Yamaha MT-09 evoluiu e chega a segunda geração

Postado em: 13, março 2019 por Redacao

A nova MT-09 2020 tem um design renovado. O novo conjunto óptico formado por dois faróis duplos em LED, as maiores tomadas de ar junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador, na qual agora são fixados os piscas dianteiros, deixaram seu visual ainda mais arrojado e musculoso. Na traseira, as mudanças também são facilmente perceptíveis com a nova lanterna com efeito 3D em LED e o arrojado para-lama junto à roda que é fixado diretamente na balança da suspensão, que também tem a função de suporte da placa.

Para poder curtir ainda mais toda sua esportividade e domar o torque brutal de seu destemido motor de 3 cilindros, a nova MT-09 2020 tamb√©m vem equipada com controle de tra√ß√£o, sistema ‚ÄúQuick Shift‚ÄĚ, que permite trocas de marchas ainda mais r√°pidas, e embreagem deslizante do tipo ‚ÄúSlip Clutch‚ÄĚ, que possibilita redu√ß√Ķes de marcha mais bruscas sem risco do travamento da roda traseira. Torque brutal ‚Äď A MT-09 √© uma motocicleta completa e bem concebida em todos os detalhes. Seu motor √© capaz de gerar um monstruoso torque de 8,92 kgf.m. Al√©m disso, ela √© leve, com peso em ordem de marchas de apenas 193 quilos, que dividido pelos 115 cv do motor, gera a √≥tima rela√ß√£o peso e pot√™ncia de 1,67 quilo por cv.

Foi justamente por todas essas caracter√≠sticas e qualidades, que o piloto Yamaha Racing Rafael Paschoalin, conhecido como o ‚Äúmaior domador de MTs do mundo‚ÄĚ, escolheu a MT-09 para enfrentar em 2018, as 156 curvas de Pikes Peak, uma dif√≠cil e perigosa corrida de montanha que acontece h√° mais de 100 anos no Colorado, Estados Unidos. Paschoalin e a MT-09 conquistaram a terceira coloca√ß√£o na categoria middle weight!

O motor de tr√™s cilindros da MT-09, cujo ronco √© uma verdadeira m√ļsica aos ouvidos, tamb√©m impressiona por sua concep√ß√£o. Do tipo DOHC, com dois comandos, 12 v√°lvulas e arrefecimento a l√≠quido, ele foi batizado pela Yamaha com a sigla CP3, que significa Crossplane 3, uma alus√£o ao n√ļmero de cilindros e √† tecnologia Crossplane nele empregado ‚Äď a mesma utilizada na Yamaha M1 do multicampe√£o de MotoGP, Valentino Rossi. Essa tecnologia permite n√£o s√≥ um baixo n√≠vel de vibra√ß√£o, como principalmente por entregar o torque e pot√™ncia de forma linear e progressiva, permitindo assim que todo o potencial do motor seja mais facilmente explorado.

Na nova MT-09 2020 as acelera√ß√Ķes est√£o ainda mais r√°pidas. Gra√ßas ao novo sistema Quick Shift. Com ele, as trocas de marchas s√£o feitas em um piscar de olhos, apenas pressionando para cima o pedal do c√Ęmbio, sem a necessidade de acionar a embreagem a cada engate, e mantendo a rota√ß√£o do motor sempre alta. Isso acontece gra√ßas a um sensor junto ao pedal do c√Ęmbio que identifica seu movimento quando as marchas v√£o ser engatadas. Nesse momento, o sistema Quick Shift ‚Äď que n√£o atua nas redu√ß√Ķes ‚Äď realiza o corte na igni√ß√£o em uma fra√ß√£o de segundos, permitindo assim o r√°pido acionamento do c√Ęmbio sem que o mesmo, e tamb√©m a embreagem, sejam danificados.

O motor da MT-09 tamb√©m √© repleto de tecnologia. Ele √© equipado com um moderno sistema de inje√ß√£o eletr√īnica, em que o combust√≠vel √© injetado na c√Ęmara de combust√£o como um ‚Äúspray microm√©trico‚ÄĚ por meio de doze orif√≠cios instalados em cada um dos tr√™s bicos injetores. Toda essa alta precis√£o e efici√™ncia na combust√£o contribuem para seu excepcional desempenho. Trabalhando integrado ao sistema de inje√ß√£o, est√° o sistema YCC-T (Yamaha Chip Controlled ‚Äď Throttle), que detecta as menores a√ß√Ķes do piloto por meio do punho do acelerador e transmite os dados para a ECU (Electronic Control Unit), que calcula instantaneamente o quanto de combust√≠vel deve ser injetado no motor e o quanto de ar deve entrar no sistema. Isso permite ao condutor ter um controle mais preciso das respostas do motor.

Outro importante recurso oferecido na MT-09 para melhor adequ√°-la √†s condi√ß√Ķes de utiliza√ß√£o e ao gosto de seu condutor, √© o sistema Yamaha D-MODE (Drive Mode), que possibilita a escolha de tr√™s diferentes formas de respostas ao acelerador, a STD, A e a B, que podem ser escolhidos de acordo com as condi√ß√Ķes de pilotagem e estilo de cada um:

‚ÄĘSTD: Op√ß√£o que cobre v√°rias situa√ß√Ķes de pilotagem, entregando torque firme e cont√≠nuo tanto em baixa como em alta velocidade;

‚ÄĘA: Mais agressivo do que o modo STD, com respostas mais r√°pidas;

‚ÄĘB: Brando, se comparado ao STD, este modo proporciona uma pilotagem mais moderada.

Para tornar a nova MT-09 uma máquina divertida, mas ao mesmo tempo segura, a Yamaha deu atenção especial em vários detalhes que fizeram da nova MT-09 uma máquina mais fácil de controlar. Seu quadro inteiramente em alumínio é leve, compacto e sua geometria privilegia a agilidade na pilotagem. Também conta a favor de sua ciclística, o baixo peso em ordem de marcha de 193 kg e a forma na qual ele é distribuído. Além das massas estarem concentradas na parte de baixo da motocicleta, o que a torna rápida nas mudanças de direção, sua distribuição do peso entre os dois eixos tem a ótima proporção de 50.2% por 49.8%, ou seja, 97 kg para o dianteiro, e 96 kg para o traseiro.

Outras novidades na nova MT-09 que tamb√©m garantem maior controle na pilotagem, presentes em motos de competi√ß√£o como a M1 de Valentino Rossi e Maverick Vi√Īales, s√£o a embreagem deslizante, ou ‚ÄúSlip Clutch‚ÄĚ, e o controle eletr√īnico de tra√ß√£o. O sistema de embreagem deslizante, conhecido como ‚ÄúSlip Clutch‚ÄĚ, tem como objetivo impedir o travamento da roda traseira em redu√ß√Ķes de marcha mais bruscas, ajudando a manter a estabilidade e controle, al√©m de deixar o manete de embreagem 20% mais leve para facilitar seu acionamento.

J√° o controle eletr√īnico de tra√ß√£o tem a fun√ß√£o de dosar a entrega de torque do motor para a roda traseira, evitando que ela destracione em situa√ß√Ķes de acelera√ß√£o brusca ou quando houver baixa ader√™ncia no piso. Na MT-09 esse recurso tem duas op√ß√Ķes de ajustes: o modo 1 evita que a roda patine em qualquer situa√ß√£o, enquanto o modo 2 realiza um controle moderado, intervindo menos na pilotagem. Al√©m disso, o sistema permite ser desligado para tornar a pilotagem ainda mais emocionante, ideal para quem utiliza a MT-09 de forma mais esportiva, como em um track day.

Outro grande diferencial na nova MT-09 que a tornou ainda mais equilibrada, est√°vel e f√°cil de controlar, s√£o os novos ajustes da suspens√£o dianteira. Como j√° acontecia no amortecedor traseiro, os amortecedores dianteiros do tipo invertido agora contam, al√©m da regulagem da pr√©-carga da mola, com ajuste do retorno e a compress√£o da parte hidr√°ulica. Dessa forma, √© poss√≠vel adequar o funcionamento de ambas suspens√Ķes ao peso do condutor, √† forma que ele pilota a moto, e at√© mesmo ao tipo de piso em que ela ser√° utilizada.

Por fim, n√£o menos importante quando o assunto √© controle, est√£o os poderosos freios com ABS, capazes de fazem a nova MT-09 frear t√£o bem quanto acelera. Ela √© equipada com dois enormes discos flutuantes de 298 mm e pin√ßas radiais de quatro pist√Ķes cada na dianteira, e pin√ßa e disco simples de 245 mm na traseira. J√° o sistema ABS, garante o n√£o travamento das rodas, tantos nas frenagens mais bruscas, quanto em condi√ß√Ķes de baixa ader√™ncia, como por exemplo no asfalto molhado ou sujo.

Basta um breve olhar para ver que a MT-09 mudou. Ela está mais bonita, com um visual ainda mais arrojado e animal. O novo farol duplo, totalmente em LED, garante ao modelo um visual sofisticado e agressivo. A aparência musculosa que é uma de suas marcas registradas, ficou ainda mais evidente com as novas e maiores entradas de junto ao tanque de combustível e as carenagens de proteção do radiador onde agora são fixados os piscas dianteiros.

O banco tamb√©m √© novo. Ele ganhou um formato mais anat√īmico e sua parte traseira est√° mais longa para oferecer maior espa√ßo e conforto ao garupa. Na parte central, a ponteira de escapamento toda em a√ßo inox foi modificada, ganhado um design mais moderno e √ļnico. Na traseira, os destaques s√£o a nova lanterna em LED e o arrojado para-lama junto √† roda. Fixado na balan√ßa da suspens√£o, agora ele tamb√©m serve como suporte da placa.

At√© mesmo o painel 100% digital ganhou novo posicionamento, mais para a direita, tudo para tornar sua visualiza√ß√£o ainda mais f√°cil. Ele √© completo e traz todas as informa√ß√Ķes que um motociclista precisa, como os indicadores de marcha, combust√≠vel, posi√ß√£o do D-mode, conta giros, od√īmetro total e parcial, m√©dia de consumo, consumo de combust√≠vel instant√Ęneo, contagem regressiva de Km em ‚Äúreserva‚ÄĚ, temperatura do motor e temperatura ambiente. Al√©m disso, foram incorporadas tr√™s novas fun√ß√Ķes: as luzes de funcionamento do sistema Quick Shift e do Controle de Tra√ß√£o, e o mostrador digital que indica em qual modo de utiliza√ß√£o est√° selecionado o Controle de Tra√ß√£o, e se ele est√° desligado ou n√£o.

Com todas essas mudan√ßas, a nova Yamaha MT-09 2020 est√° simplesmente irresist√≠vel. D√ļvida mesmo, s√≥ na cor. Dif√≠cil escolher uma entre as tr√™s op√ß√Ķes, que s√£o o preto fosco (Matt Black), o azul (Racing Blue), e o cinza s√≥lido (Night Fluo).
A nova MT-09 2020 estar√° dispon√≠vel na rede de concession√°rias da Yamaha no final do m√™s de mar√ßo ao pre√ßo p√ļblico sugerido (sem frete) de R$43.690,00, e sua garantia √© de um ano sem limite de quilometragem.

Fonte: Yamaha Motor do Brasil Ltda.

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