Sal√£o de Genebra: Audi apresenta Q4 e-tron conceito

Postado em: 7, março 2019 por Redacao

Já faz quase um ano desde que o primeiro modelo elétrico de produção em série da Audi fez sua estreia no Salão do Genebra: o Audi e-tron ainda estava coberto e camuflado naquela época. A marca agora está se antecipando com um outro automóvel totalmente elétrico na exposição: o Audi Q4 e-tron conceito é um SUV compacto de quatro portas com 4,59 metros de comprimento que lembra o Audi e-tron à primeira vista.

Dois motores el√©tricos mobilizam 225 kW de pot√™ncia do sistema no conceito Q4 e-tron. Como √© t√≠pico da Audi, o ve√≠culo traz a tra√ß√£o integral permanente quattro. Gra√ßas √† excelente tra√ß√£o, acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos com uma velocidade m√°xima eletronicamente limitada de 180 km/h. Uma bateria grande, com capacidade de 82 kW/hora, ocupa quase todo o espa√ßo da parte inferior da carro√ßaria entre os eixos. A autonomia de mais de 450 quil√īmetros ‚Äď em linha com o ciclo WLTP ‚Äď define o padr√£o em sua categoria. A tecnologia do conceito Q4 e-tron faz parte da plataforma de eletrifica√ß√£o modular (MEB), que ser√° integrada em diversos ve√≠culos el√©tricos produzidos pelo Grupo Volkswagen no futuro, da categoria compacta at√© a m√©dia superior.

O conceito Audi Q4 e-tron antecipa o que j√° ser√° o quinto ve√≠culo el√©trico de produ√ß√£o em s√©rie que o fabricante apresentar√° at√© o fim de 2020. As vendas do Audi e-tron, o primeiro deles, j√° come√ßaram e as primeiras unidades ser√£o entregue aos clientes antes do final de mar√ßo de 2019. Ainda este ano o Audi e-tron Sportback ser√° apresentado e o Audi Q2L e-tron, que foi projetado especificamente para o mercado chin√™s, sair√° da linha de montagem. A apresenta√ß√£o da vers√£o de produ√ß√£o do coup√© de quatro portas de alta performance, o Audi e-tron GT, quarto ve√≠culo el√©trico que est√° sendo desenvolvido na Audi Sport GmbH, est√° prevista para o segundo semestre de 2020. O compacto Audi Q4 e-tron ter√° estreia simult√Ęnea. Com esta oferta, a Audi agora cobre todos os segmentos de mercado importantes com ve√≠culos totalmente el√©tricos, desde o segmento A at√© o de grande porte, pouco menos de dois anos ap√≥s o lan√ßamento do primeiro carro el√©trico.

Compacto por fora, espa√ßoso por dentro: dimens√Ķes e interior

4,59 metros de comprimento, 1,90 metro de largura, 1,61 metro de altura: com essas dimens√Ķes, o conceito Audi Q4 e-tron se posiciona na categoria de SUV m√©dio. Seus requisitos para longas viagens, portanto, qualificam o SUV el√©trico como um polivalente √°gil adequado para a condu√ß√£o urbana tamb√©m. Em termos internos, por outro lado, sua dist√Ęncia entre eixos de 2,77 metros o coloca pelo menos uma classe acima. Como n√£o h√° t√ļnel de transmiss√£o restringindo o espa√ßo, o conceito Q4 e-tron oferece espa√ßo e conforto inesperados, especialmente para as pernas tanto na frente quanto nos assentos traseiros.

A sensa√ß√£o de espa√ßo √© sublinhada pelo esquema de cores. Enquanto cores claras e quentes dominam a se√ß√£o superior da cabine, o carpete escuro no piso oferece um contraste. O forro do teto, os pilares da janela e a parte superior da soleira da porta e do painel de instrumentos est√£o equipados com tecidos de microfibra brancos e bege. No conceito Audi e-tron, a sustentabilidade √© a principal prioridade n√£o apenas em termos de acionamento el√©trico: o revestimento do piso √© feito de materiais reciclados. Em vez de molduras cromadas de metal, as superf√≠cies s√£o cobertas com um acabamento de pintura multicamada de alta qualidade. O Plexiglas fosco pintado nas aplica√ß√Ķes cria um efeito de profundidade intensivo. Quatro assentos com encostos de cabe√ßa integrados s√£o estofados com material Alcantara confort√°vel fabricado com acabamento requintado. Costuras duplas com fios grossos preenchem o estofamento.

A tela do Audi Virtual Cockpit com os elementos de exibi√ß√£o mais importantes para velocidade, n√≠vel de carga e navega√ß√£o est√° localizada atr√°s do volante. O Head-up Display em formato grande com uma fun√ß√£o de realidade aumentada √© um novo recurso. Pode exibir informa√ß√Ķes gr√°ficas importantes, como setas direcionais para virar, diretamente no curso da estrada.

Pain√©is de controle projetados como elementos de toque nos raios do volante podem ser usados ‚Äč‚Äčpara selecionar fun√ß√Ķes usadas com frequ√™ncia. No console central, existe uma tela touch de 12,3 polegadas atrav√©s do qual as fun√ß√Ķes de infotainment e ve√≠culo s√£o exibidas e operadas.

O console est√° inclinado em dire√ß√£o ao motorista para maior facilidade de opera√ß√£o. Uma faixa de bot√Ķes para controlar o ar condicionado est√° localizada abaixo dela. Como o console central n√£o precisa de elementos funcionais, como uma alavanca de velocidade ou elementos de atua√ß√£o do freio de m√£o, foi concebida como um compartimento espa√ßoso que inclui uma base de carregamento para celulares. Existe uma √°rea horizontal em design de alta qualidade na qual o bot√£o seletor para o modo de transmiss√£o √© integrado e que tamb√©m serve como cobertura para a se√ß√£o frontal do console. Al√©m do compartimento de armazenamento inferior convencional, as portas agora oferecem a possibilidade de armazenar garrafas na se√ß√£o superior especialmente moldada, onde s√£o f√°ceis de alcan√ßar.

Visivelmente Audi, visivelmente e-tron: o exterior

O carro conceito Q4 e-tron é fácil de identificar como um Audi à primeira vista pelo Singleframe com o logotipo da marca, as quatro argolas. E não serão necessários mais do que dois olhares para ver que se trata de um Audi e-tron elétrico: como o primeiro Audi de produção elétrico, o novo veículo conceito também possui uma superfície fechada estruturada dentro de uma estrutura octogonal ampla e quase vertical instalada no lugar da tradicional abertura para o radiador. O ar é fornecido por meio de grandes entradas que se estendem abaixo dos dois faróis LED da matriz até o difusor.

Os para-lamas modelados em todas as quatro rodas s√£o uma das caracter√≠sticas cl√°ssicas de design da Audi que mais distinguem a marca. Os recursos ampliados do conceito Q4 e-tron s√£o projetados para serem altamente org√Ęnicos e fluidos e adicionam um toque caracter√≠stico √† vista lateral. A acentua√ß√£o da √°rea inferior das portas oscilante entre os eixos, onde a bateria e, portanto, a powerhouse desta SUV est√° localizada, √© uma caracter√≠stica t√≠pica do e-tron. Grandes rodas de 22 polegadas n√£o deixam d√ļvidas sobre o potencial do conceito Audi e-tron. Sua linha de teto inclina-se ligeiramente para tr√°s, dando √† silhueta uma apar√™ncia particularmente din√Ęmica.

A impressionante faixa de luz que conecta as duas unidades da l√Ęmpada na traseira do conceito do Audi Q4 e-tron foi incorporada para refletir um elemento do Audi e-tron. A rela√ß√£o dentro da fam√≠lia e-tron torna-se vis√≠vel mesmo aqui. Isso tamb√©m se aplica ao interior das luzes, onde a maior parte dos segmentos de LED s√£o tamb√©m um reflexo das caracter√≠sticas do irm√£o mais velho.

Finalmente, a pintura do corpo em ‚ÄúSolar Sky‚ÄĚ, um tom de azul que muda dependendo do √Ęngulo da luz, √© uma inova√ß√£o sustent√°vel em dois sentidos: a tinta, desenvolvida especificamente para o conceito Audi Q4 e-tron e produzida em condi√ß√Ķes ecologicamente corretas, reflete efetivamente uma fra√ß√£o de onda curta da luz solar, perto do espectro infravermelho, o que reduz significativamente o ac√ļmulo de calor na superf√≠cie do corpo e no interior. Isso beneficia o bem-estar dos ocupantes e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia necess√°rio para o ar-condicionado, que n√£o √© t√£o necess√°rio para resfriar o interior do ve√≠culo em dias quentes. Isso, por sua vez, melhora o alcance e a pegada de carbono global do conceito Q4 e-tron.

Desempenho eficiente: sistema de acionamento e suspens√£o

A plataforma de eletrifica√ß√£o modular (MEB) oferece uma ampla gama de vers√Ķes e n√≠veis de pot√™ncia. A vers√£o de desempenho do acionamento el√©trico est√° instalada no conceito Audi Q4 e-tron. Os eixos dianteiro e traseiro s√£o acionados por um motor el√©trico ‚Äď o Q4 √© um quattro. N√£o h√° conex√£o mec√Ęnica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletr√īnico garante que a distribui√ß√£o de torque seja coordenada de maneira ideal e o faz em fra√ß√Ķes de segundo. Isso permite que o SUV el√©trico consiga a melhor tra√ß√£o em todas as condi√ß√Ķes meteorol√≥gicas e em qualquer tipo de superf√≠cie.

Na maioria dos casos, o conceito do Audi Q4 e-tron usa principalmente seu motor el√©trico traseiro, um motor s√≠ncrono permanentemente preparado para obter o mais alto desempenho. Por raz√Ķes de efici√™ncia, o torque de acionamento √© geralmente distribu√≠do com um vi√©s no eixo traseiro. Se o motorista exigir mais pot√™ncia do que o motor el√©trico traseiro pode fornecer, a tra√ß√£o el√©trica de todas as rodas usa o motor ass√≠ncrono dianteiro para redistribuir o torque conforme necess√°rio ao eixo dianteiro. Isso tamb√©m acontece de forma previs√≠vel, mesmo antes que o deslizamento ocorra em condi√ß√Ķes de gelo ou quando as curvas forem r√°pidas ou se o carro sair de traseira ou frente.

O motor el√©trico na traseira possui uma pot√™ncia de 150 kW e mobiliza um torque de 310 Nm. O motor dianteiro fornece as rodas dianteiras com at√© 75 kW e 150 Nm. A pot√™ncia do sistema √© de 225 kW. A bateria no piso do ve√≠culo armazena 82 kW/hora, o que permite um alcance de mais de 450 quil√īmetros de acordo com o padr√£o WLTP. A bateria √© carregada com um m√°ximo de 125 kW. Como resultado, demora pouco mais de 30 minutos para retornar a 80% da capacidade total.

No entanto, a receita para esta excelente gama envolve muito mais do que apenas uma bateria com grande capacidade. Como o primeiro membro da fam√≠lia, o Audi e-tron, o conceito Audi Q4 e-tron tamb√©m √© um artista vers√°til quando se trata de efici√™ncia. Do baixo arrasto aerodin√Ęmico do corpo, cujo valor de Cd √© 0,28, √† sofisticada estrat√©gia de recupera√ß√£o, o SUV compacto aproveita todas as oportunidades para ampliar seu alcance. O complexo gerenciamento t√©rmico da unidade e da bateria, que envolve uma bomba de calor de CO2, tamb√©m contribui para isso.

Manuseio esportivo e preciso

Um fator-chave para o car√°ter esportivo e a excelente din√Ęmica transversal √© a posi√ß√£o baixa e central na qual os componentes do inversor s√£o instalados. O sistema de bateria de alta voltagem √© muito compat√≠vel com as dimens√Ķes do Audi Q4 e-tron e est√° localizado entre os eixos na forma de um bloco largo e plano sob o compartimento do passageiro. O sistema de bateria pesa 510 quilos. O centro de gravidade do conceito do Audi Q4 e-tron est√°, portanto, em um n√≠vel similar ao de um sed√£ com um sistema de acionamento convencional. A distribui√ß√£o de carga do eixo √© perfeitamente equilibrada em quase 50:50. As rodas dianteiras do conceito Q4 e-tron s√£o guiadas em um eixo MacPherson com amortecedores adapt√°veis. Na traseira, h√° um eixo multi-link com molas separadas e amortecedores adapt√°veis.

A plataforma de eletrificação modular MEB: a base

MLB, MQB ‚Äď plataforma longitudinal modular e plataforma lateral modular: estes sistemas de componentes para desenvolvimento de ve√≠culos representam uma grande hist√≥ria de sucesso em todos os segmentos da Audi e do Grupo Volkswagen. Plataformas anteriores foram projetadas principalmente para o uso de motores a combust√£o. A plataforma de eletrifica√ß√£o modular foi projetada especificamente e exclusivamente para autom√≥veis com sistemas de acionamento el√©trico. Eixos, modos de condu√ß√£o, dist√Ęncias entre eixos e a intera√ß√£o entre todos os componentes s√£o selecionados e adaptados especificamente para mobilidade el√©trica. A coloca√ß√£o das unidades de bateria de grande volume e sua geometria podem ser otimizadas sem a necessidade de fazer concess√Ķes a outros conceitos de inversores que devem sempre ser levados em conta no MLB e no MQB.

Ao mesmo tempo, um enorme potencial de sinergia pode ser aberto com o MEB. Esta plataforma serve como base principalmente para carros elétricos no segmento A de alto volume. Ele permite que a melhor tecnologia disponível seja desenvolvida em conjunto entre marcas e usada em muitos carros elétricos diferentes. Em particular, o MEB também ajuda a mobilidade elétrica a romper o segmento compacto particularmente sensível ao preço.

Ofensiva elétrica: doze modelos de acionamento totalmente elétricos até 2025

A Audi lançou sua ofensiva elétrica com a estreia mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Até 2025, a marca oferecerá 12 automóveis totalmente elétricos nos mercados mais importantes em todo o mundo e alcançará cerca de 1/3 de suas vendas com modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o e-tron e o e-tron Sportback, que devem ser lançados em 2019. Além disso, haverá uma variedade de modelos com layout de carroceria clássico, como Avant e Sportback. A gama abrangerá todos os segmentos de mercado relevantes, desde a classe compacta à classe de luxo.

O carro conceito Audi e-tron GT, um coup√© altamente din√Ęmico com piso baixo, estreou no Sal√£o de Los Angeles 2018. A tecnologia deste autom√≥vel foi desenvolvida em colabora√ß√£o com a Porsche. O design e o car√°ter do conceito e-tron GT est√£o repletos do inconfund√≠vel DNA da Audi. O projeto ser√° desenvolvido e produzido at√© o final de 2020.

A Premium Platform Electric (PPE) é um projeto conjunto especial dos departamentos de desenvolvimento da Audi e da Porsche. Será a base para várias famílias de modelos Audi com acionamento totalmente elétrico cobrindo os segmentos de alto volume de B a D.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito