Volkswagen Gol GTI comemora 30 anos de lançamento

Postado em: 9, novembro 2018 por Redacao

A Volkswagen do Brasil comemora os 30 anos do Gol GTi – um dos esportivos mais icĂ´nicos do mercado brasileiro e que trouxe inovações para a indĂşstria nacional. O Gol GTi foi a principal atração do estande da Volkswagen do Brasil no SalĂŁo do AutomĂłvel de 1988, tendo sido o primeiro modelo produzido no Brasil equipado com injeção eletrĂ´nica de combustĂ­vel.

O esportivo adotava o motor quatro-cilindros 2.0 – que desenvolvia potĂŞncia de 120 cv a 5.600 rpm, com torque máximo de 180 Nm (18,4 kgfm) a 3.200 rpm, associado a uma transmissĂŁo manual de cinco marchas. AlĂ©m da injeção eletrĂ´nica computadorizada, o Gol GTi tinha várias mudanças mecânicas. Entre elas, tuchos hidráulicos (para reduzir ruĂ­dos e dispensar regulagens), novos pistões, filtro de ar de maior capacidade, coletor de admissĂŁo, bomba de Ăłleo de maior vazĂŁo, injetores de Ăłleo no bloco do motor para refrigerar os pistões e novo comando de válvulas (as de admissĂŁo passaram de 38 mm para 40 mm de diâmetro). A taxa de compressĂŁo subiu de 8,9:1 para 10:1 e o escapamento foi redesenhado. A caixa de câmbio tambĂ©m recebeu alterações.

A primeira edição tinha produção limitada, e em cor única: Azul Mônaco, perolizada. O esportivo tinha detalhes em preto fosco e aerofólio na cor da carroceria. Os para-choques e as faixas laterais eram na cor cinza prata, com filetes na cor Azul Cobalto. Na traseira, eram novas as lanternas, escurecidas, e o suporte de placa, com moldura em plástico preto. Completavam o visual os faróis de longo alcance e os de neblina. O Gol GTi era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 185 km/h.

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito