Avaliação РMitsubishi Eclipse Cross 1.5 Turbo HPE-S 4WD 2019

Postado em: 1, fevereiro 2019 por Redacao

Por Rodrigo Bastos (Di√°rio do Rio)

Fotos: Divulgação/Rodrigo Bastos/Marcus Lauria

Quem nunca pensou em ter um SUV completão? Essa semana testamos o Eclipse Cross, o novo crossover da montadora japonesa Mitsubishi à chegar ao Brasil. Pudemos conferir o que ele trouxe de bom e de ruim para o mercado. Conto tudo abaixo, confira:

O nome do antigo modelo esportivo da marca, s√≥ traz de refer√™ncia mesmo a lanterna inteiri√ßa na sua janela traseira. Porque de resto, o design n√£o lembra em nada o antigo e adorado cup√™. E √© exatamente este ponto, no seu design externo, o que deixa muitos dos poss√≠veis clientes na d√ļvida: ‚Äú√Č s√≥ diferent√£o‚ÄĚ, ‚Äú√Č feio mesmo, lembra o Citroen C4 VTR‚ÄĚ ou ‚ÄúBonito, chama bastante aten√ß√£o aonde passa‚ÄĚ.

O design interno √© bem bonito, em sua maioria com acabamento preto (black piano). Na parte superior do painel temos acabamento emborrachado, nas bra√ßadeiras temos pl√°stico nos bancos traseiros e tecido que remete ao couro nas vers√Ķes dianteiras.

O volante é bem moderno e com revestimento em couro. Já os bancos contam com couro bem macio e ajuste elétrico somente para o motorista. No quesito conforto, o Eclipse Cross não perde em nada se comparado diretamente com o francês 3008 ou o alemão Tiguan.

No teste dentro da cidade n√£o podemos por em pr√°tica a tra√ß√£o 4√ó4, mas podemos constatar que a pot√™ncia dos 165 cavalos aparece bem forte quando o motor turbo √© chamado. Os 25,5 kgf.m d√° as caras logo aos 1.800 RPM. Tanto em retomadas como nas acelera√ß√Ķes bruscas o pequeno motor fez bonito.

A dire√ß√£o el√©trica √© bem suave ao toque, mas se manteve bem segura e precisa em todos os modos, na lentid√£o do transito ou nas curvas ou manobras mais r√°pidas. O c√Ęmbio CVT que simula 8 marchas n√£o se mostrou ‚Äėperdido‚Äô em nenhuma situa√ß√£o. N√£o senti nenhum tranco ou trope√ßo da transmiss√£o em todo o teste.

O sistema do Piloto Autom√°tico Inteligente, tamb√©m conhecido como Adaptive Cruise Control (ACC), funcionou muito bem, tanto em baixa como em alta velocidade. O sistema semi-aut√īnomo funcionou muito bem ao se manter em uma dist√Ęncia segura do carro √† frente, mesmo com o veloc√≠metro marcando 110 km/h.

Na hora da frenagem autom√°tica o receio no inicio √© bem grande, mas com ele acionado, mesmo quando um carro entra na sua frente, ele se mostrou bem r√°pido e confi√°vel. Nesse modo, voc√™ somente precisa ficar com o p√© pr√≥ximo ao freio, para numa emerg√™ncia maior precisar acionar. O carro acelera e freia sozinho, ‚Äėaprendendo‚Äô com o tr√Ęnsito da via. Quando motoqueiros ou at√© carros, se encontravam mais perto do meio fio, o sistema n√£o os reconhecia.

O SUV médio também tem seletor de tração com três modos de condução: automático (atua no asfalto diário), neve (aqui se lê paralelepípedo molhado) e cascalho, com muita terra e pedras.

Al√©m da boa estabilidade em curvas, gra√ßas ao seu bom conjunto de suspens√£o e rodas aro 18, o Eclipse Cross traz tamb√©m alerta de sa√≠da de faixa, alerta sonoro do ponto cego, sistema de preven√ß√£o de acelera√ß√Ķes involunt√°rias e sete airbags espalhados pela cabine.

No quesito consumo, o SUV se manteve numa boa posi√ß√£o, com bons 10,2 Km/L na gasolina dentro da cidade. A montadora informou que na estrada ele chega aos 11,5 ou 12Km/L, dependendo do ‚Äėp√© direito do piloto‚Äô.

A compara√ß√£o direta sempre vai mostrar que o pacote de itens do Eclipse Cross √© sim bastante completo. E se o design ‚Äėdiferent√£o‚Äô te agradar, o resto √© tudo de bom! S√≥ em se ter um sistema semi-aut√īnomo, j√° √© um ponto forte de venda contra os concorrentes. Nem todos trazem o mesmo sistema nesta faixa de pre√ßo.

O poss√≠vel interessado precisa fazer um teste-drive e decidir, se a escolha do conjunto visa motor mais potente e maior divers√£o ou muita seguran√ßa e estabilidade unidas √† um motor moderno mais econ√īmico.

A montadora pode pensar em tornar a produ√ß√£o local mais para frente, o que ajudaria ainda mais o seu pre√ßo baixar perante aos primeiros colocados na briga. O Compass, da Jeep, vende sozinho mais de 5 mil unidades por m√™s, e a Mitsubishi espera que o Eclipse chegue inicialmente √†s 500 unidades mensais. O pre√ßo (150 a 155 mil reais, dependendo da vers√£o 4×2 ou 4×4) n√£o √© barato, mas o ve√≠culo tem boas armas para sacudir o mercado, al√©m do peso do nome Mitsubishi, h√° d√©cadas refer√™ncia no mundo fora-de-estrada.

*Agradecimentos especiais ao amigo @bigdigo (bigdigo@nullgmail.com)  do Di√°rio do Rio

Fonte: https://diariodorio.com/teste-mitsubishi-eclipse-cross-muita-seguranca-tecnologia-e-design-dubio/

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.5

Combust√≠vel             Gasolina      

Pot√™ncia (cv)            165    

Torque (kgf.m)         25,5   

Velocidade M√°xima (km/h)           195     N/D

Tempo 0-100 (s)      11,4   

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           4×4

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo multibra√ßo e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.685

Largura (mm)           1.805

Comprimento (mm)             4.405

Peso (Kg)      1.605

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.670

Porta-Malas (L)        473

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito