Avalia√ß√£o ‚Äď Toyota Etios Sedan XLS 1.5 (Flex) 2014

Postado em: 6, dezembro 2013 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Apesar de ser um excelente carro para dirigir e com espaço de sobra para os passageiros, a Toyota não teve o devido reconhecimento do seu primeiro compacto no Brasil e talvez no restante dos países aonde ele é vendido. Talvez por esse motivo, a marca já tem data marcada para renovar o carrinho e está preparando uma atualização completa do Etios para o final de 2015. Especula-se que o novo Etios poderá ser uma variante brasileira dos Toyota Agya/Daihatsu Ayla da Indonésia ou mesmo um projeto totalmente novo.

Lan√ßado inicialmente no mercado indiano, o modelo (tanto hatch quanto sedan) n√£o vem atendendo as expectativas de vendas da Toyota em vendas, ficando com o desempenho abaixo do normal. No entanto, a marca n√£o perdeu tempo e iniciou uma s√©rie de promo√ß√Ķes e descontos, o que ajudou um pouco a acelerar esse processo, fazendo parte dos 20 mais vendidos em pouco tempo de campanha.

Mas antes dessa mudan√ßa que est√° por vir, a linha 2014 do Etios chega com pequenas mudan√ßas, um ano ap√≥s seu lan√ßamento, at√© ser totalmente renovado. O modelo avaliado, um sedan na vers√£o XLS com motor de 1.5 litro, j√° est√° com as mudan√ßas feitas no painel e no acabamento interno, que agora recebem o acabamento Total Black. Altera√ß√Ķes essas que deixou o interior do carro bem mais agrad√°vel.

Ainda por dentro, o Etios ganhou novos tecidos nos bancos veloc√≠metro e tac√īmetro com grafia Black & Blue, ma√ßanetas internas das portas em prata fosco, travamento das portas e acionamento el√©trico dos vidros, al√©m de novos espelhos retrovisores e ma√ßanetas externas na cor da carroceria. Enquanto que as vers√Ķes 1.3 e X 1.3 do hatch continuam com o mesmo painel original.

A versão avaliada traz como itens de série airbag duplo, freios ABS com EBD, direção elétrica, grade na cor da carroceria, aerofólio, desembaçador/limpador traseiro e ajuste de altura do volante. Além de ar-condicionado, travas e vidros elétricos, +) novo sistema de som com rádio AM/FM, CD Player e entrada USB e acabamentos cromados no painel, rodas de liga aro 15″, chave com comando elétrico para abertura e fechamento das portas, alarme, faróis de neblina, abertura do porta-malas por comando elétrico, friso cromado na tampa traseira, cromado na grade dianteira, volante esportivo de base reta com acabamento em couro e costura diferenciada e com controle do sistema de audio. Completo o modelo custa R$ 44.990.

Ele possui tr√™s anos de garantia e pode ser adquirido em seis cores: branco, preto, cinza, azul, prata e vermelho (sai a cor verde do hatch 2013). O Toyota Etios sedan¬† s√≥ √© oferecido com o propulsor 1.5 16V que gera 92 cv de pot√™ncia com gasolina e 96,5 cv com etanol, ambos os n√ļmeros alcan√ßados a 3.600 rpm, e 13,9 mkgf de torque a 3.100 rpm com qualquer combust√≠vel.

O Etios sedan mostra um desempenho bem agrad√°vel e um consumo m√©dio bom. O comportamento din√Ęmico dele √© bem equilibrado, o modelo se comportou bem na cidade e na estrada. A dire√ß√£o el√©trica facilita as manobras e a ampla √°rea envidra√ßada ajuda bastante nesse hora. Na estrada, o que incomodou foi o barulho do motor, que insiste em invadir a cabine e a dire√ß√£o el√©trica, que mexia toda vez que era ultrapassado por um carro mais veloz ou ve√≠culos maiores.

Tanto nas retas, quanto nas curvas, o modelo se comportou direito, mantendo sempre a trajet√≥ria, principalmente nas curvas, onde o sedan se mostrou bem seguro. Mesmo em velocidades mais elevadas, sempre no limite da estrada, a pot√™ncia do motor foi suficiente para empurrar o carrinho sem pestanejar. O c√Ęmbio tem trocas suaves e precisas, o que ajuda na hora de reduzir as marchas nas ultrapassagens e n√£o cansa as m√£os no tr√Ęnsito pesado das grandes cidades.

Enfim, o Etos sedan é um carro equilibrado, que precisa mesmo só de uma plástica mais profunda para agradar mais consumidores que tem preconceitos diante da aparência do carro. Caso contrário, aconselho um test-drive para conhecer melhor o carro e conhecer suas vantagens diante da concorrência.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2

Tag Cloud

  • Curso de pilotagem SpeedMaster

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

HTML tags are not allowed.

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2014 Car Point News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito