. O aumento da circulação de bicicletas nas vias também altera a rotina de muitos motoristas, não só pela criação de uma faixa paralela ou pela mudança de algumas ruas. Afinal, essa divisão de espaço acarretará em um cuidado maior a ser tomado com esses novos integrantes do espaço das ruas e avenidas.

A atenção dos motoristas deve ser redobrada, principalmente na adaptação às mudanças que ocorrem a cada dia na cidade (em São Paulo a previsão é de 400 Km de ciclofaixa até 2015), por isso, muitos locais estão sendo transformados a cada dia. Além de estar atualizado com o trajeto, é necessário também perceber os locais de maior circulação desses outros veículos e do espaço dividido com eles.

Olhar os dois lados deve ser um hábito cultivado principalmente ao se deparar com uma rua com ciclofaixa. Isso porque as bicicletas virão não somente do lado da mão da via, mas nas duas direções. Essa mudança de atitude começa já ao sair do estacionamento, de casa ou do trabalho, ao dispensar uma atenção maior principalmente nesse momento, um hábito que deve mudar para quem estava acostumado a olhar apenas para um dos lados da via.

Essa necessidade nova indica a importância da atualização da sinalização de segurança por condomínios e empresas que receberam as ciclofaixas em suas ruas, para auxiliar os motoristas e lembrá-los  sobre a atenção redobrada nesses espaços. Placas colocadas nas saídas de carros ou até mesmo no interior das garagens facilitam na conscientização dos condutores, que ainda precisam passar por toda uma cultura de reeducação com essas mudanças.

O Código Brasileiro de Trânsito já possui regras claras em relação aos ciclistas. Elas definem o comportamento dos motoristas na divisão desse espaço, principalmente nas dificuldades encontradas no trânsito. Elas estipulam como proibidas atitudes como pressionar, ofender ou fechar os ciclistas nas vias.

É importante ficar atento também mesmo em vias onde essa área não é delimitada, ou seja, onde ciclovias ainda não foram instaladas. Isso porque com o estímulo à utilização desse meio de transporte fará também com que as bicicletas circulem não só pelas novas faixas implantadas, mas pelas demais áreas da cidade, preparadas ou não para recebê-las. Aos motoristas cabe a atenção e o cuidado para lidar com essa presença cada vez mais constante.
Outro fator importante é ter a consciência que pedestres têm a prioridade nas ruas e que bicicletas também têm preferência sobre os outros veículos, situações que colocam o condutor na responsabilidade de também tentar auxiliar os ciclistas em sua locomoção mais segura. Vale alertar os motoristas da empresa e funcionários que se dirigem ao trabalho com seus automóveis para evitar acidentes em razão das alterações que a cidade está sofrendo para melhorar a questão da mobilidade urbana.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo