Avaliação РFiat Cronos Precision 1.8 E.Torq AT6 Flex 2018

Postado em: 23, novembro 2018 por Mike Gissel

Fotos: Marcus Lauria

A pouco tempo atr√°s andamos no Cronos com c√Ęmbio manual e dessa vez tivemos a chance de andar na vers√£o autom√°tica, tamb√©m na vers√£o Precision, s√≥ que um pouco mais completa e com mais itens de s√©rie. Como todos sabem, ou pelo menos a maioria dos leitores desconfiam, o Fiat Cronos vem para atender √†s fam√≠lias que gostaram do hatch Argo, mas precisam de mais espa√ßo – sobretudo para bagagem, da√≠ a cria√ß√£o da vers√£o sed√£.

A vers√£o sed√£ do Argo n√£o √© diferente do hatch s√≥ no nome ou pelo porta-malas maior, mas tamb√©m pelo par de vincos extra do cap√ī, terminando um pouco mais avan√ßado em rela√ß√£o √† grade. Al√©m do pequeno detalhe da parte negra em formato de ondas senoidais da grade dianteira.

A grade na parte de baixo, na linha inferior do para-choque, ainda é mais afilada e longa, pois não divide espaço com os faróis de neblina, estes reposicionados mais para as laterais, logo abaixo dos faróis principais. Visto de traseira, suas lanternas lembram muito as do Audi A3, que são em LED e bipartidas conferindo um aspecto requintado.

Por dentro o Cronos √© parecido com a do Argo. Se no hatch isso significa uma oferta de espa√ßo um pouco acima da m√©dia, entre os sed√£s a hist√≥ria muda ao manter os mesmos 2,52 metros de entre-eixos do Argo. O comprimento, no entanto, explica o maior porte do Cronos: s√£o 4,36 metros. Estes n√ļmeros tamb√©m explicam o enorme porta-malas do Cronos: 525 litros, maior at√© do que o do seu concorrente mais recente, o Volkswagen Virtus, com 521 litros.

Verificando os detalhes internos, as diferen√ßas em rela√ß√£o ao Argo s√£o sutis, como a superf√≠cie da faixa decorativa central do painel √© fosca, na cor vinho ‚Äď a do hatch √© prateada. Para acompanhar o desenho das novas portas traseiras, mais alongadas, o banco tamb√©m √© exclusivo.

Bem equipado, o Cronos Precision avaliado vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travas elétricas, rodas de aço com calotas aro 15 polegadas, pneus 185/60 R15, volante com regulagem de altura, airbag duplo, freios com ABS e EDB, temporizador dos faróis, chave canivete, computador de bordo, retrovisores com ajustes internos, preparação para som, banco do motorista com regulagem de altura, cintos de 3 pontos, Isofix, apoios de cabeça para todos, rádio Connect com USB/Aux/Bluetooth, volante com comandos de mídia e telefonia, monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.

Al√©m de controles de estabilidade e tra√ß√£o e indicador de press√£o dos pneus, e custa R$ 69.990. Mas os pacotes com rodas aro 17, ar digital, couro, chave presencial, retrovisor interno eletrocr√īmico, airbags laterais e c√Ęmera de r√© s√£o opcionais que podem levar o pre√ßo final do Cronos a cerca de R$ 80.000. Opcionais: Kit Style ‚Äď R$ 3.700, Side Bags ‚Äď R$ 2.670, Kit Tech ‚Äď R$ 4.110 e C√Ęmera de r√© ‚Äď R$ 670.

Dirigindo a semelhan√ßa com o Argo vem do acerto macio de suspens√£o. Mas a engenharia da marca italiana se apressa em destacar que molas e amortecedores s√£o pr√≥prios, com calibragem para se adequar √† massa e din√Ęmica do sed√£. Assim como o bom equil√≠brio entre conforto e estabilidade do Argo. Foi percebido uma leve sa√≠da de frente no limite de contorno das curvas de raio longo, mas a carroceria inclina em n√≠vel aceit√°vel. Em caso de precisar frear mais forte, o Cronos repete o bom equil√≠brio, mesmo com um mergulho um pouco fora dos padr√Ķes, mas a traseira n√£o flutua, se mantendo sob controle.

Um dos problemas verificados durante o teste fica por conta dos pneus de perfil baixo (205/45 R17), que fazem com que parte das imperfei√ß√Ķes do asfalto cheguem √† cabine em n√≠vel pouco acima do ideal, mas nada insuport√°vel.

Sob o cap√ī est√° o j√° conhecido e defasado (em rela√ß√£o aos motores do resto do mundo) motor de 1.8 litro E.torQ Evo com 16V e 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm. No torque, 18,8 kgfm no primeiro e 19,3 kgfm, obtidos em 3.750 rpm. Que trabalha em conjunto com o √≥timo c√Ęmbio autom√°tico Aisin de seis marchas. Com bloco de ferro fundido e comando de v√°lvulas simples (apesar do cabe√ßote multiv√°lvulas) e sem varia√ß√£o, o propulsor aspirado fornece for√ßa linear. Exibe um ronco mais abafado, que segundo a marca faz de 0 aos 100 km/h em 9,2 s com etanol e 9,6 s com gasolina, al√©m de chegar perto dos 200 km/h de velocidade m√°xima. Seu consumo segundo o Inmetro, ficou assim em Cidade/Estrada com Gasolina 10,3/13,3 km/l e com Etanol 7,2/9,6 km/l respectivamente.

Uma das novidades do Cronos e a oferta para o p√ļblico PCD, mas apenas nas cores Preto Vulcano, Vermelho alpine e Branco Banchisa, esse modelo na configura√ß√£o padr√£o, ou seja, sem opcionais, parte de R$ 69.990,00, j√° para o p√ļblico PCD, sai por R$ 50.830,00(Com isen√ß√£o de IPI, ICMS e 7% de incentivo-Fiat).

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.7

Combust√≠vel √Ālcool             Gasolina

Pot√™ncia (cv)             139     135

Torque (kgf.m)          19,3    18,8

Velocidade M√°xima (km/h)            196     195

Tempo 0-100 (s)      9,9     

Consumo cidade (km/l)       7,2      10,3

Consumo estrada (km/l)      9,6      13,3

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira           Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)    1.516

Largura (mm)            1.726

Comprimento (mm) 4.364

Peso (Kg)      1.271

Tanque (L)     48

Entre-eixos (mm)      2.521

Porta-Malas (L)        525

Ocupantes     5

*Dados do fabricante

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