Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Spin LTZ 7S 1.8 Flex Aut. 2019

Postado em: 11, janeiro 2019 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

Uma plástica faz bem para quem acha que deve mudar algo em seu corpo, essa é a principal motivação que a pessoa tem para sofrer uma cirurgia de risco para ficar mais bonita. Da mesma forma que a maioria das vezes isso dá um bom resultado para quem procura um cirurgião para melhorar a aparência, os designers das montadoras de automóveis fazem para deixar um veículo mais atraente aos olhos do consumidor.

E foi pensando nisso que a Chevrolet decidiu fazer um facelift completo na Spin. A marca da gravatinha dourada resolveu mudar a sua minivan para deixar ela mais atraente, pois era alvo de muitas críticas e piadas, o que pegava mal para um carro que sempre cumpriu a sua função de carregar uma família com conforto sem fugir do tradicional.

Sem concorrente no mercado nacional, a Chevrolet Spin 2019 sofreu importantes altera√ß√Ķes no design externo e no acabamento da cabine, al√©m de aprimoramentos no conjunto mec√Ęnico. A linha 2019 que come√ßou a ser comercializada em julho nas concession√°rias foi apresentada em quatro op√ß√Ķes de acabamento (LS, LT, LTZ e Activ) divididas em sete configura√ß√Ķes, sendo duas in√©ditas: uma vers√£o mais acess√≠vel com transmiss√£o autom√°tica e uma aventureira com op√ß√£o de sete lugares. Outra novidade √© a segunda fileira de bancos corredi√ßa.

Ap√≥s avaliarmos a vers√£o Activ, a montadora nos passou a vers√£o LTZ, a minivan agora est√° em sintonia com a nova fam√≠lia Chevrolet pelo mundo. Para isso o seu designer sofreu muitas mudan√ßas pontuais e que deixam o conjunto da carroceria mais harmonioso. O cap√ī ganha maior inclina√ß√£o, privilegiando tamb√©m a aerodin√Ęmica. Os far√≥is mais afilados e com op√ß√£o de luz de posi√ß√£o em LED ajudam a criar um aspecto tecnol√≥gico, em harmonia com os in√©ditos contornos do para-choque.

Visto de traseira a Spinfoi totalmente remodelada. O carro agora traz um aerofólio esculpido na parte superior da tampa, que ganhou janela com contornos mais envolventes, nicho central para a fixação da placa e lanternas mais alongadas e bipartidas.

Ainda por fora, a vers√£o LTZ avaliada pelo site exibe cromados na moldura da grade frontal, no in√©dito friso traseiro e nas rodas de 16‚ÄĚ com acabamento exclusivo. Para o consumidor, a Chevrolet oferece oito op√ß√Ķes de cores para a carroceria: Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite e Azul Blue Eyes, al√©m dos in√©ditos Azul Caribe e Amarelo Stone, exclusivas das vers√Ķes LTZ e Activ, respectivamente. Nos foi cedida uma Spin na cor Azul Caribe (fotos) que chamou muita aten√ß√£o por onde passou, atraindo olhares de todos na rua, seja andando ou parada.

Uma das novidades é a estreia da segunda fileira de bancos corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 5 centímetros para frente ou 6 centímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário. O encosto também pode ser ajustável em inclinação. Além disso, a parte traseira do encosto dos bancos do motorista e do carona foram redesenhados a fim de ampliar em mais 2,6 centímetros o vão até a segunda fileira de assentos.

E para a segurança dos pequenos, a Chevrolet passa a adotar pontos de ancoragem para cadeirinhas infantil do tipo Isofix e Top Tether além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central. Lanternas de neblina, ajuste de altura dos faróis e luzes indicadoras de direção lateral também fazem parte do pacote.

A versão testada tem a terceira fileira de bancos, os dois assentos extras podem ser rebatidos para ampliar o volume de carga. Seu o porta-malas de 710 litros pode chegar 756 litros com a segunda fileira de bancos toda avançada. O design dos painéis e consoles trazem maior refinamento e combinam diferentes texturas e cores que se estendem ainda aos revestimentos dos assentos.

A vers√£o LTZ passa a adotar revestimentos premium nos bancos com costura pespontada, acompanhando o mesmo estilo aplicado no acabamento do volante. Com maior quantidade de mostradores e op√ß√£o de novo computador de bordo, o quadro de instrumentos, por exemplo, passa a ser compartilhado com o Chevrolet Tracker. Sa√≠das do ar-condicionado, porta-luvas, moldura da central multim√≠dia e comandos como o dos vidros, travas e retrovisores el√©tricos passam a ser mais ergon√īmicos, ajudando a vida a bordo do motorista e passageiros.

A versão avaliada chega bem completa com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, transmissão de seis velocidades além de travas e vidros elétricos com comando por controle remoto na chave. Retrovisor com ajuste elétrico e sensor de estacionamento agora são itens de série desde a versão LT.

Quando o assunto √© conectividade, a Spin LTZ traz multim√≠dia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay al√©m da op√ß√£o do sistema de telem√°tica avan√ßada OnStar, que agora √© capaz de alertar o usu√°rio para o n√£o esquecimento de objetos e pessoas nos bancos traseiros do carro, semelhante ao sistema do Chevrolet Equinox. Al√©m da quase obrigat√≥ria c√Ęmera de r√© com linhas guias, a Spin tem sensor de chuva, acendimento autom√°tico dos far√≥is, ajuste de altura dos far√≥is, al√©m de luz de posi√ß√£o em LED.

O modelo 2019 tamb√©m sofreu mudan√ßas mec√Ęnicas, visando sempre a seguran√ßa e a dirigibilidade, principalmente em condi√ß√Ķes adversas. A suspens√£o foi repensada para proporcionar uma condu√ß√£o mais suave e prazerosa.

Sob o cap√ī est√° o velho conhecido, mas recalibrado motor Flex 1.8 ECO de at√© 111 cavalos de pot√™ncia e 17,7 kgfm de torque que empurra com uma certa dificuldade a Spin, mas nada que desabone seus predicados. Em conjunto est√° o bem escalonado c√Ęmbio autom√°tico de seis marchas, que tem trocas suaves e sem trancos, aproveitando ao m√°ximo o alto torque do motor. Rodamos com a Spin LYZ somente na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, sua m√©dia de consumo de acordo com o computador de bordo foi de 8,4 Km/l com gasolina, na estrada, a GM aposta em 12,0 km/l, mas n√£o tivemos a chance de comprovar o n√ļmero aferido por eles.

O consumo pode melhorar ainda mais com a ajuda da sexta marcha e grade ativa do radiador, onde o sistema abre e fecha automaticamente a grade posterior frontal de acordo com as condi√ß√Ķes de velocidade do ve√≠culo e necessidade de refrigera√ß√£o do motor. Quando fechada, h√° redu√ß√£o do arrasto do ar e melhora da aerodin√Ęmica. De acordo com a f√°brica a Spin LTZ acelera de 0 a 100 km/h em at√© 10,2 segundos e de 80 a 120 km/h em at√© 11,7 segundos.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.8

Combust√≠vel √Ālcool             Gasolina

Pot√™ncia (cv)             111     106

Torque (kgf.m)          17,7    16,8

Velocidade M√°xima (km/h)            168    

Tempo 0-100 (s)      12      

Consumo cidade (km/l)       5,9      8,9

Consumo estrada (km/l)      7,4      10,8

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira           Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)    1.679

Largura (mm)            1.735

Comprimento (mm) 4.360

Peso (Kg)      1.235

Tanque (L)     53

Entre-eixos (mm)      2.620

Porta-Malas (L)        162

Ocupantes     7

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito