Avaliação РToyota Yaris 1.5 XLS CVT Flex 2019

Postado em: 12, abril 2019 por Derek Flores

Fotos Derek Flores

Ainda um pouco tímido no mercado dos hacths, o récem chegado Toyota Yaris não enfrenta uma missão fácil dentro de um dos segmentos mais desejados e disputados do mercado nacional. Isso porque o Toyta bate de frente com modelos também renovados e atualizados, como o o Volkswagem Polo e o Fiat Argo que caíram no gosto da população. Mas o Yaris é valente nessa disputa e vem aos poucos tentando conquistar seu espaço nesse segmento.

Nem ‚Äúclassudo‚ÄĚ como o Corolla e nem b√°sico como o Etios, o Yaris segue a risca esse papel de irm√£o do meio, mesclando itens, tecnologia e acabamento dos 2 carros. Justamente por isso que a Toyota tirou de linha a vers√£o mais cara do Etios e a mais b√°sica do Corolla para dar espa√ßo √†s vers√Ķes hatch e sedan do Yaris.

Com vers√Ķes a partir de R$ 61.590 (hach – mec√Ęnico) at√© R$ 81.590,00 (sedan XLS – autom√°tico) o Yaris utiliza o mesmo propulsor aspirado 1.5 do Etios, que sofreu algumas altera√ß√Ķes para alcan√ßar os 110 cavalos no etanol. O Grande destaque fica para o c√Ęmbio CVT, herdado do Corolla que garante um excelente desempenho, simulando 7 marchas e garantindo o melhor aproveitamento do motor.

A versão testada pelo Carpoint News é a Hatch XLS de topo, que logo de início agrada vem pelo visual moderno e acabamento bem resolvido. O interior lembra bem do irmão mais velho, Corolla, com forro de teto preto, bancos em couro e painel com mesclas entre partes macias e plástico. O piso plano da cabine facilita o posicionamento das pernas tanto de quem vai no banco da frente, quanto para os passageiros do banco traseiro.

Ao dirigir, o barulho do motor combinado com o c√Ęmbio CVT chega a incomodar um pouco o motorista dentro da cabine, principalmente quando √© exigida uma maior rota√ß√£o do motor. A suspens√£o √© bem calibrada, filtrando barulhos e suavizando imperfei√ß√Ķes, dando um aspecto muito mais confort√°vel do que esportivo para o hatch. Em posi√ß√£o de repouso, a dire√ß√£o el√©trica chega a ser um pouco pesada, mas em velocidade ela se apresentou bem ajustada e sens√≠vel.

A versão testada XLS é bem recheada de equipamentos: sete airbags, teto solar, sensor de chuva, ar condicionado digital, partida no botão com chave presencial, faróis com máscara negra e luzes de led, controle de estabilidade, entro outros. No centro do cockpit, uma central multimídia de 7 polegadas é bem sensível ao toque e com um boa tela intuitiva, porém peca por não ter os sistemas Apple Car Play e Android Auto, indispensáveis para o quem gosta de estar sempre conectado.

Na aferi√ß√£o de consumo durantes os testes, o Yaris n√£o apresentou n√ļmeros t√£o econ√īmicos: na cidade o consumo ficou em 6,5 km/l no etanol e na estrada 9,0 km/l, tamb√©m com etanol. Apesar de ainda ofuscado pelos rivais, O Yaris n√£o deixa de ser uma √≥tima op√ß√£o para quem procura um hatch que oferece vers√Ķes bem recheadas de equipamentos e bem ajustado mecanicamente. O conjunto mec√Ęnico chama a aten√ß√£o assim como seu design moderno e elegante, uma pena n√£o ter uma central mult√≠mida com alta conectividade.

*FICHA T√ČCNICA:

Motor: 4 cilindros em linha 1.5, 16V

Cilindrada: 1496 cm³

Combustível: flex

Potência: 105 cv a 5.600 rpm (g) e 110 cv a 5.600 rpm (e)

Torque: 14,3 kgfm a 4.000 rpm (g) e 14,9 kgfm a 4.000 rpm (e)

C√Ęmbio: autom√°tico, CVT, sete marchas simuladas

Direção: elétrica

Suspens√Ķes: MacPherson (d) e eixo de tor√ß√£o (t)

Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)

Tração: dianteira

Dimens√Ķes: 4,425 m (c), 1,730 m (l), 1,490 m (a)

Entre-eixos: 2,550 m

Pneus: 185/60 R15

Porta-malas: 473 litros

Tanque: 45 litros

Peso: 1.150 kg

0-100 km/h: 11s8 (e)*

Velocidade m√°xima: n√£o divulgada

Consumo cidade: 9,0 km/l (e) e 13,0 km/l (g)

Consumo estrada: 10,6 km/l (e) e 14,5 km/l (g)

*Dados do fabricante

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