Coluna Fernando Calmon РSALÃO AINDA ATRAENTE

Postado em: 15, março 2019 por Fernando Calmon

De uns tempos para c√° formou-se uma onda de opini√Ķes pessimistas sobre o esvaziamento inexor√°vel dos sal√Ķes de autom√≥veis. De fato, alguns fabricantes reviram suas participa√ß√Ķes por diferentes motivos, desde a falta de novidades para o p√ļblico espec√≠fico do pa√≠s em que se realiza a exposi√ß√£o ou at√© corte de despesas em meio aos pesados investimentos necess√°rios em eletrifica√ß√£o, carros aut√īnomos, conectividade e compartilhamento de ve√≠culos. Tudo isso e de forma simult√Ęnea vem exaurindo financeiramente as empresas. O p√ļblico, no entanto, n√£o tem deixado de comparecer a ponto de abalar seriamente os eventos.

A exposi√ß√£o de Detroit, por exemplo, tenta se reinventar mudando do inverno para o ver√£o, a partir de 2020. O Sal√£o de Genebra continua anual, mas em 2019 sofreu baixas (Ford, Hyundai, Infiniti, Jaguar, Land Rover, Mini, Opel e Volvo est√£o fora). Apresentou, por√©m, muito mais novidades do que em outras edi√ß√Ķes. Esta segue at√© o pr√≥ximo dia 17.

Fiat completa 120 anos de funda√ß√£o e o Grupo FCA tem participa√ß√£o marcante. Do novo SUV conceito conceitual (mas quase pronto) Alfa Romeo Tonale ao Centoventi focado em discutir novas ideias para o futuro Panda. Mike Manley, CEO da FCA, cumpriu o prometido de apresentar vers√Ķes h√≠bridas plug√°veis do Renegade e Compass, voltou a advertir sobre o fim de subs√≠dios das fabricantes aos el√©tricos e admitiu novas fus√Ķes n√£o estarem descartadas (com a PSA Peugeot Citro√ęn traria muitas sinergias). A pr√≥pria PSA se aproximou bastante da GM, depois que esta lhe vendeu a Opel.

Impressionou, em especial, o n√ļmero de carros esporte novos. Desde o inacreditavelmente caro e √ļnico Bugatti La Voiture Noire por R$ 47 milh√Ķes, em convers√£o direta sem impostos (claro, algu√©m encomendou antes), ao relativamente discreto Ferrari Tributo. A lista inclui os ingleses Aston Martin Vanquish Vision e AMB-RB 03, o sueco Koenigsegg Jesko (adepto de um motor a etanol de 1.600 cv), o el√©trico italiano Pininfarina Battista (1.900 cv d√£o para o gasto?) e o dinamarqu√™s Zenvo TSR-S. At√© o bisneto de Ferdinand Porsche, Anton Pi√ęch, se insinuou com o Pi√ęch Mark Zero que tanto poder√° ser el√©trico puro, h√≠brido ou movido por motor convencional, ou seja, para onde soprarem os ventos.

História mais curiosa são dois modelos que procuram reviver a marca Hispano Suiza: um se chama Carmen e outro Maguari HS1 GTC. Duas empresas acham-se donas da famosa marca espanhola, fundada em 1904. Produziu carros e motores de avião até sucumbir em 1968. Como vão resolver o imbróglio ninguém sabe.

Entre automóveis convencionais os franceses se destacaram com os novos Peugeot 208 (previsto para ser fabricado aqui) e o Renault Clio. Muito interessante a perua-cupê (shooting brake, em inglês) Mercedes-Benz CLA que só tem mercado garantido na Alemanha. O Audi Q4 e-tron mostra o rápido avanço da marca alemã em sua linha puramente elétrica.

Por fim, o site do programa BBC TopGear elencou carros e nomes extravagantes que est√£o em Genebra. Para citar alguns: PAL-V Flying Car, Golden Sahara II, Engler F.F. Superquad, GFG Style Kangaroo, Puritalia Berlinetta, Eadon Green Zanturi e Fornasari GT 311 Gigi.

ALTA RODA

BOM sinal para as vendas da ind√ļstria em fevereiro. Melhor term√īmetro √© a m√©dia de vendas di√°rias ‚Äď 9.932 unidades de ve√≠culos leves e pesados ou quase 10% superior a janeiro. Esse indicador tende a neutralizar os efeitos sazonais de cada m√™s ou √©poca do ano. Mas √© preciso esse patamar subir para al√©m de 11.000/dia nos pr√≥ximos meses a fim de garantir um √≥timo 2019.

EXPORTA√á√ēES continuam em queda livre este ano: 42% sobre 2018. Brasil e M√©xico precisam resolver impasse de renova√ß√£o do acordo bilateral ainda em mar√ßo. Mexicanos querem livre com√©rcio, sem alterar seu √≠ndice de conte√ļdo local (70% das pe√ßas s√£o americanas). Brasil discorda, pois n√£o tem como concorrer com escala de produ√ß√£o de pe√ßas dos EUA.

SED√É m√©dio-compacto Jetta, importado do M√©xico, ganhou f√īlego nas vendas gra√ßas √† estreia da vers√£o de entrada. Motor turboflex (150 cv) e c√Ęmbio autom√°tico (pontos altos do modelo) n√£o mudaram. Rodas de liga leve de 16 pol. tornaram o rodar at√© mais agrad√°vel. Alguns itens de conforto e conveni√™ncia sa√≠ram. C√Ęmera de r√© e far√≥is de neblina fazem falta.

APESAR de a China ser o mercado de el√©tricos que mais cresce no mundo, a promissora marca de SUVs Nio enfrenta dificuldades e cortou planos de construir f√°brica pr√≥pria (hoje utiliza a da JAC). J√° nos EUA a empresa federal de Correios, USPS, investe em furg√Ķes el√©tricos, tipo de ve√≠culo que mais se adapta no para e anda de entregas. Cummins √© a fornecedora.

LATIN NCAP divulgou outro teste de colis√£o de um modelo que n√£o √© mais produzido. Trata-se do Volkswagen Suran (era fabricado na Argentina) ou SpaceFox, seu nome no Brasil. A entidade inclusive ‚Äúrebatizou‚ÄĚ o SpaceFox de Fox, neste caso ainda em produ√ß√£o, na tentativa de disfar√ßar o erro. Antes isso havia acontecido com o mexicano Chevrolet Aveo, em 2017.

Conatos do autor: fernando@nullcalmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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