Avalia√ß√£o ‚Äď Hyundai HB20S 1.6 Premium Aut. 2019

Postado em: 1, novembro 2018 por Marcus Lauria

Fotos Marcus Lauria

Essa √© a primeira vez que tenho contato com o Hyundai HB20, j√° testei outros modelos da marca Coreana, s√≥ que de segmentos diferentes, como os SUVs Santa F√©, IX35 e o sed√£ Azera. O HB20 iniciou sua produ√ß√£o no Brasil em setembro de 2012, com os motores 1.0 12V e 1.6 16V e em outubro de 2015 sofreu a sua primeira reestiliza√ß√£o com a chegada do c√Ęmbio autom√°tico de 6 velocidades. A montadora, que celebrou em agosto 1 milh√£o de ve√≠culos fabricados em sua planta, e a marca de 1 milh√£o de carros vendidos no Pa√≠s em setembro est√° em clima de festa.

A linha 2019 do HB20 chega com algumas novidades e pre√ßos que variam entre R$ 43.990 e R$ 72.290. O HB20 S, vers√£o sed√£ avaliada por uma semana pelo site recebeu grade frontal ‚ÄúMesh Type‚ÄĚ com contorno cromado, √† exce√ß√£o do HB20 Turbo 1.0, que ganha grade frontal com aletas e contorno cromado. Com isso, o visual ficou mais agressivo, mostrando mais robustez quando visto de frente.

Al√©m da nova grade, o HB20S ganhou novas rodas de liga de leve diamantadas de 15 polegadas, presentes nas configura√ß√Ķes Premium e Style. Na traseira, s√£o novas as lanternas ‚ÄúClear Type‚ÄĚ, as mesmas que equipam todas as configura√ß√Ķes do sed√£, que invadem o porta-malas e mostram um desenho bem moderno, harmonizando as linhas do sed√£.

Por dentro a novidade fica por conta do painel de instrumentos Supervision Cluster Sport, com disposi√ß√£o dos novos elementos internos, padr√£o de ilumina√ß√£o e tela LCD; e tecla de reconhecimento de voz no volante, dispon√≠vel nas vers√Ķes equipadas com central multim√≠dia blueMedia¬ģ, caso da vers√£o avaliada, que ainda oferece a op√ß√£o de TV digital. Antes exclusividade da s√©rie especial HB20 Copa do Mundo FIFA.

Com tela de 7‚ÄĚ sens√≠vel ao toque, o sistema oferece conectividade com Apple CarPlay¬ģ e Google Android Auto¬ģ, este √ļltimo capaz de reproduzir o aplicativo de tr√Ęnsito e navega√ß√£o Waze. Possui conex√£o Bluetooth¬ģ com streaming de √°udio, acesso a agenda e hist√≥rico de chamadas, MP3 player, reprodutor de fotos e v√≠deos, conex√Ķes USB, auxiliar, comandos de √°udio e Bluetooth¬ģ no volante e bot√£o de reconhecimento de voz, o ru√≠do a bordo √© relativamente baixo para um sed√£.

Como itens de série estão disponíveis airbags laterais, faróis com projetor e light guide de LED e acendimento automático, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento automático, banco traseiro bipartido, volante revestido em couro, alarme volumétrico e vidros elétricos com programação one-touch (subida e descida), e recebe apoio de braço para o motorista. A posição de dirigir é muito boa, mas só depois de tentar achar com muita dificuldade, os ajustes do banco do motorista e do volante são um pouco imprecisos e senti uma certa dificuldade para acertar a medida correta. O volante tem uma ótima empunhadura e deixa o motorista bem à vontade para efetuar qualquer manobra.

O acabamento interno não é primoroso, normal para o modelos desse segmento, mas é um pouco acima da média entre os concorrentes. Os comandos são de fácil acesso e estão bem localizados, sendo muito intuitivos para quem é marinheiro de primeira viagem nos modelos da marca. O banco é macio e encaixa bem o corpo do motorista, ajudando também a dar mais segurança em uma curva mais acentuada.

Sob o cap√ī est√° o motor 1.6 aspirado rende 128 cv e 16,5 kgfm de torque, que trabalha em conjunto com c√Ęmbio de seis marchas autom√°tico.  Com uma transmiss√£o que trabalha em perfeita sintonia com o motor flex de 122/128 cv (gasolina/etanol), o HB20S 1.6 anda muito bem na estrada. E agrada tamb√©m na cidade, pois seus 16,0/16,5 kgfm de torque proporcionam for√ßa suficiente para os 1.086 kg. As acelera√ß√Ķes s√£o constantes e fortes, mas o c√Ęmbio costuma gritar muito nas retomadas e nas arrancadas mais fortes. Mas se souber equilibrar bem o p√© direito, o conv√≠vio com o sed√£ √© bem agrad√°vel.

Nossa média na cidade com etanol foi de 6,9 Km/l, sempre com o ar-condicionado ligado, não consegui pegar estrada para ver seu desempenho nesse ambiente, mas pela experiência que tenho em testar mais de 400 carros nesses 13 anos no segmento automotivo, acredito que o HB20 S não se sairia mal em uma viagem mais longa. Assim como o hatch, o sedã coreano oferece uma dirigibilidade agradável. A suspensão é bem justa e deve ser bem confiável para fazer curvas mais fechadas e deve manter o carro bem apoiado com segurança para todos a bordo. Enfim, o HB20S é um ótimo sedã que tem cacife para enfrentar a concorrência sem medo de ser feliz.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.6

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            128     122

Torque (kgf.m)         16,5    16

Velocidade M√°xima (km/h)           191     187

Tempo 0-100 (s)      10,6   

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          hidr√°ulica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.470

Largura (mm)           1.680

Comprimento (mm)             4.230

Peso (Kg)      1.086

Tanque (L)    50

Entre-eixos (mm)     2.500

Porta-Malas (L)        450

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito