Avaliação РLand Rover Range Rover Evoque Dynamic 2.0 SI4 SE 4WD 2019

Postado em: 29, março 2019 por Marcus Lauria

Fotos Marcus Lauria

A Land Rover j√° anunciou a chegada da segunda gera√ß√£o do Evoque para o segundo semestre desse ano, mas antes que mude, tivemos a chance de testar a vers√£o topo de linha com o novo motor Ingenium Flex, que est√° mais eficiente e econ√īmico. N√£o parece, mas o Evoque, que √© atualmente produzido na f√°brica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, est√° h√° sete anos no mercado e segundo a marca inglesa √© o modelo mais vendido desde ent√£o. A sua import√Ęncia √© t√£o grande que foi a maior influ√™ncia de estilo para todos os SUVs que vieram depois dele: desde o Range Rover at√© a nova fam√≠lia Discovery. Com o seu primeiro primeiro facelift em 2015 veio a in√©dita vers√£o convers√≠vel no ano seguinte e para fechar com chave de ouro esse cilco a novidade fica por conta da motoriza√ß√£o.

Al√©m das novidades mec√Ęnicas, o que mais chama a aten√ß√£o no Evoque √© sua beleza, sim o SUV ingl√™s marca presen√ßa por onde passa. O Evoque parece ser bem grande ao olhar de um leigo, mas ele tem medidas bem pr√≥ximas a de outros SUVs compactos do segmento, s√£o 4,37 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,63 m de altura. Destacam-se as enormes caixas de roda que acoplam as belas rodas de liga leve de 20 polegadas pintadas em preto. O modelo avaliado veio com o Black Pack opcional, que al√©m das rodas citadas agrega pintura preta na grade frontal, para-choques, friso do para-lama, retrovisores e nas inscri√ß√Ķes Range Rover, tipo uma vers√£o Midnight da Chevrolet. Por√©m seu desenho esportivo compromete bastante a visibilidade, especialmente na traseira.

Por dentro o luxuoso acabamento √© uma das atra√ß√Ķes do Evoque, a vers√£o que testamos foi a HSE Dynamic, topo de linha √© vem cheia de ‚Äúmimos‚ÄĚ tanto para o motorista quanto para os passageiros. Todos os materiais s√£o de alta qualidade, com superf√≠cies emborrachadas em todos os cantos que as m√£os alcan√ßam. No habit√°culo √© poss√≠vel encontrar v√°rios materiais de alta qualidade como couro, alum√≠nio, madeira e pl√°stico (fosco e brilhante). Os bancos envolventes est√£o mais confort√°veis e possuem ajuste el√©trico e tr√™s posi√ß√Ķes de mem√≥ria para o motorista e para o carona, o que facilita e muito achar a posi√ß√£o de dirigir, assim como o volante que tem regulagem de altura e profundidade. O Evoque avaliado ainda trazia o Convenience Pack que agrega chave presencial, head-up display e abertura el√©trica do porta-malas de 575 litros.

Apesar de ‚Äúultrapassado‚ÄĚ em rela√ß√£o ao seu primo mais novo, o Velar, o console central ainda √© uma pe√ßa bonita no interior do Evoque, onde est√£o l√° o sistema de ar-condicionado com bot√Ķes grandes e o mesmo sistema de som oferecido em seu lan√ßamento, mas tudo com ajustes f√°ceis e intuitivos.

No Velar essa área do console foi substituída por uma grande tela sensível ao toque. Além da tela de 8 polegadas que ocupa toda porção central do painel, dando um visual bem moderno ao SUV com ótima definição e gráficos de alta qualidade e de fácil operação. Estão lá disponíveis para o condutor medidor de eficiência de condução, sistema de GPS para o off-road e também seleção da coloração da iluminação interna.

Visando um som de alta qualidade a Land Rover n√£o mediu esfor√ßos e disponibilizou um sistema de som Meridian, que somam 12 alto-falantes com 380 watts de pot√™ncia e subwoofer de canal duplo, ou seja, um som para n√£o colocar defeito. Apesar da √≥tima sonoriza√ß√£o, quem vai atr√°s sofre um pouco com o espa√ßo dispon√≠vel, onde √© poss√≠vel viajar com relativo conforto desde que o motorista n√£o seja muito alto. Um detalhe que surpreende √© o espa√ßo amplo para a cabe√ßa, mesmo com teto solar panor√Ęmico.

Depois de apresentar todo o luxo do interior e suas linhas marcantes est√° na hora de saber o que empurra esse SUV compacto Premium da marca inglesa. Debaixo do cap√ī roca um motor 2.0 flex de quatro cilindros da fam√≠lia Ingenium, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, √© praticamente o mesmo usado no esportivo F-Type da Jaguar em suas vers√Ķes de entrada na Europa. S√£o 240 cv e 34,7 kgfm de torque, suficientes para deixar qualquer sadan de mesma litragem comendo poeira nas arrancadas devido ao seu alto torque, j√° que a transmiss√£o privilegia marchas mais altas.

Em conjunto est√° o c√Ęmbio ZF de nove marchas que √© a mesma usada nas vers√Ķes diesel dos Jeep Renegade, Compass e Toro, por√©m com uma calibra√ß√£o espec√≠fica para o Evoque. As trocas s√£o suaves na maior parte do tempo, mas percept√≠veis quando acelera em baixa velocidade. O Evoque tem a manopla escamoteavel, que com o motor desligado ela se esconde no console central e as marchas s√£o selecionadas rotacionando, um atrativo que √© um show a parte. As trocas est√£o mais r√°pidas e agora d√° para interferir nelas com mais agilidade, usando as aletas no volante mesmo com o seletor do c√Ęmbio em D (antes era preciso passar para S).

O Evoque oferece ainda quatro modos de sele√ß√£o diferentes de condu√ß√£o off-road, o que o torna capaz de se adaptar rapidamente a trechos urbanos, de areia, neve ou lama, o j√° conhecido sistema Terrain Response. A tra√ß√£o 4×4 funciona para colocar o SUV em uma trajet√≥ria segura em caso de manobras bruscas, com isso √© poss√≠vel fazer curvas mais ousadas sem que a carroceria role demais ou se incline, e que trabalha em conjunto com suspens√£o mais r√≠gida e √†s rodas de 20 polegadas. Segundo a marca, ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge at√© 217 km/h.

O pre√ßo atual do Range Rover Evoque HSE Dynamic avaliado √© de R$ 271.200,00. A Land Rover oferece o Land Rover Care, que custa R$ 2.990 para os primeiros 5 anos, ou primeiras 5 revis√Ķes b√°sicas, ou 55 mil quil√īmetros, o que desses vier primeiro. As revis√Ķes devem ocorrer a cada 12 meses ou a cada 10 mil km, o que vier primeiro. O servi√ßo inclui troca de √≥leo do motor, filtro de ar, filtro de p√≥len, filtro de combust√≠vel, fluido de freio e m√£o de obra para esses itens. 

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel √Ālcool             Gasolina

Pot√™ncia (cv)             240    

Torque (kgf.m)          N/D    

Velocidade M√°xima (km/h)            217    

Tempo 0-100 (s)      7,3     

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 9 marchas

Tra√ß√£o           4×4

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira           Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira Suspens√£o tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Dimens√Ķes

Altura (mm)    1.660

Largura (mm)            1.985

Comprimento (mm) 4.370

Peso (Kg)      1.752

Tanque (L)     69

Entre-eixos (mm)      2.660

Porta-Malas (L)        575

Ocupantes     5

*Dados do fabricante

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