Sal√£o de Los Angeles: Audi revela e-tron GT

Postado em: 30, novembro 2018 por Redacao

O Audi e-tron GT, o coupé de quatro portas com motor elétrico da marca alemã, foi uma das estrelas do Auto Show 2018, evento realizado nesta semana em Los Angeles (EUA). O modelo fez sua estreia como um carro de exposição e terá a sua produção em série definida para acontecer em dois anos, seguindo os passos do Audi e-tron SUV e do Audi e-tron Sportback, previstos para 2019.

Dessa vez, com uma arquitetura de assoalho plano, que fornece propor√ß√Ķes empolgantes e um baixo centro de gravidade, o e-tron GT tem 434 kW (590 cavalos), que fornecem um desempenho adequado para um carro esportivo. O torque √© transferido √†s rodas por meio do motor de tra√ß√£o quattro. A Audi Sport GmbH ser√° respons√°vel por, subsequentemente, transformar o carro em um modelo de produ√ß√£o em s√©rie.

Plano, amplo e com uma longa dist√Ęncia entre eixos. As propor√ß√Ķes do modelo – 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,38 metro de altura – fazem do Audi e-tron GT um Gran Turismo cl√°ssico. A carroceria leve do coup√© de quatro portas √© fabricada utilizando uma constru√ß√£o com m√ļltiplos materiais, como teto de carbono e diversos componentes de alum√≠nio e a√ßo de alta resist√™ncia. A tecnologia para esse autom√≥vel foi desenvolvida em cuidadosa parceria com a Porsche. O design e o car√°ter do carro est√£o cheios de elementos que possuem o DNA inconfund√≠vel da Audi.

O perfil do teto com leve curva do conceito e-tron GT que se estende bem at√© a parte traseira ecoa a estrutura√ß√£o Sportback, que √© caracter√≠stica da marca. Isso, no entanto, √© claramente levado adiante para o futuro, mostrando o caminho para a pr√≥xima etapa evolucion√°ria da linguagem de design da Audi. A cabine que se estende firmemente em dire√ß√£o √† parte traseira se destaca em compara√ß√£o com os modelos atuais da montadora alem√£. As caixas de rodas e o ombro s√£o esculpidos enfaticamente e, juntamente com a superf√≠cie plana, que √© incomum para um ve√≠culo el√©trico, salienta visualmente o centro de gravidade baixo e potencial din√Ęmico do Audi e-tron GT.

As linhas amplas e diversos elementos funcionais da carroceria, bem como as ventila√ß√Ķes das rodas e o difusor traseiro, enfatizam suas origens no t√ļnel de vento. Um baixo coeficiente de resist√™ncia, que reduz o consumo de combust√≠vel, e uma eleva√ß√£o reduzida, caracterizam o design visualmente.

As áreas da soleira entre as rodas foram bastante destacadas, criando um contraste distinto com a cabine. Ela chama a atenção para a área sob o chassi, onde a bateria e, consequentemente, o centro de energia do conceito Audi e-tron GT estão localizados. O design das rodas com seus cinco raios duplos também está visivelmente alinhado à sua função. Ele fornece ventilação otimizada dos discos de freio, enquanto também reduz resistência. Com pneus de tamanho 285/30, as rodas de aro 22 também ficam evidentes quando vistas de lado.

O Singleframe Audi est√° localizado no centro da parte frontal. Em compara√ß√£o com os dois e-tron SUVs, sua arquitetura √© muito mais horizontal. A metade superior possui uma pintura na cor da carroceria. Sua estrutura de superf√≠cie √© semelhante ao padr√£o de colmeia t√≠pico da grade nos modelos Audi RS ‚Äď um sinal visual que caracteriza o conceito Audi e-tron GT como um futuro produto da Audi Sport GmbH.

Juntamente com o fluxo de ar direcionado da carroceria, grandes entradas de ar na parte frontal resfriam de maneira eficaz as unidades, bateria e freios. O cap√ī, com seu fluxo de ar na superf√≠cie, ecoa os dois √ļltimos carros de exposi√ß√£o da marca, o Aicon e o PB18 e-tron. Ele √© projetado de tal modo que o fluxo de ar se abra√ßa √† carroceria, reduzindo assim uma turbul√™ncia indesejada.

A frente em formato de flecha tamb√©m enfatiza os far√≥is de LED com farol alto de laser, destacando a presen√ßa din√Ęmica do Audi e-tron GT mesmo quando parado. Como j√° foi observado com os ve√≠culos Vision da marca, o farol tamb√©m √© aceso nesse modelo, e d√° boas vindas ao motorista com uma pequena sequ√™ncia de fun√ß√Ķes. Uma faixa de luz percorre toda a traseira e se dissipa nas extremidades. Essa arquitetura liga o e-tron GT ao SUV e-tron de produ√ß√£o em s√©rie, tornando ambos instantaneamente reconhec√≠veis, mesmo no escuro, como autom√≥veis el√©tricos da Audi.

A nova cor externa, Kinetic Dust ‚Äď uma cor quente e escura, similar a tit√Ęnio ‚Äď se mostra pr√°tica sem ser distante do ‚Äúar tecnol√≥gico‚ÄĚ. Dependendo da incid√™ncia e do movimento da luz, ela fornece contraste significativo entre as superf√≠cies da carroceria. Elementos foscos de alum√≠nio com tingimento quente no corte e nas bordas da abertura da janela enfatizam esses efeitos ainda mais.

Quatro portas, quatro assentos com dist√Ęncia entre eixos de 2,90 metros. Assim, o interior do Audi e-tron GT fornece uma grande dose de usabilidade no dia-a-dia, junto com uma sensa√ß√£o de qualidade extraordin√°ria. O centro funcional est√° localizado na parte esquerda frontal, visivelmente focado no assento do motorista. O console central, a grande tela sens√≠vel ao toque na parte superior, a linha do trilho guia da porta e a cabine incorporam perfeitamente o motorista, de maneira ergon√īmica, com os controles e o entretenimento informativo do Audi e-tron GT. O console e o painel de instrumentos independente parecem flutuar. Cores claras na parte superior da cabine e a cor gradualmente mais escura no piso criam a impress√£o de largura livre. Assentos esportivos inspirados pelo automobilismo em ambas as fileiras de assentos fornecem suporte lateral otimizado, mesmo quando realizando curvas em velocidade.

Ambas as telas, do instrumento central e a tela sens√≠vel ao toque acima do console central, possuem um acabamento em painel preto. Elas destacam o design largo e calmo do interior, com sua arquitetura b√°sica predominantemente horizontal. Diversos layouts est√£o dispon√≠veis para os monitores apresentarem as fun√ß√Ķes, dependendo da prefer√™ncia do motorista, incluindo pain√©is de instrumento virtuais, mapas de navega√ß√£o f√°ceis de ler, com informa√ß√Ķes sobre a autonomia, ou diversos menus de fun√ß√£o de entretenimento informativo. Eles s√£o controlados via tela sens√≠vel ao toque, com feedback t√°til.

Com o carro conceito, os designers deliberadamente seguiram a rota do uso consistente de materiais sustent√°veis ‚Äď uma declara√ß√£o clara de design automotivo contempor√Ęneo. Produtos advindos de animais n√£o s√£o utilizados: o Audi e-tron GT possui um interior vegano. Couro sint√©tico e sofisticado √© utilizado nos assentos e em outras superf√≠cies de acabamento. Tecidos feitos de fibra reciclada s√£o colocados nas almofadas, bem como nos apoios de bra√ßo e no console central. Material de microfibra adorna o forro e o acabamento dos pilares da janela. At√© os carpetes felpudos do piso s√£o feitos de fio Econyl sustent√°vel, uma fibra reciclada feita a partir de redes de pesca usadas.

Com dois compartimentos de bagagem, o Audi e-tron GT oferece √≥timas e diversas op√ß√Ķes para um Gran Turismo. Ele faz o uso total de sua vantagem de conceito como um autom√≥vel el√©trico com unidades de acionamento compactas. O porta-malas oferece at√© 450 litros de capacidade de bagagem. Embaixo do cap√ī, h√° mais 100 litros.

Alimenta√ß√£o do sistema de 434 kilowatts (590 cvs). Esse √© um n√ļmero impressionante para um motor totalmente el√©trico. O Audi e-tron GT √© um quattro genu√≠no e, para ser mais preciso, j√° que n√£o h√° liga√ß√£o mec√Ęnica entre o eixo dianteiro e o traseiro, o sistema de controle eletr√īnico coordena o motor entre os eixos, bem como entre as rodas esquerda e direita. Isso significa tra√ß√£o otimizada e apenas a quantidade desejada de deslizamento.

O ve√≠culo faz de 0 a 100 km/h (0-62 mph) em 3,5 segundos e chega a 200 km/h (124,3 mph) em pouco mais de 12 segundos. A velocidade m√°xima √© regulada a 240 km/h (149,1 mph) para maximizar o alcance. Uma caracter√≠stica √© a op√ß√£o de utilizar por completo o potencial de acelera√ß√£o do motor diversas vezes e sucessivamente. Enquanto em outros carros o motor √© alternado para sobremarcha por conta de considera√ß√Ķes t√©rmicas, o Audi e-tron GT pode fornecer ao motorista o potencial completo em ambos os motores e a bateria, gra√ßas √† estrat√©gia de resfriamento sofisticada.

O alcance √© de mais de 400 quil√īmetros. A energia exigida do motor vem de uma bateria de l√≠tio-√≠on com um teor energ√©tico de mais de 90 kWh. A vantagem decisiva desse design √© o centro de gravidade extremamente baixo do carro ‚Äď em compara√ß√£o com o do Audi R8 ‚Äď que, por sua vez, se beneficia decisivamente de manuseio din√Ęmico. A condu√ß√£o de todas as rodas faz disso uma s√≠ntese perfeita de agilidade semelhante a um carro esportivo, aumentadas por estabilidade de dire√ß√£o excelente.

O sistema de recupera√ß√£o aumenta o alcance em at√© 30% nos ve√≠culos el√©tricos Audi ‚Äď isso √© essencial, mesmo em um carro esportivo como o conceito Audi e-tron GT. A recupera√ß√£o envolve ambos motores el√©tricos e o sistema de controle de freio integrado eletro-hidraulicamente.

Modos de recupera√ß√£o diferentes s√£o combinados com recupera√ß√£o por meio de rolagem com acionamento manual, utilizando os shift paddles, e recupera√ß√£o por meio de rolagem com acionamento autom√°tico via assist√™ncia de efici√™ncia preditiva, al√©m de recupera√ß√£o do freio com transi√ß√£o suave entre desacelera√ß√£o el√©trica e hidr√°ulica. At√© 0,3 g, o conceito Audi e-tron GT recupera energia exclusivamente via motores el√©tricos, sem utilizar o freio convencional ‚Äď que abrange mais de 90% de todas as desacelera√ß√Ķes. Como resultado, a energia √© retroalimentada √† bateria em, praticamente, todas as manobras normais de frenagem. Os freios de rodas s√£o envolvidos apenas quando o motorista desacelera em mais de 0,3 g utilizando o pedal do freio. O Audi e-tron GT conta com discos de cer√Ęmica de alto desempenho, que tamb√©m operam com m√ļltiplas desacelera√ß√Ķes extremas sem comprometer o desempenho de frenagem.

A bateria no Audi e-tron GT pode ser carregada de diversas maneiras: utilizando um cabo que √© conectado por tr√°s da aba localizada no painel lateral frontal esquerdo, ou por meio de indu√ß√£o sem contato, com o Audi Wireless Charging. Neste √ļltimo, um carregamento com bobina integrada √© instalado permanentemente no piso onde o carro ser√° estacionado e conectado √† fonte de energia. O campo magn√©tico alternado induz uma tens√£o alternada na bobina secund√°ria acoplada no piso do carro, ao longo da caixa de ar. Com uma pot√™ncia de carga de 11 kW, o Audi e-tron GT pode ser completamente carregado de maneira conveniente durante a noite.

O carregamento com fio √© muito mais r√°pido, j√° que o coup√© de quatro portas possui um sistema de 800 volts. Isso reduz substancialmente os tempos de carga em compara√ß√£o com sistemas convencionais que est√£o sendo utilizados na atualidade. Desse modo, leva cerca de 20 minutos para recarregar a bateria at√© 80% de sua capacidade, fornecendo assim, um alcance de mais de 320 quil√īmetros (198,8 mi) (WLTP). O carro pode, no entanto, tamb√©m ser recarregado em pontos de carga com tens√Ķes menores.

A marca dos quatro anéis lançou sua ofensiva elétrica com a estreia mundial do SUV totalmente elétrico Audi e-tron em setembro passado. Até 2025, a Audi oferecerá 12 automóveis com motor totalmente elétrico nos mercados mais importantes mundialmente e alcançará aproximadamente um terço de suasvendas com modelos elétricos. Os SUVs dentro desse portfólio incluem o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback, que devem estrear em 2019. Além disso, haverá uma gama de modelos com design carroceria clássico, como o Avant e Sportback. A gama abrangerá todos os segmentos de mercado relevantes, da classe de compactos até a de tamanho completo.

O carro conceito de exposição Audi e-tron GT mostrado no Los Angeles Auto Show 2018 tem tecnologia desenvolvida em colaboração com a Porsche. O design e o caráter dele estão cheios de elementos que possuem o DNA inconfundível da Audi. O projeto será desenvolvido para modelos de produção serial até o final de 2020.As primeiras entregas serão feitas a clientes no início de 2021.

Outro projeto em conjunto de Audi e Porsche √© a Plataforma El√©trica Premium (PPE). Ela ser√° a base para m√ļltiplas fam√≠lias de modelos Audi, com motor totalmente el√©trico, abrangendo segmentos de alto volume B at√© D.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil

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