Importados Novos: você vai mesmo comprar?

Postado em: 5, dezembro 2018 por Renato Pereira

Colaboração para o CPN, em Curitiba (PR)

At√© alguns anos, o sujeito que queria comprar um carro tinha, entre 4 op√ß√Ķes de montadoras, em torno de 20 diferentes modelos, entre hatchback, sedan, coup√©, station, wagon, furg√£o e pick-up, e n√£o mais do que 3 vers√Ķes oferecidas de cada um desses modelos. Era f√°cil e r√°pido e bastava uma passeada em revendas de usados (n√£o existia o eufemismo ‚Äúseminovo‚ÄĚ na √©poca) para saber quanto o modelo escolhido desvalorizaria ano a ano.

Ap√≥s o advento Collor liberando a importa√ß√£o, as coisas desandaram numa velocidade mete√≥rica. Um tsunami de montadoras e modelos, oriundos dos 4 cantos do planeta desembarcaram aqui; desses, 10% eram bons, e o restante ningu√©m queria nem em seus pa√≠ses de origem. A ‚Äúpeneirada‚ÄĚ natural, ap√≥s a empolga√ß√£o inicial mandou muita coisa ruim embora e muita coisa boa chegou, embora exista, como em qualquer pa√≠s, a oferta de tranqueiras obsoletas e in√ļteis para quem insistir em ser feito de bobo.  

Somos um pa√≠s de tabus, e no mundo dos autom√≥veis criaram-se incont√°veis tabus, como n√£o poderia deixar de ser, um deles reza que um carro ‚Äúbem conservado‚ÄĚ √© o que roda 10.000 (no m√°ximo 15.000) quil√īmetros por ano, em torno de 840 quil√īmetros mensais.  Na carona dessa m√°xima, veio tamb√©m a cren√ßa de que carro com mais de 40.000 quil√īmetros j√° est√° estropiado. Importado, com mais de 20.000 quil√īmetros ent√£o, nem pensar. Talvez sejam essas cren√ßas estapaf√ļrdias sem p√© nem cabe√ßa que fazem com que nosso mercado hoje, final de 2018, seja ainda t√£o inintelig√≠vel, estranho, il√≥gico e qualquer outro adjetivo que voc√™, leitor, quiser empregar. Essas manias podiam (mas n√£o eram) ser verdadeiras em 1976, em 1980, mas o mundo evoluiu, a engenharia evoluiu, a ci√™ncia evoluiu, at√© o ser humano evoluiu. Logo √© de se entender que com toda essa evolu√ß√£o em materiais, combust√≠veis, lubrificantes, borrachas, combina√ß√Ķes, sistemas de produ√ß√£o etc., a vida √ļtil de um autom√≥vel e seus componentes tenha aumentado consideravelmente, n√£o √©?

Na cabe√ßa do consumidor brasileiro n√£o, n√£o √©. Como o neg√≥cio das montadoras e importadoras √© vender e desentupir seus p√°tios, claro que n√£o v√£o mexer uma palhinha sequer para mudar esse quadro, embora qualquer cabe√ßa pensante entenda que √© uma rajada nos p√©s suas pol√≠ticas de pre√ßos, j√° que oferecem uma mixaria rid√≠cula em seus pr√≥prios produtos como parte de pagamento de um zero quil√īmetro. Ningu√©m pensou nisso? S√©rio?

Pois √©, foi com tudo isso em mente que surgiu essa mat√©ria. O que acontece nesse pa√≠s para que um carro criado para rodar algo em torno de 400.000 quil√īmetros sem nada para al√©m de sua manuten√ß√£o b√°sica seja t√£o absurdamente desvalorizado a cada quil√īmetro rodado? N√£o se trata de esse ou aquele modelo dessa ou daquela montadora… tratam-se de todos e quaisquer ve√≠culos importados, em que as pr√≥prias importadoras relegam √† classifica√ß√£o ‚Äúporcaria que n√£o vale nada‚ÄĚ com menos de 10% de sua vida √ļtil atingida. Al√©m do que, o que justifica os valores praticados em seus modelos 0/km, voc√™ leitor poder√° ver a seguir.

Para garantirmos dados e valores corretos, utilizamos os pre√ßos fornecidos pela Fipe (aquela tabela que os comerciantes s√≥ usam na hora de vender os carros deles e jamais na hora de comprar o seu), atualizados e as moedas estrangeiras pela cota√ß√£o do dia 04/12/2018; escolhemos alguns modelos ‚Äď aleatoriamente, nenhuma possibilidade de beneficiar ou atrapalhar as vendas de quem quer que seja ‚Äď bastante comercializados no Brasil e, seguindo os tabus anteriormente citados, situamos esses modelos entre 2018 0/km (no Brasil e em seus supostos pa√≠ses de origem) e, reiterando a fidelidade desse estudo ‚Äď levando em conta a rodagem m√©dia anual de 10.000 km, o que nos leva ao ano de 2014 para somar os 40.000 km que torna os carros imprest√°veis no imagin√°rio popular ‚Äď  apontamos com exatid√£o o pre√ßo de cada modelo na √©poca e agora, no final de 2018. Complementando o c√°lculo do investimento em cada modelo, somamos as despesas de sua manuten√ß√£o b√°sica como 4 trocas de √≥leo sint√©tico + filtro (10.000 Km cada) ‚Äď R$850,00; 1 troca de correia dentada e tensor (40.000 Km) ‚Äď R$1.100,00; 1 troca das pastilhas de freios (25.000 Km) ‚Äď R$1.200,00 e 1 troca de pneus (50.000 Km) ‚Äď R$2.800,00. Um modelo pelo outro, a soma redonda √© de R$6.000,00 a ser adicionada ao valor encontrado pela deprecia√ß√£o de cada modelo aqui exemplificado.

Vamos aos n√ļmeros?

SUV Compacto 2.0

Audi Q3 2.0 TFSI S-Tronic Quattro Ambiente

O modelo da montadora alem√£ sediada em Ingolstadt 2018 0/Km custa, na Europa, ‚ā¨33.990 ou R$148.300,00, e para chegar aos consumidores finais aqui no Brasil o mesmo modelo e vers√£o custa R$41.690,00 a mais. Isso porque vem da China, √ćndia, Espanha e, mais recentemente, aqui mesmo do Brasil.

Se hoje, em 2018, esse carro custa R$189.990,00, em 2014 custava R$124.910,00, ou seja, a diferença de valor de revenda 0/Km atingiu, em 48 meses, a marca de R$64.990,00.

Agora, se o modelo produzido em 2014 for comprado hoje, seu preço de mercado é de R$92.720,00. Esse valor aponta para uma desvalorização de R$97.270,00, soma superior ao de seu próprio valor de mercado.

Resumo: ao final de um per√≠odo de 4 anos, ap√≥s rodar 40.000 km esse carro acumulou, adicionados os R$6.000,000 da manuten√ß√£o b√°sica, um preju√≠zo de R$103.027,00.  

SUV Médio 3.6

Jeep Grand Cherokee Limited 4WD

Carro abre-alas do modismo norte-americano de grandes SUVs, o modelo é comercializado nos Estados Unidos em média por U$35.000, ou R$133.780,00. Para vir de Detroit ao Brasil custa absurdos R$146.210,00. Para ser exato, é o mesmo preço de 2 Nissan Kicks S 1.6 0/Km.

Se o modelo 2018 0/Km custa aqui R$279.990,00, seu preço também 0/Km em 2014 era de R$195.560,00, o que leva a um acréscimo de R$84.300,00 neste período.

Porém, se o consumidor for comprar hoje o modelo produzido em 2014 pagará R$165.982,00, o que aponta para uma desvalorização de R$114.008,00. Em 48 meses.

Resumo: Com míseros 4 anos de idade, um carro que é quase um tanque de guerra, somadas as despesas de manutenção, atingiu os R$120.000,00 de desvalorização. São R$30.000,00 perdidos ao ano!

Sedan Compacto 2.0

Volkswagen Passat 2.0 TSI DSG

Demorou um pouco para os brasileiros entenderem que ‚Äúesse‚ÄĚ Passat n√£o tinha absolutamente nada a ver com o ‚Äúnosso‚ÄĚ Passat; na Europa, o modelo 2018 custa ‚ā¨40.000 ou R$174.520,00 e, para chegar aqui vindo de diversos cantos do mapa, custa espantosos R$3.061,00.

Pois é, mas enquanto o modelo 2018 0/Km custa R$178.130,00, esse modelo em 2014 e também 0/Km custava R$ 110.523,00, somando R$67.607,00 a mais em seu preço em 4 anos.

Se o objetivo for a compra de um modelo idêntico produzido em 2014 o valor será de R$76.998,00, o que resulta em uma desvalorização de R$101.002,00.

Resumo: Em 48 meses e 40.000 km rodados, esse modelo, somando-se as despesas de manuten√ß√£o, agregou R$107.002,00 de desvaloriza√ß√£o.     

 

Sedan Médio 3.5

Mercedes-Benz CLS 350/450

Carro de respeito. Completo, potente, cobi√ßado, s√≠mbolo de status, o modelo da casa de Stuttgart custa, na Europa, ‚ā¨70.900 ou R$310.640,00. Para chegar aqui custa R$98.260,00. Uma diferen√ßa que daria para comprar um Hyundai iX35 0/Km a vista.

Enquanto o modelo 2018 0/Km custa nada módicos R$408.900,00, sua versão anterior fabricada em 2014 custava R$292.674,00, ou R$116.226,00 a menos do que agora.

Se o consumidor quer simbolizar seu status a bordo de um tremendo sedan de luxo como esse e não se importa de tê-lo com 4 anos de uso, pagará pelo carro R$160.000,00, valor este que revela os obscenos R$248.999,00 de desvalorização.

Resumo: Em míseros 4 anos e 40.000 Km cuidadosamente completados, somando-se os R$6.000,00 de manutenção, esse modelo redunda em uma estonteante desvalorização total de R$254.999,00, incompreensíveis R$63.750,00 anuais!!!

Coupé Esportivo 6.2

Chevrolet Camaro SS

Sonho de consumo dos amantes dos motores grandes e potentes em carr√Ķes lend√°rios, o adorado modelo Chevrolet norte-americano custa U$ 37.250 ou R$ 142.380,00 nas Terras do Tio Sam. S√≥ que para chegar aqui tem-se de acrescentar inacredit√°veis R$167.620,00. Navio caro esse, n√£o? Mais caro do que um BMW 320i Turbo 2018!

Bom, enquanto por aqui um modelo 2018 0/Km custa R$310.000,00, seu irmão mais velho custava R$181.500,00 quando nasceu em 2014. Fazendo as contas, chegamos a soma de R$128.500,00 de diferença, valor que sugere um inigualável incremento tecnológico nestes 4 curtos anos.

Se o cliente procurar um modelo e vers√£o iguaizinhos, por√©m fabricado em 2014, com as diferen√ßas caracter√≠sticas de modelos que s√≥ recebem altera√ß√Ķes est√©ticas, desembolsar√° R$152.971,00, ou R$157.029,00 mais em conta do que o 2018 0/Km, poder√° ent√£o comprar 2 modelos 2014 de uma vez e ainda sobrar√£o R$4.000,00! Isso sim √© desvaloriza√ß√£o!

Resumo: Um carro feito para rodar por pelo menos 500.000 Km sem dar dores de cabe√ßa, desde que tratado corretamente, em 4 anos e menos de 10% de sua vida √ļtil perde, somados os custos b√°sicos de manuten√ß√£o, atingiu o montante de R$163.029,00 de perdas.

√Č para entender esse mercado? O que justifica tamanha desvaloriza√ß√£o ‚Äď aqui citamos apenas 5 exemplos, vindos de pa√≠ses e continentes diferentes, mas essa pesquisa mostra que essa situa√ß√£o se estende a todos os importados -, o que explica tamanha taxa√ß√£o de importa√ß√£o? O mercado est√° a√≠, aberto, existente e funcionando, sabe-se l√° como; Porque n√£o parece razo√°vel tampouco sensato algu√©m saber que vai perder um volume absurdo de dinheiro e, ainda assim, fazer neg√≥cio. Nada justifica, algu√©m consegue nos trazer uma luz que ilumine o caminho do conhecimento a esse respeito?

O que acaba sendo excelente neg√≥cio para negociantes de importados usados (t√° bom, seminovos, vai…), uma vez que os pre√ßos estar√£o bem mais pr√≥ximos do terreno, a desvaloriza√ß√£o mais agressiva j√° ocorreu e o carro ainda est√° novo, porque √© s√©rio isso de carros desse porte rodarem tranquilos por mais de 400.000 km sem incomodarem. Tudo depende de como foram tratados, mas isso √© f√°cil averiguar, basta solicitar o checklist do carro e tudo estar√° ali, contando sua hist√≥ria. E quanto ao fator ‚Äúpre√ßos de revenda 0/Km‚ÄĚ, algu√©m se habilita a explicar?

** Este texto n√£o reflete, necessariamente, a opini√£o do CPN

 

 

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