Avalia√ß√£o ‚Äď Renault Duster Dynamique 2.0 4×4 2012

Postado em: 1, junho 2012 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Com um mercado carente de SUVs (Sport Utility Vehicle) compactos com pre√ßo acess√≠vel, a Renault demorou para lan√ßar o Duster em nosso pa√≠s, o modelo desembarcou por aqui em outubro de 2011, com fabrica√ß√£o local. O Duster √© o primeiro utilit√°rio esportivo da marca no Brasil e chegou para acabar com a lideran√ßa do seu principal rival, o Ford Ecosport. S√£o oferecidas seis vers√Ķes no Brasil, a topo de linha Dynamique 4×4 com c√Ęmbio manual foi avaliada por uma semana pelo site.

O diferencial do Duster em relação aos seus concorrentes está na robustez e na capacidade de enfrentar terrenos acidentados, dignos de provas off-road. O modelo da marca francesa, por exemplo, não raspa a frente do veículo na primeira lombada e valeta que encontram. O Duster foi feito em parceria com a romena Dacia (uma das marcas do grupo Renault) e compartilha componentes com Logan e Sandero, como é nitidamente percebido em seu interior e em alguns detalhes da parte externa.

Com um visual externo diferenciado, o Duster chama a aten√ß√£o por onde passa, al√©m de ser considerado uma novidade no mercado, o modelo avaliado ainda tinha chamativa cor de lan√ßamento verde Amaz√īnia. Com uma mistura de linhas retas e arredondadas, O Duster tem estilo pr√≥prio. O SUV franc√™s possui um √Ęngulo de ataque √© de 30 graus, enquanto o √Ęngulo de sa√≠da chega a 35 graus. Enquanto que a sua altura em rela√ß√£o ao solo √© de 21 cm. Mesmo sem a op√ß√£o de marcha reduzida, t√≠pica dos ve√≠culos 4×4, o c√Ęmbio manual de seis marchas disponibiliza uma a primeira marcha relativamente curta, para garantir mais tra√ß√£o, o que foi comprovado durante os testes.

As caracter√≠sticas off-road est√£o presentes nos pneus de uso misto e nos detalhes externos como estribos e p√°ra-choques mais robustos. Segundo a marca, o Duster consegue atravessar regi√Ķes alagadas com at√© 40 cm de √°gua, sem danos ao ve√≠culo. A vers√£o Dynamique √© a √ļnica que pode ser equipada com tra√ß√£o 4×4 e com a op√ß√£o de c√Ęmbio manual de 6 marchas, n√£o existe a op√ß√£o de c√Ęmbio autom√°tico para essa vers√£o. Para usar a tra√ß√£o, o motorista n√£o precisa de muito esfor√ßo, o controle √© feito atrav√©s de um bot√£o com as posi√ß√Ķes 2WD, Auto e Lock. Que pode ser escolhido de acordo com a necessidade de cada terreno.

Como manda o figurino, com a ativa√ß√£o do modo 4×2 (2WD) a distribui√ß√£o da for√ßa acontece apenas nas duas rodas dianteiras, quem optar pela posi√ß√£o ‚ÄúAuto‚ÄĚ, a distribui√ß√£o do torque √© feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a ader√™ncia do piso pelo qual estiver conduzindo o ve√≠culo. Essa op√ß√£o funciona sempre em baixa velocidade, e quando as rodas dianteiras patinam, o sistema transfere parte da for√ßa para o eixo traseiro. J√° a fun√ß√£o ‚ÄúLock‚ÄĚ oferece ao SUV a op√ß√£o de ser usado em condi√ß√Ķes de terreno mais adversas, como na lama e na areia. Essa fun√ß√£o foi programada para ser desativada automaticamente quando o ve√≠culo ultrapassa 80 km/h.

Antes de ser homologado para rodar no Brasil, a Renault teve que recalibrar molas e amortecedores, para suportar as condi√ß√Ķes das ruas e estradas brasileiras. O modelo √© agrad√°vel de dirigir, mostrando seguran√ßa o tempo todo. O equil√≠brio √© constante e mesmo em velocidades mais elevadas, o carro n√£o muda de trajet√≥ria e nem quica muito como outros utilit√°rios do mesmo segmento. A posi√ß√£o elevada deixa o motorista bem √° vontade para arriscar manobras mais ousadas. Em estradas de terra esburacadas, o Duster se saiu muito bem, mostrando para que veio, suportou bem os impactos, sem ‚Äúarregar‚ÄĚ em nenhum momento. A tra√ß√£o fez seu papel e enfrentou trechos de areia fina sem pestanejar.

CONTINUA NA P√ĀGINA 2

Paginas: 1 2 3

Tag Cloud

2 Responses

  1. Pardo disse:

    Ali√°s n√£o s√≥ o Duster √© da Dacia, mas tamb√©m o Sandero e o Logan, coisa que, pelo que pude comprovar numa revenda Renault, os vendedores fazem quest√£o de esconder…

  2. Daniel Diplay disse:

    N√£o gosto desse carro.

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2017 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito