SDA 2018: Conceito Xmotion Concept revela a nova geração das tecnologias da Nissan Intelligent Mobility

Postado em: 9, novembro 2018 por Redacao

A Nissan apresentou hoje, no 30¬ļ Sal√£o Internacional do Autom√≥vel de S√£o Paulo, o Xmotion Concept, uma viagem explorat√≥ria ao mundo do design que resulta em um revolucion√°rio SUV, baseado no longo curr√≠culo da marca no segmento de utilit√°rios esportivos e crossovers de ponta.

Apresentado pela primeira vez na edi√ß√£o deste ano do Sal√£o de Detroit, nos EUA, o Xmotion Concept (pronuncia-se “cross motion”, em ingl√™s) faz sua estreia na Am√©rica Latina. O conceito acomoda seis passageiros em tr√™s fileiras de bancos. A ideia do design da Nissan com o modelo foi fundir a cultura e a arte tradicional japonesa, a praticidade do estilo ocidental e a nova gera√ß√£o das tecnologias da Nissan Intelligent Mobility.

Revelando o futuro do design da Nissan, o estilo atraente do Xmotion Concept apresenta um aspecto imponente e din√Ęmico, cuja beleza escultural sutil inclui detalhes exclusivos em forma de U e uma ousada evolu√ß√£o da grade V-motion, que caracteriza a assinatura dos modelos da Nissan.

O visual minimalista do Xmotion Concept contrasta com o desenho das rodas robustas e dos pneus projetados para todo tipo de terreno. Assim como o restante do ve√≠culo, as rodas com design inspirado em ferramentas mec√Ęnicas e os pneus se apresentam como um √ļnico elemento, com a banda de rodagem fisicamente laminada sobre as rodas de liga de alum√≠nio de 21 polegadas. Outros itens do design externo incluem uma “caixa de teto” retr√°til e os exclusivos far√≥is traseiros inspirados na arte japonesa de trabalho em madeira.

Gra√ßas √† grande dist√Ęncia entre eixos, j√° que as rodas e pneus foram posicionados nas extremidades da carroceria, o Xmotion Concept permitiu a cria√ß√£o de um layout renovado para acomodar os passageiros, com configura√ß√£o do tipo 4+2. Com tr√™s fileiras de bancos individuais posicionados lado a lado, o layout foi projetado para oferecer o espa√ßo perfeito para acomodar um jovem casal, outro casal e duas crian√ßas ou animais de estima√ß√£o na terceira fileira.

O design interno todo trabalhado lembra uma paisagem japonesa, prestando uma homenagem √†s ra√≠zes da marca, ao mesmo tempo em que incorpora avan√ßadas interfaces gr√°ficas e tecnologias de condu√ß√£o aut√īnoma.

Do lado de dentro, o assoalho apresenta a imagem de um rio, enquanto que o console central faz as vezes de ponte. Parte central do design interno, o console foi produzido por meio da técnica tradicional de arquitetura japonesa conhecida como kanawa tsugi, um tipo de carpintaria utilizada na construção de templos e santuários religiosos.

Já o design do painel de instrumentos é uma interpretação moderna da técnica tradicional de trabalho em madeira chamada de kigumi. A estrutura feita por meio desta técnica no painel e no console do Xmotion Concept lembra uma estrutura óssea robusta, transmitindo uma sensação de proteção e força.

Internamente, o Xmotion Concept tamb√©m inclui um total de 7 displays digitais. Al√©m das tr√™s telas principais, displays localizados √† esquerda e √† direita se estendem pela largura do painel de instrumentos. Foi instalado, ainda, um “espelho digital de ambiente” no teto e um display no console central.

Os displays e o sistema de infotainment podem ser controlados por gestos e movimentos oculares. Com controles intuitivos e acesso por comando de voz, o sistema permite que o condutor se concentre apenas na dire√ß√£o, oferecendo acesso a uma s√©rie de informa√ß√Ķes de forma inteligente, f√°cil e segura.

Fonte: NissanNews.com.

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito