Avalia√ß√£o ‚Äď Honda HR-V EXL CVT 1.8 I-VTEC FlexOne 2019

Postado em: 5, abril 2019 por Marcus Lauria

Fotos Marcus Lauria

Se tem um SUV compacto no segmento que √© quase unanimidade quando o assunto √© ‚Äúo mais equilibrado‚ÄĚ, esse √© o HR-V. De todos os modelos do mercado que j√° testei √© certo dizer que o Honda √© o mais ‚Äúquerido‚ÄĚ na hora dos testes. N√£o que os outros sejam ruins, ao contr√°rio, temos v√°rios que tem muitas caracter√≠sticas boas, mas n√£o chegam a ser t√£o entusiasmantes quanto ele.

O Honda HR-V n√£o chega a ser perfeito, mas est√° quase l√°, a linha 2019 avaliada chega h√° sua primeira atualiza√ß√£o com algumas novidades que deixaram o modelo um pouco melhor no que se refere e design e conte√ļdo de s√©rie e opcionais. Tudo isso para manter as vendas em alta e ser o l√≠der de vendas da Honda no Brasil.

Com novidades sutis na carroceria que tem seu desenho baseado no conceito ‚ÄúDynamic Cross Solid‚ÄĚ, a principal novidade fica na na dianteira, com a ado√ß√£o de um novo conjunto, que refor√ßa o aspecto SUV do modelo. O HR-V recebeu uma nova grade frontal, mais larga e com o logotipo da Honda em posi√ß√£o mais horizontal, que percorre toda a √°rea frontal e avan√ßa sobre os novos far√≥is. Os novos far√≥is trazem luzes diurnas de rodagem em LED integradas e conjunto √≥ptico duplo, com sistema de projetor no farol baixo.

Também está lá o novo para-choque que e abriga os novos faróis de neblina redondos, que substituem as peças ovais do modelo anterior. Quando visto de lado, surgem duas linhas sólidas que cortam a carroceria à partir da coluna C, que fazem conjunto com as novas rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho mais atual e acabamento diamantado e fundo escuro. De traseira chamam a atenção as novas lanternas com guias de LED horizontais e acabamento escurecido na parte inferior.

Já na parte interna o HR-V 2019 oferece novos bancos dianteiros, com design mais moderno e com apoio superior para a região das costas e pernas, que ficaram excelentes e ajuda muito na dirigibilidade e conforto em viagens mais longas como a que fiz até o litoral do Rio de Janeiro, em São Pedro D’Aldeia. Mudou para melhor também os materiais usados no acabamento do carro que estão mais sensíveis ao toque e o um novo grafismo para os bancos revestidos com tecido e a adoção, na versão EXL de couro perfurado e costuras duplas, no caso da versão avaliada. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir.

J√° o console central elevado recebeu um revestimento in√©dito em black piano e novos porta-copos. O acabamento traz detalhes cromados que antes n√£o existiam e a vers√£o avaliada EXL traz ainda um novo painel de instrumentos Triple Ring Ambient Meter, com tr√™s arcos iluminados, e computador de bordo incorporado. O sistema de √°udio tamb√©m foi renovado e recebeu uma nova central multim√≠dia de 7″, desenvolvida no Brasil, que traz conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.

O destaque no interior √© a nova central que raz manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a opera√ß√£o intuitiva de mapas do sistema de navega√ß√£o do Waze (navega√ß√£o disponibilizada por meio do Android Auto) al√©m da reprodu√ß√£o de m√ļsicas via Bluetooth, por dispositivos port√°teis, ou de servi√ßos de streaming (via conex√Ķes Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay). Essa central multim√≠dia traz ainda navegador GPS 3D integrado. O aparelho conta com a fun√ß√£o Voice Tag (Reconhecimento de Voz) que permite atender e realizar chamadas, reproduzir m√ļsicas, acionar o AppleCarPlay ou Android Auto, entre outras fun√ß√Ķes. O sistema de √°udio possui dois tweeters na parte frontal.

Em todas as vers√Ķes, o HR-V 2019 traz o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat. S√£o tr√™s modos de utiliza√ß√£o: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superf√≠cie plana para acomoda√ß√£o de bagagens; Tall, que proporciona um espa√ßo para acomodar objetos altos no assoalho do ve√≠culo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo tamb√©m o encosto do banco do passageiro dianteiro.

S√£o itens de s√©rie em todas as vers√Ķes: ar-condicionado digital touchscreen, freio de estacionamento com acionamento eletr√īnico e fun√ß√£o brake hold, controle de cruzeiro e far√≥is de neblina, bem como vidros el√©tricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na seguran√ßa, todas as vers√Ķes s√£o equipadas com controle de tra√ß√£o e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emerg√™ncia (ESS), airbags laterais do tipo cortina, acendimento autom√°tico dos far√≥is, bem como acabamentos cromados ao redor dos alto-falantes e sa√≠das de ar do paine e borboletas para trocas de marcha no volante. Essa vers√£o traz ainda espelhos retrovisores com rebatimento el√©trico e fun√ß√£o tilt down em marcha a r√©.

Na parte mec√Ęnica foram revistos a suspens√£o, isolamento ac√ļstico e a transmiss√£o CVT, tudo pensando no conforto e praticidade para os ocupantes. Na suspens√£o foram adicionados novos amortecedores que aplicam a tecnologia de stop hidr√°ulico. O interior ficou mais silencioso com a ado√ß√£o de novos isolantes em pontos estrat√©gicos da carroceria.

A transmiss√£o CVT, por sua vez, recebeu uma nova calibragem, que torna mais progressiva a acelera√ß√£o nas condi√ß√Ķes de “anda e para” fazendo com que a rota√ß√£o do motor n√£o suba excessivamente em situa√ß√Ķes de acelera√ß√£o em tr√Ęnsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condi√ß√Ķes.

Sob o cap√ī est√° o mesmo eficiente motor 1.8 16V FlexOne de at√© 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol. Ele trabalha em conjunto com um c√Ęmbio CVT com simula√ß√£o de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante. O propulsor empurra bem os 1.271 kg do SUV japon√™s e mesmo em ultrapassagens o c√Ęmbio n√£o tem lag e deixa o motorista mais confiante nessas horas. Em meu trajeto entre cidade de estrada rodei mais de 400 km e fiz uma m√©dia de 10,8 km/l com gasolina.

Os pre√ßos do Honda HR-V ficaram na seguinte ordem: HR-V LX: R$ 92.500; EX: R$ 98.700 e EXL: R$ 108.500 para a vers√£o avaliada. Para a linha 2019, o HR-V estreia uma nova cor na linha: o Azul C√≥smico Met√°lico que complementa a gama composta pelas cores: Branco Tafet√° (s√≥lido), Prata Platinum, Cinza Barium (met√°licos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Merc√ļrio (perolizados).

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.8

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            139     140

Torque (kgf.m)         17,74 17,54

Consumo cidade (km/l)      7,7      11

Consumo estrada (km/l)    8,6      12,3

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.586

Largura (mm)           1.772

Comprimento (mm)             4.294

Peso (Kg)      1.271

Tanque (L)    51

Entre-eixos (mm)     2.610

Porta-Malas (L)        437

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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