Coluna Fernando Calmon РPODER DE SEDUÇÃO

Postado em: 16, novembro 2018 por Fernando Calmon

Sal√£o do Autom√≥vel de S√£o Paulo completa 30 edi√ß√Ķes e at√© o pr√≥ximo dia 18 continuar√° a seduzir multid√Ķes. As pessoas permanecem fortemente atra√≠das por carros. Entre as raz√Ķes est√£o comodidade, liberdade, agilidade e taxa de motoriza√ß√£o ainda baixa, se comparada a de outros pa√≠ses, inclusive vizinhos, como Argentina. Este ano ficar√° marcado pela san√ß√£o presidencial do programa Rota 2030, no dia da inaugura√ß√£o oficial. Sua import√Ęncia ser√° analisada na Coluna da pr√≥xima semana.

O maior n√ļmero de novidades vem da Volkswagen. A mais escondida, agora revelada em vers√£o pr√≥xima √† final, √© a picape de cabine dupla cujo nome provis√≥rio, Tarok, pode ser at√© o escolhido em 2020. De porte praticamente igual ao da Toro, incluir√° motoriza√ß√£o Diesel (tra√ß√£o 4×4, 1 tonelada de carga) e turboflex 1,4 L. Recurso interessante √© o alongamento da ca√ßamba ao rebater a divis√≥ria met√°lica interna, poss√≠vel por ter constru√ß√£o monobloco, no caso derivada do Golf. P√ļblico pode ver de perto tamb√©m o SUV compacto T-Cross (lan√ßamento em abril 2019) e a dupla Polo GTS/Virtus GTS com motor turboflex 1,4 L/150 cv e c√Ęmbio autom√°tico de seis marchas.

Fiat tamb√©m chama aten√ß√£o com o modelo-conceito Fastback que d√° pistas para seu primeiro SUV m√©dio e de pr√≥xima reestiliza√ß√£o frontal da Toro. Sua dist√Ęncia entre eixos, 2,69 m, √© praticamente a mesma do futuro SUV argentino VW Tarek. O modelo final, previsto para 2020, n√£o ter√° linha de teto t√£o elegante e ser√° um pouco maior que o Jeep Compass. A fabricante exibiu e importar√° da It√°lia umas 500 unidades do SUV compacto 500X, cuja arquitetura √© a mesma do Renegade.

Ford aproveitou o Sal√£o para exibir o SUV m√©dio Territory, projetado na China. Pela boa rea√ß√£o do p√ļblico dever√° import√°-lo, mas este e prov√°vel vers√£o de sete lugares t√™m grande chance de produ√ß√£o na Argentina. A onda SUV foi encapelada tamb√©m pela CAOA Chery. Exibe os Tiggo 5X, 7 e 8 (este de sete lugares).

Tr√™s fabricantes apresentam e v√£o importar modelos el√©tricos. Os m√©dios Chevrolet Bolt (R$ 175.000) e Nissan Leaf (R$ 178.400), al√©m do compacto Renault Zoe (R$ 149.900). Apesar de recente redu√ß√£o de carga fiscal, ainda custam cerca do dobro de ve√≠culos convencionais equivalentes. Ent√£o, espere uma marolinha, n√£o uma onda ‚Äúel√©trica‚ÄĚ. Audi, CAOA Chery, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes e VW tamb√©m apresentaram modelos desse tipo. Lexus, por sua vez, anunciou que todo o seu portf√≥lio de importados em 2019 ser√° apenas de h√≠bridos, solu√ß√£o mais coerente.

Supercarros drenam o m√°ximo de curiosidade no Espa√ßo dos Sonhos. Destaque maior para o Mercedes-Benz AMG One, modelo mais caro j√° exibido no Sal√£o: quase R$ 12 milh√Ķes. Pot√™ncia de 1.054 a 1.248 cv, torque ainda sob sigilo (motor √© o mesmo da F-1) e apenas duas unidades reservadas ao Brasil. McLaren Senna n√£o fica muito atr√°s com 800 cv por R$ 8,5 milh√Ķes. Nesse n√≠vel, h√° pre√ßos at√© ‚Äúatraentes‚ÄĚ: Ferrari 488 Pista, 710 cv (R$ 3,7 milh√Ķes) e Porsche 911 GT2, 700 cv (R$ 2,2 milh√Ķes).

Outra boa notícia anunciada no Salão: mais investimentos no País. BMW produzirá os novos Série 3 e X4, em Araquari (SC) e a Mitsubishi, o novo Eclipse Cross, em Catalão (GO).

ALTA RODA

Outubro, com mais dias √ļteis, ajudou no resultado de vendas de ve√≠culos leves e pesados. Anfavea j√° admite que o ano de 2018 ser√° melhor que suas duas previs√Ķes ao longo do ano. No acumulado dos dez primeiros meses em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2017, venderam-se 2,1 milh√Ķes de unidades, 15,3% a mais. Estoques totais de 34 dias, dentro da normalidade.

Produ√ß√£o tem sido afetada por forte e abrupta queda do mercado argentino. Ainda assim est√° 9,9% acima do ano passado, na mesma compara√ß√£o. Exporta√ß√Ķes mostram recuo de 10,9% em volume e 2,3% em valores. Em 2018, dever√£o ser produzidos 3 milh√Ķes de ve√≠culos, o que significa ociosidade em torno de 30%. M√≠nimo aceit√°vel √© de 20% (em dois turnos).

Golf Variant √© op√ß√£o esquecida pelo mercado, por√©m altamente racional e muito agrad√°vel de dirigir, tanto em cidade quanto em viagens. Apenas os alem√£es, ao redor do mundo, ainda valorizam as stations, entre outros fatores por suas boas estradas. Nada que ofere√ßa 605 litros no porta-malas tem comportamento din√Ęmico e desempenho semelhantes, na medida certa.

Mais uma combina√ß√£o de tra√ß√£o el√©trica. Mercedes-Benz anunciou que vai ceder, para frotistas espec√≠ficos na Alemanha, unidades do GLC dotadas de pilha a hidrog√™nio e bateria recarreg√°vel em tomada. Programa de testes come√ßar√° em 2019. At√© hoje nenhum fabricante havia pensado em associar as duas op√ß√Ķes. Empresa n√£o informou o pre√ßo desse arranjo t√©cnico.

Rodas de aço com supercalotas estilizadas e fixadas solidamente ao aro têm sido alternativa às rodas de liga de alumínio. Estas permitem desenhos mais ousados, mas custo é maior e diferença de peso tornou-se bem menor hoje (em alguns casos, as de aço são até 15% mais leves). Iochpe-Maxion produz 250.000 dessas rodas de aço, por ano, para dois carros e uma picape.

Contatos do autor: fernando@nullcalmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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