Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Cronos Precision 1.8 E.Torq Flex manual 2019

Postado em: 26, outubro 2018 por Mike Gissel

Fotos Marcus Lauria

Antes de falar sobre as nossas impress√Ķes do novo sedan da Fiat, que tal um pouco de hist√≥ria para conhecer a fundo suas origens. Voc√™ sabia que o nome Cronos vem da mitologia grega e √© referente ao mais jovens dos tit√£s, filho de Urano e Gaia, sendo o rei dos tit√£s e Deus do tempo. Seguindo a linha bem sucedida da marca como a do Siena nos anos 90, o Cronos nasceu como um sucessor do Grand Siena. O modelo chega sobre a plataforma MP-S da Fiat, que √© origin√°ria do Punto e ap√≥s modifica√ß√£o, passou a sustentar o Argo.

A Fiat nos ofereceu desta vez a vers√£o Precision com c√Ęmbio manual para o tradicional teste de uma semana. A vers√£o avaliada nos surpreendeu em alguns aspectos e ficou devendo em outros, mas j√° adianto que o modelo chegou para mudar o conceito dos apreciadores da marca e ficou com a nota acima da m√©dia.

Com um visual atual e com linhas marcantes o Cronos chama atenção por sua frente dotada de para-choque com linhas bem acentuadas e grade estilizada, dando um toque de esportividade ao sedan. Enquanto os faróis com máscaras negras e dupla parábola reforçam a proposta mais agressiva, assim como os LEDs diurnos. Um friso cromado na grade superior é um detalhe que chama a atenção para um bom observador.

Quando visto de lado √© notado logo de cara os apliques com o nome da vers√£o, al√©m de retrovisores com repetidores de dire√ß√£o com linhas modernas, bem como ma√ßanetas na cor da carroceria e as belas rodas de liga aro 16″ de s√©rie, no caso do modelo avaliado, ele veio com as opcionais de 17 polegadas.

Já a traseira se mostra mais harmoniosa com bonitas lanternas com feixes de LED e formato triangular nas extremidades, tendo ainda um prolongamento sobre a tampa do porta-malas, onde também está o logo na marca bem ao centro. Enquanto o para-choque acompanha o estilo frontal com a parte inferior em preto.

Por dentro o Cronos √© quase id√™ntico ao seu ‚Äúprimo‚ÄĚ Argo, exceto pela aplica√ß√£o de tonalidade marrom no acabamento do painel, que n√£o chega a ser uma mudan√ßa muito grande. O destaque do painel √© o Cluster com display TFT de 7 polegadas, multim√≠dia com outra tela de 7 polegadas com Google Android Auto e Apple Car Play, c√Ęmera de r√© e outras aplica√ß√Ķes.

O ar-condicionado é o mesmo, automático e com mesmo estilo usado no Toro e Renegade, e o volante multifuncional com volume e mídia acionados atrás do aro. Para quem vai atrás, existem cintos completos para todos, assim como Isofix e apoios de cabeça. Para quem for um pouco mais alto, o espaço traseiro é ruim para pernas, enquanto a altura interna e a largura são boas, já o seu porta-malas de 525 litros é suficiente para os 5 passageiros. O Cronos e o Argo têm a mesma medida de entre-eixos, de 2,521 m, assim como largura (1,726 m) e altura (1,516 m). Porém, o Cronos mede 4,364 m de comprimento, ou 36 cm a mais adicionados ao balanço traseiro.

O computador de bordo √© bem completo, e possui v√°rias fun√ß√Ķes. Telas destacadas no painel chamam aten√ß√£o para o Start&Stop e os difusores de ar cromados nas laterais d√£o a sensa√ß√£o de luxo. Os materiais s√£o de boa qualidade e o sil√™ncio a bordo √© uma das qualidades do modelo. Os bancos do Cronos s√£o bons, s√≥ ficam devendo um pouco em largura, mas a posi√ß√£o de dirigir foi bem f√°cil de achar. No painel senti falta do veloc√≠metro ter sua localiza√ß√£o no lado esquerdo e n√£o no direito como foi configurado, fica melhor para ver a velocidade em que o carro est√°.

No que se refere a equipamentos de série dessa versão, podemos destacar os faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro e alarme.

Opcionalmente, o Fiat Cronos Precision 1.8 pode receber ainda air bags laterais dianteiros, c√Ęmera de r√© com linhas din√Ęmicas, display TFT de 7 polegadas e alta resolu√ß√£o no painel de instrumentos, ar-condicionado autom√°tico digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento el√©trico e puddle lamps, Keyless Entry‚ÄôN‚Äô Go, sensor de chuva, sensor de luminosidade, bancos em couro, ma√ßanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas. (Confira os pre√ßos: Kit Style ‚Äď R$ 3.500, Side Bags ‚Äď R$ 2.600, Kit Tech ‚Äď R$ 3.990 e C√Ęmera de r√© ‚Äď R$ 650.)

O Fiat Cronos chega ao mercado em oito cores. Tr√™s s√£o s√≥lidas (Branco Banchisa, Preto Vulcano e Vermelho Alpine), tr√™s met√°licas (Prata Bari, Cinza Scandium e Preto Ves√ļvio) e duas perolizadas (Branco Alaska e Vermelho Marsala). O modelo conta com garantia de tr√™s anos sem limite de quilometragem. Este per√≠odo pode ser estendido por meio do Mopar Vehicle Protection, o MVP, dispon√≠vel com a op√ß√£o de dilui√ß√£o de seu valor nas parcelas do plano de financiamento do ve√≠culo.

Agora com os programas dentro da página Monte Seu Carro no site da Fiat, para facilitar o cálculo do valor do carro com os serviços, o MVP também oferece Revisão Sob Medida, com visitas previamente programadas e com preços fixos, Serviços de Conveniência, que contemplam as atividades mais comuns realizadas ao longo da vida de um veículo, como troca de óleo, alinhamento e balanceamento, entre outros, e ainda a Assistência 24 Horas, com cinco modalidades disponíveis que complementam ou estendem a assistência básica Confiat.

A Mopar ainda oferece mais de 40 acess√≥rios para proporcionar uma personaliza√ß√£o exclusiva a cada Fiat Cronos, para refor√ßar o estilo e a praticidade, entre outros quesitos do modelo. Com o √ļltimo aumento de junho deste ano, ao Cronos avaliado parte de R$63.990.

A vers√£o avaliada Precison possui um c√Ęmbio manual de cinco marchas, conhecido por seus engates de curso longo e alavanca molenga. Vem equipada com um motor 1.8 E.torQ Evo VIS de 139 cv de pot√™ncia e 19,3 kgfm de torque (ambos com 100% de etanol). Esse propulsor tem o sistema de coletor de admiss√£o vari√°vel – VIS (Variable Intake System), que garante mais for√ßa em baixas rota√ß√Ķes. Com at√© 4.000 rpm o ar que vai para os cilindros passa por um caminho mais longo, favorecendo o torque. Para se mostrar esperto, por√©m, precisa trabalhar com o giro bem alto, o que joga o consumo l√° em cima. Para ficar um pouco mais econ√īmico na cidade, a Fiat equipou o carro com start-stop. No caso do modelo manual, ele desliga o motor ao paramos e engatarmos ponto morto. Basta pisar de novo no pedal da embreagem que o motor √© religado. Na m√©dia do computador de bordo, o sedan registrou 7,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.

Nos testes, tanto urbano quanto rodovi√°rio, percebemos que o carro flutua muito em baixa velocidade, principalmente nas frenagens, dando a sensa√ß√£o de uma suspens√£o bem ‚Äúmolenga‚ÄĚ, assim como a dire√ß√£o el√©trica progressiva, que chega a ser macia demais em certas ocasi√Ķes. Por√©m, por ser progressiva, em velocidades mais altas isso n√£o chega a incomodar. Os freios apesar de serem simples, d√£o conta do recado.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.7

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            139     135

Torque (kgf.m)         19,27 18,76

Velocidade M√°xima (km/h)           198     196

Tempo 0-100 (s)      9,2      N/D

Consumo cidade (km/l)      8          11,6

Consumo estrada (km/l)    9,6      13,8

C√Ęmbio          manual de 5 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.516

Largura (mm)           1.726

Comprimento (mm)             4.364

Peso (Kg)      1.248

Tanque (L)    48

Entre-eixos (mm)     2.521

Porta-Malas (L)        525

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito