Hyundai eleva capacidade de sua f√°brica para 210 mil carros ao ano

Postado em: 11, março 2019 por Redacao

A Hyundai Motor Brasil est√° ampliando a capacidade produtiva de sua f√°brica localizada na cidade de Piracicaba, interior de S√£o Paulo, de 180 mil unidades por ano para 210 mil unidades por ano. O novo volume vai corresponder a 17 mil unidades acima do que foi produzido em 2018, quando foram fabricados 193 mil unidades, j√° acima da capacidade instalada gra√ßas a ganhos de efici√™ncia pontuais no processo de produ√ß√£o. Para 2019, investimentos da ordem de 125 milh√Ķes de reais em melhorias nas opera√ß√Ķes e aquisi√ß√£o de novos equipamentos de alta tecnologia, incluindo rob√īs, v√£o possibilitar o aumento consistente do volume de produ√ß√£o, passando de 36 ve√≠culos por hora para 42 ve√≠culos por hora, com a f√°brica funcionando em tr√™s turnos.

‚ÄúNossa f√°brica passou por melhorias em diversas √°reas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem, o que torna poss√≠vel esse aumento na produ√ß√£o e, consequentemente, maior capacidade total anual. O volume adicional de 30 mil ve√≠culos vai atender prioritariamente o mercado brasileiro, respondendo √†s perspectivas de crescimento do setor automotivo, que pode ultrapassar 10% em 2019, segundo a Anfavea. Com isso, a Hyundai poder√° manter sua participa√ß√£o de mercado ao longo do ano‚ÄĚ, comenta Eduardo Jin, presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil.

Na √©poca de sua inaugura√ß√£o, em setembro de 2012, a f√°brica da Hyundai em Piracicaba apresentava uma capacidade de produ√ß√£o anual de 150 mil unidades, operando em dois turnos e contando com 2,5 mil funcion√°rios. Um ano depois, o terceiro turno foi adicionado, eliminando horas extras e elevando a capacidade para 180 mil carros ao ano. O n√ļmero de funcion√°rios foi acrescido de 200 pessoas. Em 2018, com ganhos pontuais no fluxo de processo produtivo, foi poss√≠vel elevar excepcionalmente a capacidade, naquele ano, para mais de 190 mil unidades. Agora, oficialmente, a capacidade da f√°brica passa a ser de 210 mil unidades ao ano.

Em volumes totais produzidos efetivamente, a Hyundai Motor Brasil fabricou 27 mil carros em 2012, de setembro a dezembro, unicamente do modelo HB20 hatch. Em 2013, no primeiro ano completo de opera√ß√£o, o volume total foi de 167 mil carros, j√° contemplando as vers√Ķes hatch e sed√£ do HB20. No ano seguinte, a produ√ß√£o total bateu em 179 mil unidades. Em 2015 e 2016, os volumes anuais foram de 175 mil e 162 mil, respectivamente. O total de 183 mil unidades seria atingido em 2017, primeiro ano em que a produ√ß√£o do SUV compacto Creta somou-se √† do HB20. Em 2018, o recorde da f√°brica foi estabelecido em 193 mil unidades.

A f√°brica em Piracicaba tem operado, desde sua inaugura√ß√£o, com ocupa√ß√£o acima de 90% da capacidade instalada, dedicando mais de 95% de sua produ√ß√£o dos modelos HB20 e Creta para o mercado dom√©stico. O volume restante √© destinado para  exporta√ß√£o ao Paraguai, Uruguai e, recentemente, √† Col√īmbia. Durante os anos de crise da economia brasileira, em 2015 e 2016, a Hyundai foi a √ļnica montadora do Pa√≠s a permanecer com o terceiro turno em opera√ß√£o, sem redu√ß√£o de jornada ou de postos de trabalho. No m√™s de agosto de 2018, a marca hist√≥rica de 1 milh√£o de ve√≠culos produzidos foi alcan√ßada, estabelecendo um novo recorde de menos de 6 anos para tal volume na ind√ļstria automobil√≠stica brasileira.

Fonte: Ketchum-Interfuse

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito