ManutençãoNotícias

Pneu careca dá multa

Foto: Divulgação

Os pneus não servem apenas para que o carro ande, ele também é um item de segurança  extremamente importante. Ao sair de casa com um pneu em más condições, o motorista pode estar colocando sua vida, e a de outros condutores e pedestres, em risco. Por isso o estado dos pneus são tão avaliados pela fiscalização.

Todos já ouvimos falar de pneu careca, mas o que é isso? Um pneu é considerado “careca”, ou desgastado, quando a profundidade dos “ressaltos” da borracha estão menores do que 1.6mm, segundo a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito. O problema dessa falta de profundidade dos sulcos do pneu é que quando chove, por exemplo, o escoamento da água que fica entre o chão e o pneu é prejudicado. No asfalto isso pode pode provocar a aquaplanagem, o que leva a perda total do controle da direção do veículo e, nas estradas de terra, a falta total de aderência, levando também a perda do controle da direção.

Mas não é apenas o desgaste do sulcos do pneu que deve ser observado, para atender às regras de segurança os pneus devem estar devidamente calibrados, deve possuir o selo do Inmetro, o que comprova que ele foi produzido de acordo com as exigências do Contran, e estar dentro do prazo de validade. Normalmente o tempo de vida dos pneus são de cinco anos, e esse prazo fica gravado na lateral do pneu. Mesmo que o pneu não apresente nenhum desgaste ele não pode ser usado se este tempo de vida tiver expirado. Com o tempo e a umidade, o aço que fica dentro da borracha pode enferrujar e desgastar, deixando a estrutura do pneu abalada, podendo levar facilmente a que o pneu estoure e causando grande risco.

Infração

Os condutores que  dirigirem com pneus que apresente qualquer uma dessas irregularidades acima, além de estar correndo riscos, podem ser enquadrado no artigo 230 inciso IX do código de trânsito, que caracteriza como infração grave (5 pontos da carteira), com multa de R$127,00 e apreensão do veículo.

Por isso é importante conferir constantemente os seus pneus, e a cada 15.000km levá-lo para inspeção profissional dos pneus, para garantir que sejam trocados caso necessário. Assim você garante a sua segurança, de sua família, de outros condutores e evita voltar pra casa com uma multa salgada, e sem carro.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo