Honda CB 1000R 2019 já está disponível nas concessionárias por R$ 58.690

Postado em: 10, abril 2019 por Redacao

Durante a √ļltima d√©cada a expectativa dos motociclistas foi se modificando no que diz respeito ao tipo de motocicleta desejada. Do ponto de vista da performance, um patamar de excel√™ncia foi atingido. No entanto, em rela√ß√£o ao design, restou ainda muito campo para inova√ß√Ķes.

A Honda nunca teve receio de aplicar sua vasta tecnologia e criatividade para propor motocicletas com personalidade in√©dita, que se destaquem na paisagem, oferecendo a seus usu√°rios sensa√ß√Ķes √ļnicas tanto do ponto de vista est√©tico como em termos de funcionalidade t√©cnica.

A CB 1000R √© um exemplo desta busca pelo novo, associando √†s conhecidas caracter√≠sticas das naked streetfighter ‚Äď pot√™ncia bruta e voca√ß√£o esportiva ‚Äď o charme do estilo caf√© racer, reinterpretado de maneira exclusiva e original.

Nascida a partir de um projeto 100% in√©dito, a Honda CB 1000R foi idealizada para oferecer uma pilotagem que exalta as sensa√ß√Ķes dos amantes da tocada esportiva como tamb√©m √© capaz de satisfazer aqueles que buscam uma motocicleta para ser levada de maneira tranquila. Esta dupla identidade est√° na raiz do conceito Neo Sports Caf√© inaugurado pela CB 1000R, que sob qualquer perspectiva ‚Äď est√©tica, emocional, tecnol√≥gica ou de desempenho ‚Äď √© um modelo destinado a entrar para a hist√≥ria.

A CB 1000R espelha a inten√ß√£o dos projetistas em levar ao extremo o capricho nos detalhes. O motor oferece elevada performance ‚Äď nas tr√™s primeiras marchas, at√© os 130 km/h, a CB 1000R √© mais r√°pida que a CBR 1000RR Fireblade. Todavia, tal performance √© plenamente desfrut√°vel com a ajuda de uma sofisticada gest√£o eletr√īnica.

O comando do acelerador do tipo TBW (Throttle By Wire) oferece ao piloto um controle exato da pot√™ncia. Os quatro Riding Modes possibilitam alterar o n√≠vel de pot√™ncia, do freio-motor e da interven√ß√£o do controle de tra√ß√£o. Tr√™s dos Riding Modes s√£o pr√©-ajustados: em RAIN a pot√™ncia fica no n√≠vel mais baixo, o freio-motor em n√≠vel intermedi√°rio e o controle de tra√ß√£o em n√≠vel elevado. No modo STANDARD o n√≠vel de pot√™ncia, do controle de tra√ß√£o e do freio-motor √© intermedi√°rio para os tr√™s par√Ęmetros. No modo SPORT a pot√™ncia √© ajustada em n√≠vel pleno, e tanto controle de tra√ß√£o como de freio-motor est√£o no n√≠vel menos intrusivo. O quarto e √ļltimo modo √© o USER, que permite determinar o n√≠vel de cada um dos par√Ęmetros de acordo ao gosto do piloto, e inclusive desligar o controle de tra√ß√£o.

O peso a seco √© de apenas 199 kg, e a elevada pot√™ncia de 141,4 cv proporcionam √† Honda CB 1000R uma rela√ß√£o peso-pot√™ncia compar√°vel √† de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atr√°s. Tal realidade justifica escolha de componentes de alta especifica√ß√£o para a parte cicl√≠stica ‚Äď suspens√Ķes e freios ‚Äď que, em conjunto com o chassi monotrave de a√ßo, oferecem a dirigibilidade esperada para uma naked de √ļltima gera√ß√£o.

O design da Honda CB 1000R procurou seguir uma nova dire√ß√£o para se diferenciar das naked tradicionais. Cada detalhe foi particularmente cuidado, do motor aos componentes que o circundam, com a inten√ß√£o de transmitir um minimalismo retr√ī mas que n√£o deixasse de evidenciar a elevada performance do motor e cicl√≠stica.

Propor√ß√Ķes compactas exaltam a silhueta trapezoidal. Elementos como o farol Full LED e o suporte de placa, fixado √† balan√ßa da suspens√£o monobra√ßo traseira, permitiram evidenciar a curta rabeta de alum√≠nio que incorpora a lanterna traseira em LED e al√ßas para o garupa.

O reduzido n√ļmero de componentes da carroceria realizados em pl√°stico ‚Äď apenas seis ‚Äď √© algo evidente, e tem por objetivo destacar a qualidade dos elementos met√°licos tais como as molduras do radiador, laterais, prote√ß√£o das ponteiras de escape e tamb√©m de detalhes usinados no motor pintado de preto. Outro destaque √© o tanque de combust√≠vel de a√ßo, sem soldas √† vista.

A ilumina√ß√£o Full LED da CB 1000R tem uma caracter√≠stica “assinatura” das DRL (Daytime Running Light) na dianteira e traseira. O painel de instrumentos, totalmente digital, conta com veloc√≠metro e conta giros, indicador de marchas, n√≠vel de combust√≠vel, rel√≥gio, indicador de temperatura externa e do arrefecimento do motor, computador de bordo (consumo m√©dio, instant√Ęneo e autonomia restante) indicadores de n√≠vel de pot√™ncia, freio motor e controle de tra√ß√£o selecionados, al√©m de luzes alerta para indicadores de dire√ß√£o, ABS, luz alta, sobreaquecimento do liquido de arrefecimento, corte do controle de tra√ß√£o, press√£o do √≥leo do motor, inje√ß√£o. A CB 1000R conta com o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de prote√ß√£o eletr√īnica que garante o acionamento do motor apenas pela chave original

Quanto ao chassi, a trave √ļnica superior tem perfil quadrado, que na regi√£o dos suportes de pedaleiras se une a placas de alum√≠nio onde est√° fixado o eixo da balan√ßa monobra√ßo da suspens√£o traseira.

As medidas fundamentais do chassi determinam a inclina√ß√£o da coluna de dire√ß√£o a 25¬ļ e do trail, de 100 mm. A dist√Ęncia entre eixos √© de apenas 1.452 mm e a distribui√ß√£o de peso √© de 49/51% (frente/tr√°s).

A posi√ß√£o de pilotagem resultante do tri√Ęngulo formado por guid√£o, assento e pedaleiras √© confort√°vel e natural. A altura do guid√£o em rela√ß√£o ao n√≠vel do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado encaixe dos joelhos no tanque.

A suspens√£o dianteira, ajust√°vel, √© uma Showa SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston), cuja principal caracter√≠stica √© abrigar todas as fun√ß√Ķes de amortecimento de um lado e reservar o outro lado para a mola. Trata-se de uma arquitetura que garante, ao mesmo tempo, resposta uniforme, conforto e controle em todas as condi√ß√Ķes de condu√ß√£o. Na traseira a balan√ßa monobra√ßo est√° ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regul√°vel.

O sistema de freios √© composto de discos flutuantes de 310 mm na dianteira com c√°lipers radiais com quatro pist√Ķes. Na traseira, o c√°liper de dois pist√Ķes age no disco √ļnico de 256 mm. A roda traseira c√īncava cal√ßa pneu de 190/55 ZR17, na frente o pneu tem medida 120/70 ZR17.

O motor DOHC de 998cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil rpm, onde praticamente a totalidade dos 10,2 kgf.m já está à disposição.

O sistema de alimenta√ß√£o PGM-FI se vale de quatro corpos de borboleta de 44 mm de di√Ęmetro que “respiram” em uma caixa de filtro de ar cujos dutos favorecem o fluxo de modo a maximizar a respira√ß√£o do motor. O sistema de escape 4×2 conta com quatro catalizadores e sonoridade digna de uma streetfighter puro-sangue assim que s√£o superados os 5.500 rpm.

O c√Ęmbio de seis marchas atua em conjunto com a embreagem deslizante de comando hidr√°ulico, equipamento que auxilia nas redu√ß√Ķes de marcha mais radicais em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de ader√™ncia do pneu traseiro que poderiam causar instabilidade.

A escolha entre os quatro Riding Modes ocorre atrav√©s de comando situado no punho esquerdo do guid√£o. √Č poss√≠vel visualizar no painel de instrumentos o n√≠vel escolhido para a sele√ß√£o personaliz√°vel (USER) atuando individualmente no n√≠vel de pot√™ncia do motor (P), do freio-motor (EB) e do controle de tra√ß√£o (HSTC), sendo que este √ļltimo pode ser desativado.

Outro dispositivo personaliz√°vel √© o shift light, luz que indica o momento para efetuar a troca para uma marcha superior. Situada no canto superior esquerdo do painel de instrumentos, o shift light pode piscar com frequ√™ncia cada vez maior quando a rota√ß√£o do motor se aproxima de um valor predefinido como pode variar a colora√ß√£o de amarelo ao √Ęmbar e rosa. Tamb√©m est√° presente o indicador de marcha engatada e a luz ECO de pilotagem econ√īmica.

A Honda CB 1000R tem pre√ßo p√ļblico sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de S√£o Paulo). As cores dispon√≠veis s√£o o vermelho met√°lico e o preto perolizado. A garantia √© de tr√™s anos sem limite de quilometragem, al√©m do Honda Assistance que em caso de necessidade garante a assist√™ncia 24 horas em pa√≠ses da Am√©rica do Sul.

Fonte: Honda Brasil

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