Twin customizada da Royal Enfield supera 252 km/h em Bonneville Salt Flats

Postado em: 13, novembro 2018 por Redacao

A busca pela velocidade e pela excelência é uma grande paixão dos motociclistas. E foi em busca de ambos que a Royal Enfield, líder global no segmento de motocicletas de média cilindrada, competiu na Bonneville Salt Flats, em Salt Flats, nos EUA, e alcançou a velocidade recorde de 252,752 km/h com uma máquina projetada especificamente para o evento. A motocicleta Bonneville Racer foi desenvolvida em colaboração com a S&S Cycle e a Harris Performance e mostra todo o potencial dos novos motores de 650cc de dois cilindros da Royal Enfield, reforçando a reputação e o potencial de customização dos modelos da marca.

A Bonneville Racer foi uma das iniciativas mais inovadoras de customiza√ß√£o promovidas pela Royal Enfield. O projeto do motor para o foi desenhado pela americana S&S Cycle, que tem experi√™ncia em ajustar motores e coloc√°-los em testes em Salt Flats. A brit√Ęnica Harris Performance contribuiu com sua experi√™ncia em design de chassis. A empresa j√° havia produzido chassis para modelos de Gran Prix e Superbike, pilotados por alguns dos melhores pilotos do mundo, e este foi o primeiro produzido para testes de velocidade do g√™nero.

As equipes seguiram as exigências do time de design da Royal Enfield, começaram a trabalhar e, alguns meses depois, a Bonneville Racer estava pronta para ser testada no sal.

O feito memor√°vel foi alcan√ßado por Cayla Rivas, uma jovem de 18 anos com caracter√≠sticas de pilotagem extremamente din√Ęmicas e confiantes ‚Äď e foi a soma dessas caracter√≠sticas com a compet√™ncia da equipe de engenharia e design da marca que levaram a essa conquista. A Bonneville Racer passou por 22 testes antes de atingir a velocidade recorde de 212,4 km/h sem √≥xido nitroso. A capacidade do motor, contudo, levou a equipe a tentar ainda mais velocidade. Mudan√ßas no sistema de transmiss√£o, ajuste de dist√Ęncia entre eixos e outras pequenas mudan√ßas trouxeram a velocidade m√°xima final de mais de 255.8 km/h, com uma velocidade m√©dia recorde de 252,752 km/h ‚Äď recorde ainda com confirma√ß√£o pendente por parte da Federa√ß√£o Internacional de Motociclismo (FIM).

A Bonneville Racer √© um marco para a Royal Enfield e demonstra na pr√°tica as capacidades do novo motor. √Č uma prova de que a plataforma tem uma base extremamente flex√≠vel e que a marca conta com uma excelente equipe, cuja paix√£o, experi√™ncia e disposi√ß√£o torna quaisquer desafios poss√≠veis de serem superados.

Modifica√ß√Ķes do motor:

– Kit de pist√Ķes para alta compress√£o S&S
– Kit de cilindros especiais S&S
– Bielas Forjadas S&S
– Corpo de borboleta especial S&S
– Comando de V√°lvulas S&S
– M√≥dulo eletr√īnico e fia√ß√£o S&S
– Kit de Transmiss√£o S&S
– Injetor de alto fluxo S&S
РBronzinas de alta resistência S&S
РAumento da taxa de compressão com retrabalho no cabeçote S&S

– Tensionador da corrente de comando manual S&S

– Power Shifter- Translogic

– Embreagem de alta performance

– √ďxido Nitroso ‚Äď Nitrous Express

O Centro Técnico da Royal Enfield no Reino Unido (UKTC) foi representado por Adrian Sellers, Gerente de programa; Pete Wycherly e Valentin Benzi, responsáveis pela realização de design e gráficos. A equipe de Design Industrial gerenciou o projeto como parte da iniciativa contínua da marca em produzir projetos personalizados, com o objetivo de encontrar maneiras novas de surpreender as pessoas com as motocicletas da Royal Enfield. Nas responsabilidades da equipe ficaram o estímulo, a gestão e o design inicial da Bonneville Racer, além da produção do corpo de fibra de carbono e trabalho de pintura.

J√° a S&S Cycle (http://www.sscycle.com) teve Jeff Bailey, Gene Dlask e o presidente Paul Langley como membros participantes do projeto, Eles foram os respons√°veis pelas modifica√ß√Ķes e ajustes do motor e instala√ß√£o e administra√ß√£o do √≥xido nitroso. A empresa tem apostado no desempenho dos motores V-Twin, fabricando e acelerando pe√ßas de melhoria de desempenho no mesmo local da cidade de Viola, nos EUA, onde tudo come√ßou em 1958. Suas comprova√ß√Ķes de confiabilidade e resultados consolidaram sua reputa√ß√£o ao longo dosanos.

Lester Harris, Tim Allan e toda a equipe da Harris Performance (http://www.harris-performance.com) foram os responsáveis pela especificação, design e montagem do chassi; e fabricação de quadros. Com mais de 40 anos de experiência, a empresa é uma das principais do mundo em design e construção de chassis para corridas de motocicletas. Já forneceu chassis para alguns dos melhores pilotos da história do esporte e agora é uma subsidiária da Eicher Motors Рparte essencial do programa de desenvolvimento de chassis da Royal Enfield.

Nascida em Fresno, nos EUA, Cayla Rivas cresceu em meio a motocicletas de corridas de arrancada e outros eventos de velocidade assistindo seu pai, Chris Rivas. Foi assim que desenvolveu sua paix√£o por motociclismo ao longo da vida. Ela come√ßou uma carreira de corridas em 2012, aos 12 anos, no Bonneville Salt Flats, em Utah, nos EUA. Em sua primeira tentativa, Cayla pilotou um V-Twin de 250cc preparado sob medida por seu pai e estabeleceu o recorde de 99,7 km/h na categoria. Atualmente, Cayla possui 12 recordes de velocidade em Bonneville e em El Mirage Dry Lake, com uma velocidade m√°xima de mais de 225,3 km/h. Com a Bonneville Racer, ela ter√° ser√° seu 13¬ļ recorde e uma nova velocidade m√°xima, caso a confirma√ß√£o pendente seja outorgada pela FIM.

Fonte: CDI Comunicação Corporativa

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