SDA 2018: I.D. CROZZ da Volkswagen entrará em produção em 2020

Postado em: 8, novembro 2018 por Redacao

A Volkswagen está desenvolvendo uma linha totalmente nova de veículos elétricos baseada em conceitos avançados e com estilo de vanguarda. A produção plena começará em 2020. A fabricante alemã mostra no Salão do Automóvel de São Paulo uma importante visão antecipada de sua nova família de veículos de mobilidade elétrica. Até 2025, a Volkswagen estará produzindo um milhão de carros elétricos por ano.

Com toda a certeza uma das atra√ß√Ķes do sal√£o, o I.D. CROZZ √© o primeiro ve√≠culo utilit√°rio crossover (CUV) da Volkswagen ‚Äď ao mesmo tempo um cup√™ de quatro portas e um utilit√°rio esportivo (SUV). Seguindo as apresenta√ß√Ķes de alta repercuss√£o no mundo do I.D. e do I.D. BUZZ, o I.D. CROZZ √© a terceira vers√£o da fam√≠lia I.D. Mais uma vez, trata-se de um ve√≠culo com emiss√£o zero, com autonomia muito grande, design de mobilidade el√©trico carism√°tico e um conceito de interior completamente novo. Com seu estilo esportivo, o I.D. CROZZ mostra agora, como um exemplo concreto do que poder√° ser visto em 2020, como ser√° o eletrizante espectro dos futuros modelos el√©tricos da Volkswagen.

A sigla I.D., que batiza a nova fam√≠lia el√©trica da marca, √© uma refer√™ncia a ‚ÄúIdentity‚ÄĚ (identidade) e ‚ÄúIconic Design‚ÄĚ (design ic√īnico), enquanto o termo CROZZ √© relacionado √† nova categoria dos CUVs. Um esportivo para todas as situa√ß√Ķes com emiss√£o zero projetado interativamente com tra√ß√£o integral el√©trica que tem comportamento din√Ęmico impressionante. O I.D. CROZZ II tem 305 cv (225 kW) de pot√™ncia, velocidade m√°xima de 180 km/h e pode rodar at√© 500 quil√īmetros (NEDC) com uma carga da bateria. Em pontos de carga com pot√™ncia de sa√≠da de 150 kW (corrente cont√≠nua) a bateria pode ser recarregada em 80% em 30 minutos pelo sistema de carga r√°pida.

A bateria de √≠ons de l√≠tio fica alojada no assoalho do CUV, liberando espa√ßo e rebaixando o centro de gravidade. A propuls√£o √© feita por dois motores, um para cada eixo. O motor traseiro tem 150 kW (203 cv) de pot√™ncia e o dianteiro, 75 kW (102 cv). Por defini√ß√£o, o eixo traseiro vai impulsionar o carro, mas sempre que necess√°rio, um ‚Äúeixo card√£‚ÄĚ virtual assegura em fra√ß√Ķes de segundo a distribui√ß√£o de for√ßa entre as rodas dianteiras e traseiras. Andando fora de estrada, na lama ou na neve, o I.D. CROZZ pode rodar com tra√ß√£o permanente nas quatro rodas.

O I.D. CROZZ √© mais compacto e tem a linha de teto mais baixa do que o Tiguan Allspace, por exemplo. Mesmo assim, oferece o mesmo espa√ßo. A chave para isso est√° no design do carro: assim como o I.D. e o I.D. BUZZ, o I.D.CROZZ √© baseado na nova Matriz Modular El√©trica (MEB). Os m√≥dulos dos eixos e sistemas de propuls√£o dos modelos MEB s√£o distribu√≠dos separadamente. Entre eles, h√° uma grande dist√Ęncia entre-eixos. Todos os sistemas de propuls√£o s√£o compactos, enquanto a bateria fica totalmente embutida dentro do assoalho do carro. A configura√ß√£o dos assentos tamb√©m proporciona uma grande flexibilidade. Isto cria espa√ßo que pode ser usado de v√°rias formas ‚Äď um ‚ÄúOpen Space‚ÄĚ (espa√ßo aberto) com propor√ß√Ķes generosas e cuidadosamente planejado, que desafia as diferen√ßas de categorias tradicionais.

As caracter√≠sticas visuais dominantes na dianteira do I.D. CROZZ incluem a assinatura luminosa da mobilidade el√©trica da Volkswagen. Os elementos luminosos ‚Äď luzes de condu√ß√£o diurna de LED em forma de ‚ÄúC‚ÄĚ e far√≥is de LED com controle vari√°vel posicionados no centro de cinco estreitas faixas de LED ‚Äď se juntam para criar uma √ļnica se√ß√£o dianteira com ‚Äúolhos‚ÄĚ eletr√īnicos m√≥veis (‚ÄúInteractive Spotlight‚ÄĚ). E essa intera√ß√£o √© importante. Tudo porque o I.D. CROZZ, quando em movimento, a pedido do motorista, em modo totalmente automatizado, se comunica com outros usu√°rios da estrada atrav√©s do ‚ÄúInteractive Spotlight‚ÄĚ. Ele tamb√©m sa√ļda o motorista atrav√©s dele, sempre que ele se aproxima do carro.

O visual √ļnico das luzes faz parte de um DNA de design cuidadosamente concebido para a mobilidade el√©trica. Tamb√©m nesse caso, a plataforma MEB √© a base ideal, j√° que os largos eixos posicionados bem distantes criam propor√ß√Ķes din√Ęmicas, criando um trampolim para uma nova era de design. Klaus Bischoff, chefe de Design da Marca Volkswagen explica: ‚ÄúSe fosse poss√≠vel fazer uma previs√£o com 100% de certeza de como ser√° o futuro, foi poss√≠vel aqui. Estamos mostrando com o I.D. CROZZ como a Volkswagen estar√° transformando o cen√°rio das estradas a partir de 2020. Para n√≥s, os tr√™s prot√≥tipos dessa nova gera√ß√£o de ve√≠culos com emiss√£o zero ‚Äď o I.D., o I.D. BUZZ e o I.D.CROZZ ‚Äď marcam o come√ßo de uma revolu√ß√£o de design e tecnologia que vai mudar a mobilidade individual e a marca Volkswagen para sempre.‚ÄĚ

O objetivo da Volkswagen √© transferir os sistemas de propuls√£o el√©trica de um nicho inicial para produ√ß√£o plena em alta escala em meados da pr√≥xima d√©cada. O Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administra√ß√£o da Marca Volkswagen explica: ‚ÄúEm 2025, queremos que nossas vendas de ve√≠culos puramente el√©tricos cheguem a um milh√£o de unidades por ano. O I.D. CROZZ ter√° um papel fundamental para isso. A produ√ß√£o vai come√ßar em 2020.‚ÄĚ

Forte e com linhas bem definidas, o design do I.D. CROZZ combina o visual dominador e robusto de um SUV com a leveza esportiva de um elegante cup√™. O grande cap√ī com suas beiradas contornadas com amplos raios √© um item definidor do estilo. Ele se estende expressivamente atrav√©s de toda a largura da frente do carro. O CUV √© pintado num tom especial de prata (‚ÄúSilver Spark‚ÄĚ), enquanto com suas linhas limpas, o cap√ī e o para-choque parecem uma escultura ‚Äď parecendo talhada de um √ļnico bloco de alum√≠nio. Integradas de forma dominante √† se√ß√£o dianteira est√° a assinatura luminosa da mobilidade el√©trica da Volkswagen. Outro elemento iluminado √© o escudo da VW integrado ao centro entre o cap√ī e o para-choque. Ele se une √† esquerda e √† direita com os far√≥is interativos de LED atrav√©s de uma marcante e fina linha luminosa.

As linhas do teto, com bordas afiladas e visualmente leves, parecem estendidas, enquanto o teto transparente √© de alta qualidade, com acabamento externo em preto brilhante. Um item novo √© a persiana m√≥vel no teto panor√Ęmico iluminado que cria uma ilumina√ß√£o ambiente tanto interna quanto externa. A traseira e a ampla se√ß√£o de ombros s√£o sofisticadas e a largura do carro √© ressaltada tamb√©m por uma √°rea preta brilhante atrav√©s da se√ß√£o traseira com um filete de LED e o escudo iluminado da VW.

A aparência robusta é reforçada pelo conjunto da silhueta, com seus fortes arcos das rodas, os aros de 21 polegadas e sólidas soleiras laterais com textura fosca. A excelência está no detalhe: graças ao design inovador das rodas, a transição entre o aro e o pneu é quase imperceptível e a combinação entre roda e pneu parece especialmente grande.

Um novo elemento √© a persiana integrada ao teto panor√Ęmico iluminado. Essa cobertura virtual √© aberta e fechada atrav√©s de controle por gestos. Um carpete luminoso criado por faixas de LED desliza ent√£o atrav√©s do forro do teto, iluminando assim o interior. As faixas luminosas do teto tamb√©m s√£o vis√≠veis pelo lado de fora. O sistema de comando por gestos √© similar ao de um teto deslizante tradicional: um movimento curto e preciso da m√£o abre ou fecha a persiana completamente, enquanto um gesto lento, por outro lado movimenta o ‚Äútapete‚ÄĚ luminoso sem interrup√ß√Ķes at√© que ele alcance a posi√ß√£o desejada.

2020 ser√° o ano-chave para o lan√ßamento global dos primeiros modelos Volkswagen MEB no estilo do I.D. CROZZ. Cerca de cinco anos depois, a partir de 2025, a condu√ß√£o totalmente automatizada ir√° disparar o pr√≥ximo avan√ßo revolucion√°rio. O CUV conceitual mostrado no Sal√£o j√° tem a bordo seu sistema de pilotagem autom√°tico sob demanda. No modo totalmente automatizado do ‚ÄúI.D. Pilot‚ÄĚ, o volante multifuncional se retrai para dentro do painel e se funde com os instrumentos digitalizados (Active Info Display), formando uma √ļnica unidade. Em outras palavras, em modo totalmente automatizado, o I.D. CROZZ n√£o tem um volante tradicional. O sistema de infotainment √© projetado de forma semelhante, como uma superf√≠cie de toque. Tanto no modo autom√°tico como no manual, o motorista recebe as informa√ß√Ķes de velocidade e navega√ß√£o atrav√©s de um AR Head-up Display, com apresenta√ß√£o em 3D. A sigla AR vem de ‚Äúaugmented reality‚ÄĚ, ou ‚Äúrealidade aumentada‚ÄĚ.

Gra√ßas ao compacto sistema de propuls√£o el√©trica e ao fato de a bateria de √≠ons de l√≠tio ser integrada ao assoalho do ve√≠culo, o interior do carro tornou-se um espa√ßo livre: um conceito de espa√ßo vari√°vel, semelhante a uma sala de estar. Dependendo do n√≠vel de luz incidente e da posi√ß√£o do banco, a forma como o painel, o acabamento superior das portas e insertos das portas mudam de cor. O motorista e o passageiro da frente sentam-se em bancos integrais de alta qualidade, com guias integrados para os cintos de seguran√ßa. Na traseira, h√° √≥timo espa√ßo para as pernas. A vida a bordo fica ainda mais agrad√°vel gra√ßas a itens como ilhas de controle multifuncionais nas portas (pain√©is com campos de controle capacitivo por toque para as fun√ß√Ķes de climatiza√ß√£o e das portas).

Al√©m disso, com seu conceito de bancos multifuncionais, o interior do I.D. CROZZ √© altamente flex√≠vel. Voc√™ quer levar a bicicleta para o final de semana, mas n√£o tem um suporte para ela? Sem problemas: basta coloc√°-la de lado na traseira. Grandes portas deslizantes e oscilantes e bancos traseiros flex√≠veis tornam isso poss√≠vel, com os bancos dobrados para isso, como no cinema. As portas do compartimento de passageiros tamb√©m se retraem para tr√°s, facilitando a carga. O carregamento √© facilitado devido √†s portas da frente abrirem de forma inusitada a um √Ęngulo de 90 graus e da Volkswagen ter simplesmente eliminado as colunas ‚ÄúB‚ÄĚ. Todas as portas, tampa traseira e cap√ī abrem eletricamente.

Para proporcionar um clima otimizado e personalizado no interior do carro, h√° o novo sistema CleanAir, rec√©m-desenvolvido pela Volkswagen. Independentemente das condi√ß√Ķes ambientais, ele mant√©m uma alta qualidade do ar dentro do I.D. CROZZ. Com a nova tecnologia CleanAir, um sistema de filtragem ativa garante uma alta qualidade constante do ar no interior do ve√≠culo. O menu d√° informa√ß√Ķes sobre a qualidade do ar no carro (Air Quality Index) e sobre a atividade moment√Ęnea do sistema. Al√©m disso, atrav√©s de condi√ß√Ķes de climatiza√ß√£o pr√©-armazenadas, √© poss√≠vel para o motorista e o passageiro da frente ativar um fluxo de ar definido, al√©m de n√≠veis de temperatura e umidade como os encontrados em regi√Ķes agrad√°veis do pa√≠s. Assim, o I.D. CROZZ pode circular no centro de S√£o Paulo com a atmosfera interior equivalente √† da Serra Ga√ļcha, por exemplo.

Todos os par√Ęmetros individuais a bordo s√£o automaticamente adaptados pelo I.D. CROZZ para seu condutor. Isso √© feito atrav√©s da Volkswagen User-ID ‚Äď um perfil individual armazenado no ecossistema do carro que √© ativado atrav√©s de um dispositivo inteligente, transformando-se assim numa chave digital (Digital Key). Assim que algu√©m se aproxima do carro com seu passe de admiss√£o digital, √© reconhecido pelo I.D. CROZZ. As portas s√£o abertas ent√£o e todos os par√Ęmetros pessoais, indo at√© a detalhes como a regulagem do ar-condicionado, s√£o ativados.

Fonte: Volkswagen do Brasil

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