SDA 2018: Conheça todos os detalhes do Fiat Fastback

Postado em: 8, novembro 2018 por Redacao

Com 2.695 mm de dist√Ęncia entre-eixos, 4.600 mm de comprimento, 2.045 mm de largura e 1.610 mm de altura, o Fiat Fastback √© um h√≠brido entre UV (Utility Vehicles), sedan e coup√©. Apresentado pela primeira vez no Sal√£o do Autom√≥vel de S√£o Paulo, aberto ao p√ļblico nesta quarta-feira (8), √© a ess√™ncia do design italiano feito no Brasil, j√° reconhecido internacionalmente. O modelo foi totalmente projetado no Design Center Latam, localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), e antecipa a vis√£o da marca para os futuros lan√ßamentos.

De acordo com o diretor do brand Fiat para a Am√©rica Latina e diretor comercial da Fiat para o Brasil, Herlander Zola, o concept √© um exerc√≠cio de solu√ß√Ķes de design que aponta os caminhos para os lan√ßamentos futuros. “O Fiat Fastback apresenta uma forma original e pr√≥pria que inspira o nosso futuro”, ressalta.

Daniel Gerzson, l√≠der de Design Exterior da FCA, explica que as linhas e formas esbanjam esportividade e eleg√Ęncia, com ousadia. Ele tamb√©m detalha os motivos da escolha do nome: ‚ÄúBuscamos a simplicidade, em uma homenagem ao puro design italiano‚ÄĚ.

Seguindo o conceito Wrap Around, uma linha circunda todo o modelo sem interrup√ß√Ķes, dando a sensa√ß√£o de continuidade em todos os detalhes. No frontal, foram adotados novos posicionamentos para os dois grupos √≥ticos em LED. O principal olhar, na parte superior, entrega as sensa√ß√Ķes de velocidade e eleg√Ęncia que marcam a personalidade imponente e, ao mesmo tempo, a humanidade. Logo baixo, o segundo grupo √≥tico √© envolvido por um anel met√°lico que se integra √† grade em l√Ęminas horizontais e cria um desenho preciso entre as pe√ßas, trazendo refinamento e largura ao conjunto frontal.

Pela primeira vez, o logo FIAT aparece na parte superior da grade, em referência à essência do lettering original da marca. No canto esquerdo, a assinatura Fastback, inspirada em gestos velozes, reforça o caráter provocativo do modelo.

A traseira, com seu caracter√≠stico vidro fastback e ca√≠da din√Ęmica, surge com linhas √°geis, arrematando o visual de forte emo√ß√£o. As lanternas de LED remetem ao conjunto dianteiro, carregadas de ousadia e refinamento. A for√ßa visual da parte inferior √© acentuada com os escapes nas extremidades do para-choque. Na lateral direita, a assinatura Fastback tamb√©m √© revelada. Destacam-se ainda as rodas de liga leve 19 polegadas, com bra√ßos estruturados e superf√≠cies precisas. As rodas s√£o como um verdadeiro ornamento, meticulosamente coroadas pelo contraste entre os acabamentos, fosco e brilhante em perfeito equil√≠brio.

Inédita, a cor metálica vibrante, Moonstone, foi cuidadosamente desenvolvida para criar um reflexo intenso e contraste marcante, como uma pedra preciosa. Na grade frontal, frisos, retrovisores, entre outros itens, a palheta de cores continua neutra, trazendo o Black Piano e o cromo acetinado. São tons que reforçam a sensação de contraste entre as superfícies. Toda a conceituação de Cores & Materiais foi baseada em uma joia, enaltecendo elementos de exclusividade e sofisticação.

Assim como no exterior, a parte interna é inspirada no design italiano, com superfícies fluidas e esculturais para criar a sensação de bem-estar, envolvimento e conforto. O ambiente de casa foi outra forte referência, com o toque do design dos produtos do nosso dia a dia. A simplicidade é uma característica forte do painel de instrumentos, sem perder a funcionalidade e com formato extremamente escultural, seguindo o conceito Wrap Around.

L√≠der de Design Interior da FCA, Rafael Peixoto, destaca a liberdade criativa que os carros conceito permitem. ‚ÄúTemos a oportunidade de experimentar e expressar ideias com uma liberdade maior. No interno do Fiat Fastback, extrapolamos os atributos de design, de maneira a criar uma atmosfera leve, com volumes esculturados‚ÄĚ, conta. ‚ÄúCom o Fiat Fastback, tivemos licen√ßa po√©tica para colocar ali a ess√™ncia do que entendemos ser a joia da Fiat no Sal√£o do Autom√≥vel‚ÄĚ, ressalta Paula Fujii, designer de Cores & Materiais da FCA.

O Fiat Fastback é o oitavo concept car da Fiat. O nascimento do modelo começou no papel, com desenhos feitos à mão. Já com as primeiras linhas definidas, o próximo passo foi o 3D no computador. Do virtual para o real, o modelo ganhou forma no clay (argila industrial), na dimensão 1:4, para ser aperfeiçoado antes de ser novamente digitalizado.

Novamente no clay na dimens√£o real, 1:1, o modelo recebeu detalhes do acabamento, como far√≥is, vidros e grades. √Č um trabalho artesanal e os modeladores e designers usaram ferramentas semelhantes √†s de um escultor, como esp√°tulas e desbastadores, para esculpir formas inovadoras.

No papel e no clay, a todo momento, foram usadas fitas adesivas para demarcar linhas de car√°ter e propor√ß√Ķes da carroceria. Com as matem√°ticas definidas e checadas, iniciou-se a constru√ß√£o do modelo final do Fiat Fastback. Com estrutura interna em metal e isopor, a carroceria foi usinada em resina, por uma fresadora, e depois recebeu acabamentos manuais.

Depois de desbastada, a superf√≠cie foi trabalhada para receber a pintura. ‚ÄúFoi lixada e recebeu um material de acabamento, que √© um primer cinza claro‚ÄĚ, explica Celso Morassi, supervisor de Modela√ß√£o da FCA. ‚ÄúDepois, foram aplicadas mais tr√™s camadas: uma primeira pintura com tinta preta, em seguida, a cor propriamente dita e, por fim, um verniz de alto brilho‚ÄĚ, conta Morassi.

No total, o modelo é composto por cerca de 60 peças, como o corpo principal, faróis, grade, lanternas e rodas. Cada roda, por exemplo, foi formada por cinco itens separados. Todas as peças foram construídas paralelamente à carroceria.

Diversas pe√ßas, como os logotipos e as molduras do farol, foram preparadas em impressoras 3D. Na fase de montagem do carro conceito, a equipe do Design Center Latam trabalhou integrada e com muito empenho para acompanhar cada detalhe de todas as pe√ßas. As rodas de liga leve, a aplica√ß√£o dos logo FIAT e da assinatura Fastback foram os √ļltimos detalhes.

Fonte: FiatPress

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito