Avali√ß√£o ‚Äď Peugeot 5008 1.6 THP Griffe Pack Aut. 2018

Postado em: 9, novembro 2018 por Marcus Lauria

Fotos Marcus Lauria

Ap√≥s a chegada, em fevereiro, do Peugeot 3008 Griffe Pack ‚Äď a vers√£o mais equipada do modelo eleito o ‚ÄúCarro do Ano‚ÄĚ na Europa em 2017 e vencedor de diversos outros pr√™mios tamb√©m no Brasil. Chega ao mercado o Novo SUV 5008 que chega nas vers√Ķes Griffe e GriffePack ‚Äď conta com a mesma plataforma do 3008.

A grande novidade fica por conta do amplo espaço interno, um compartimento de bagagem de 780 litros, uma segunda fileira ajustável composta por três bancos independentes, além de dois bancos retráteis e removíveis na terceira fileira. Com seus quase 20 cm a mais de comprimento, ele é um utilitário esportivo que acomoda até sete passageiros.

Dotado de uma modularidade e de equipamentos (mesinhas dos bancos traseiros, persianas de prote√ß√£o solar, porta objetos no assoalho da segunda fileira). O comprimento √© regul√°vel em uma extens√£o de 150 mm, o que permite ajustar o espa√ßo interno ou de carga do porta-malas. O aumento da dist√Ęncia entre eixos proporciona um generoso espa√ßo para as pernas em todos os casos (um aumento de aproximadamente 60mm, o maior do segmento). A inclina√ß√£o √© regul√°vel em cinco posi√ß√Ķes e os bancos t√™m um apoio de cabe√ßa que n√£o encobre a vis√£o traseira na posi√ß√£o baixa ‚Äď quando o banco n√£o est√° ocupado.

Os dois bancos laterais da segunda fileira t√™m um comando que facilita o acesso aos bancos da terceira fileira. Localizado na parte superior do encosto, ele permite ser inclinado e deslizar a base do banco para a frente com um simples gesto, liberando espa√ßo suficiente para acessar a terceira fileira. O 5008 chegou para fechar com chave de ouro o clico de SUVs da marca francesa, com capacidade para sete passageiros o 5008 nada mais √© que um 3008 alongado e com pequenas mudan√ßas a partir da coluna ‚ÄúC‚ÄĚ. A partir dali, usando a mesma plataforma do 3008, o 5008 oferece mais espa√ßo para as pernas e com os bancos rebatidos oferece um amplo espa√ßo para oi porta-malas.

A terceira fileira √© composta por dois bancos retr√°teis guardados no piso do porta-malas. Dois flaps articulados em tr√™s se√ß√Ķes cobrem os dois bancos quando dobrados, propiciando uma superf√≠cie de carga perfeitamente plana. Esses bancos acrescentam um elemento novo e engenhoso, in√©dito no segmento e que permite aumentar rapidamente o espa√ßo de carga.

A concep√ß√£o interna do novo 5008 ainda favorece um grande n√ļmero de porta-objetos e espa√ßos espalhados em seu interior, como o porta-luvas de cerca de oito litros e um console central refrigerado. Sua silhueta alongada e din√Ęmica, refor√ßada pelos arcos laterais, transmite esportividade e eleg√Ęncia, com muita personalidade, destacada pelo conjunto Black Diamond. Seja qual for a cor do modelo, o teto e os retrovisores pretos do Black Diamond (na vers√£o Pack) refor√ßam as linhas do SUV.

De curvas agrad√°veis, tamb√©m n√£o abre m√£o da funcionalidade ‚Äď com um assoalho de carga baixo ‚Äď e de um acabamento cromado. Sob o vidro traseiro vertical, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED. Elas t√™m as tr√™s ‚Äúgarras‚ÄĚ caracter√≠sticas que constituem a inconfund√≠vel assinatura visual da Peugeot ‚Äď tanto de dia quanto de noite.

O cap√ī longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele √© prolongado por um para-brisas, posicionado atr√°s do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos far√≥is. A linha de cintura segue sendo altae a propor√ß√£o entre a carroceria e as superf√≠cies envidra√ßadas aumentou consideravelmente, mas o tra√ßo √© sublinhado com eleg√Ęncia e fluidez, tornando o perfil mais leve.

O utilit√°rio esportivo ser√° vendido em quatro op√ß√Ķes de cores, sendo tr√™s met√°licas e uma especial. S√£o elas: Cinza Artanse, Emerald Crystal, Preto Perla Nera e Branco Nacr√© (perolizada). O espetacular cluster digital customizado de 12,3‚ÄĚ √© um dos destaques em termos de tecnologia. O conjunto totalmente tecnol√≥gico √© a mais recente evolu√ß√£o do Peugeot i-Cockpit¬ģ que ganhou o sobrenome 2.0. Um conceito inovador que revoluciona os c√≥digos tradicionais de condu√ß√£o.

A grande tela de √ļltima gera√ß√£o sens√≠vel ao toque de 8” √© como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e disp√Ķe da tecnologia capacitiva, que torna sua utiliza√ß√£o mais reativa e pr√°tica. Ele tem seis elegantes teclas chamadas de toggle switches que proporcionam um acesso direto √†s principais fun√ß√Ķes de conforto: r√°dio, climatiza√ß√£o, navega√ß√£o, par√Ęmetros do ve√≠culo, telefone e aplicativos m√≥veis.

O volante Sportdrive, que remete ao universo do automobilismo, √© compacto, com aro e base achatados, que facilitam a pegada, al√©m de um campo de vis√£o desimpedido e mais espa√ßo para as pernas. O sistema pneum√°tico com oito bolsas de ar proporciona uma experi√™ncia singular, com cinco tipos de massagens diferentes que podem ser selecionados separadamente pelo condutor e passageiro diretamente em um bot√£o exclusivo, situado na estrutura do banco. Os cinco modos dispon√≠veis s√£o: CatPaw (Patas de Gato): sequ√™ncia do tipo ‚Äúcatpaw‚ÄĚ (oito bolsas); Onda: onda ascendente (oito bolsas); √Ārea: √°rea superior (ombros) e inferior (lombar) (oito bolsas); Lombar: massagem lombar (quatro bolsas) e Ombros: √°rea dos ombros (quatro bolsas).

Com um n√≠vel de equipamentos superior aos ve√≠culos de sua categoria dispon√≠veis no mercado, o Novo 5008 privilegia n√£o s√≥ o espa√ßo e o design, como tamb√©m a seguran√ßa. No caso da vers√£oGriffe Pack, o ve√≠culo conta com ajuda √† condu√ß√£o de √ļltima gera√ß√£o e a inclus√£o de m√ļltiplos ADAS ‚Äď Advanced Driver Assistance System.

Antes de dirigir o 5008 ajusto com facilidade, espelhos retrovisores, banco (el√©trico) e volante (regul√°vel em altura e profundidade), a partir dali foi s√≥ desfrutar do √≥tmo conforto oferecido para o motorista e passageiros, bancos em couro (de verdade) macios, que oferecem at√© massagem. Al√©m do acabamento de primeira nos revestimentos das portas e tablier. O cluster digital √© de f√°cil leitura que pode ser adaptado de acordo com o seu gosto pessoal com alguns toques nas teclas do volante, esse inclusive de √≥tima empunhadura e de tamanho ideal. O modelo se manteve est√°vel nas curvas em todo o percurso e tem uma excelente ac√ļstica, n√£o se ouve nada do lado de fora, imperando o sil√™ncio √† bordo.

Sob o cap√ī est√° o j√° conhecido motor 1.6 THP de 165 cv, abastecido apenas com gasolina possui um torque que surge com as 1.400 rpm. Para dar o suporte devido ao motor, est√° o c√Ęmbio autom√°tico de seis marchas equipado com o novo comando por impulso el√©trico e o modo Sport d√£o maior reatividade e dinamismo ao SUV. H√° ainda a op√ß√£o de trocas manuais por Paddle Shift. O carro chega ao Brasil importado da Fran√ßa em duas vers√Ķes, Griffe e Griffe Pack, por R$ 157.490 e R$ 166.490, respectivamente.

O motor oferece torque suficiente para carregar todo o peso do 5008 sem pestanejar, acreditem, o propulsor da conta do recado e se quiser que ele tenha mais disposi√ß√£o, aperte a tecla ‚ÄúS‚ÄĚ que ele ser√° ainda mais astuto. Fora a aula de tecnologia que o SUV franc√™s oferece, deixando o motorista bem a vontade e mais tranquilo no dia a dia ou em viagens longas.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.6

Combust√≠vel             Gasolina      

Pot√™ncia (cv)            165    

Torque (kgf.m)         24,5   

Velocidade M√°xima (km/h)           206    

Tempo 0-100 (s)      10,5   

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.646

Largura (mm)           1.906

Comprimento (mm)             4.641

Peso (Kg)      1.632

Tanque (L)    56

Entre-eixos (mm)     2.840

Porta-Malas (L)        780

Ocupantes    7

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2019 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito