Coluna Mecânica Online | As inovações mais importantes em 95 anos da BMW Motorrad

Postado em: 10, outubro 2018 por Tarcisio Dias

Hoje a coluna Mecânica Online abre espaço para o mundo da motocicleta. Em nosso dia-a-dia recebemos muitos releases e o que conta a história de evolução tecnológica, pioneirismo e empenho da BMW Motorrad merece ser destacado no dia de hoje. São 95 anos de um caminho alinhado a marcos revolucionários e que serão apresentados a partir de agora.

1923 – Melhor que voar – A BMW surgiu como uma fabricante de motores para aeronaves. Contudo, no momento em que conceberam a sua primeira motocicleta, os engenheiros criaram um verdadeiro marco a R 32. NĂŁo era simplesmente de uma bicicleta motorizada, muito comum naquela Ă©poca, mas um conceito inteiramente novo com uma excelente proposta estrutural e um motor boxer que realmente fazia parte do design.

1924 – Frenagem Mais fácil que nunca – ApĂłs o inĂ­cio da produção da R39, a BMW passou a usar um freio externo, acionado com o pĂ©, pela primeira vez, para parar a roda traseira, em vez do freio tipo cunha habitual, permitindo que o piloto freasse com ainda mais segurança e sem esforço.

1935 – Maior estabilidade e conforto na condução – A BMW tambĂ©m Ă© pioneira quando o assunto Ă© tecnologia de suspensĂŁo. A R12 (turismo) a R17 (esportiva) foram as primeiras motocicletas do mundo a utilizar garfos telescĂłpicos com amortecimento hidráulico. AlĂ©m de substituir as molas rĂ­gidas, eles contribuĂ­ram de forma significativa para uma maior estabilidade e conforto de condução.

1936 – Construção leve inteligente – Com a esportiva R5 (500 cmÂł), a BMW apresentou, pela primeira vez, uma estrutura tubular oval de design cĂ´nico, pela primeira vez. Essa construção inteligente e leve utilizou um novo processo de soldagem altamente inovador e que definiu as tĂ©cnicas de fabricação para os anos seguintes. Mas, afinal, qual era a vantagem de um processo de construção leve Alta flexibilidade com baixo peso.

1955 – Alta estabilidade de pilotagem, mais conforto – O inovador chassi com braço totalmente oscilante foi utilizado pela primeira vez pela BMW na produção de motocicletas, como os modelos R50 e R69. Isso garantia alta estabilidade e conforto de condução incomparáveis.

1960 – Sem dĂşvida a superbike alemĂŁ mais rápida – O primeiro amortecedor hidráulico de direção garantiu máxima segurança na pilotagem de motocicletas convencionais. Este equipamento foi instalado pela primeira vez na R-69S – a superbike alemĂŁ mais rápida da Ă©poca. O amortecedor de direção atĂ© podia ser desacoplado em velocidades mais baixas para melhor manuseio.

1961 – Equipamento completo acessĂłrios e itens opcionais – Para aqueles que desejam dar Ă  sua moto BMW um caráter personalizado, os acessĂłrios especiais e equipamentos opcionais BMW Motorrad sĂŁo a melhor opção há muito tempo. Barras de proteção e suportes para malas foram adicionados Ă  gama ainda nos anos 1950. Atualmente, uma ampla gama de acessĂłrios e equipamentos opcionais podem ser usados para criar sua prĂłpria motocicleta BMW customizada.

1973 – ĂŤcone de design com tecnologia emblemática – A R90 S foi a primeira motocicleta a ser equipada com freio duplo na roda dianteira como item de sĂ©rie. Ao mesmo tempo, os modelos da SĂ©rie 6 foram os primeiros a receber lâmpadas H4. Essas inovações garantiram maior segurança no tráfego rodoviário.

1976 – A primeira carenagem regulável como item de sĂ©rie – A R100 RS serviu de base para uma sĂ©rie de inovações introduzidas em vários modelos. Tudo graças aos avanços proporcionados por testes de aerodinâmica, realizados em tĂşneis de vento. O desenvolvimento desta motocicleta resultou na primeira carenagem do mundo otimizada aerodinamicamente para motocicletas de produção. Os benefĂ­cios da baixa resistĂŞncia do ar e da baixa pressĂŁo no capacete sĂŁo particularmente sentidos pelos pilotos em longas distâncias.

1978 – A primeira coleção de pilotos – A BMW Motorrad entrou em uma nova era ao lançar um capacete com visor completo em 1976. Dois anos depois, o primeiro equipamento completo para piloto chegou ao mercado. Desde entĂŁo, os designers e engenheiros da BMW Motorrad seguiram focados em proteção, segurança, funcionalidade e inovação – harmonizando esses atributos com um visual casual.

1979 – Manoplas aquecidas sensação aprimorada – Motivo de gozação no inĂ­cio, as manoplas aquecidas se tornaram um recurso indispensável hoje. Afinal, elas aumentam o conforto e a segurança na condução, pois foi comprovado que as mĂŁos quentes reagem mais rapidamente.

1980 – A vibração perfeita – A R80 GS foi a primeira motocicleta Enduro equipada com motor de dois cilindros tipo boxer e, consequentemente, a fundadora de um novo segmento. A partir de entĂŁo, a sigla GS passou a representar o motociclismo como uma aventura de ilimitadas possibilidades. Ela foi a primeira das motocicletas de grande porte a vir equipada com um braço oscilante traseiro montado de um lado sĂł, e que se destacava pela rigidez torcional 50% maior em relação aos braços oscilantes duplos convencionais, apesar do menor peso. Ser capaz de remover a roda traseira mais rápida e facilmente tambĂ©m se revela uma grande vantagem.

1981 – Dois capacetes em um – A BMW lançou o primeiro capacete articulável para motociclistas do mundo unindo duas partes uma seção de queixo de fácil remoção e que permitia que ele fosse usado tambĂ©m como um capacete fechado ou integral. AlĂ©m da versatilidade, o equipamento garantia conforto e facilidade no manuseio.

1986 – Trajes estanques para motociclistas – A BMW revolucionou os trajes para motociclistas ao lançar a primeira vestimenta de Gore-Tex do mundo.

1987 – Paralever a evolução na tecnologia de suspensĂŁo – O braço oscilante de articulação dupla projetado pela BMW Motorrad – chamado de Paralever – essencialmente eliminou a incĂ´moda transmissĂŁo de forças de tração para o conjunto da suspensĂŁo e foi aplicado pela primeira vez nos modelos R80 GS e R100 GS em 1987.

1988 – O primeiro ABS do mundo para motocicletas – A BMW foi a primeira fabricante no mundo a equipar motocicletas com freios assistidos por ABS em 1988. Ao fazer isso, a BMW estabeleceu um novo marco na produção de motocicletas. A partir de 2013, todas as motos BMW passaram a vir equipadas com ABS como equipamento padrĂŁo.

1988 – Primeira motocicleta com gerenciamento digital do motor – A BMW K1 Ă© considerada um marco na indĂşstria de motocicletas graças Ă  sua aerodinâmica. TambĂ©m foi a primeira equipada com gerenciamento eletrĂ´nico digital do motor. A unidade de controle Motronic combinava componentes eletrĂ´nicos de ignição e injeção e, ao fazĂŞ-lo, garantia a eficiĂŞncia da queima do combustĂ­vel e o cumprimento dos requisitos para o uso de um catalisador regulável.

1990 – Tecnologia ambiental inovadora para motocicletas – A BMW passou a oferecer o primeiro conversor catalĂ­tico regulável do mundo para motocicletas. Inicialmente, o conversor catalĂ­tico de trĂŞs vias poderia equipar modelos da SĂ©rie K, dotados de gerenciamento eletrĂ´nico do motor como equipamento opcional. Para modelos produzidos a partir de 2000, toda a gama da BMW Motorrad passou a vir equipada com um catalisador regulável de sĂ©rie.

1993 – Distância de frenagem mais curta – A BMW R1100 RS foi a primeira motocicleta de produção com suspensão dianteira Telelever e que vinha combinada a um braço oscilante Paralever, na roda traseira. O Telelever atua como um sistema mecânico anti-mergulho e capaz de proporcionar excelente aderência mesmo em frenagens bruscas. Combinado com ABS, as distâncias de frenagem foram significativamente reduzidas.

1998 – O primeiro farol duplo com tecnologia elipsoide do mundo – Introduzido o primeiro farol duplo, com tecnologia elipsoide, em motocicletas de produção e capaz de garantir melhor iluminação da estrada.

2004 – O primeiro quadro regulado eletronicamente – O Ajuste EletrĂ´nico de SuspensĂŁo (ESA) foi uma inovação para as motocicletas BMW produzidas em sĂ©rie. Ela foi utilizada, pela primeira vez, na BMW K1200 S e hoje está disponĂ­vel em quase toda a gama de motocicletas BMW de dois cilindros, quatro cilindros e seis cilindros. O ESA permite regular eletronicamente a configuração da suspensĂŁo com o simples toque de um botĂŁo, de acordo com a situação de condução e da carga submetida. Ideal para diferentes condições de piso, o ESA oferece aos pilotos caracterĂ­sticas de amortecimento perfeitas, desempenho otimizado e o mais alto nĂ­vel de segurança de pilotagem.

2005 – Perfeitamente conectado – A tecnologia CAN-Bus Ă© um conceito de troca de dados entre os mĂłdulos eletrĂ´nicos que requer apenas uma Ăşnica linha de dados. Uma vantagem sobre a conexĂŁo ponto-a-ponto Ă© um escopo significativamente mais amplo de funcionalidade com cabeamento consideravelmente reduzido. Outras vantagens do tráfego de dados digitais sĂŁo economia de peso, alta imunidade Ă  interferĂŞncia, capacidade de diagnĂłstico completo e mais informações para o motociclista.

2010 – Farol Adaptativo – A BMW foi a primeira fabricante a oferecer um farol com facho de luz adaptável e especialmente desenvolvido para motocicletas. Ou seja, uma iluminação que torna as motocicletas mais seguras no entardecer ou Ă  noite, iluminando a estrada e suas áreas de entorno.

2014 – A primeira Maxi-Scooter elĂ©trica – Com a Maxi-Scooter elĂ©trica BMW C Evolution foi possĂ­vel experimentar a mobilidade urbana do futuro e de forma absoluta. Esta poderosa Maxi-Scooter uniu sustentabilidade, dinamismo e agilidade, e permitiu deixar emissões e ruĂ­do para trás. Com máxima performance de pilotagem, compatibilidade ambiental e tecnologia inovadora – a C Evolution foi concebida para oferecer um prazer de pilotagem na sua forma mais pura.

2015 – Superesportiva zero-emissões – O modelo experimental eRR, desenvolvido como um conceito em parceria com a Universidade TĂ©cnica de Munique (Alemanha), Ă© a interpretação da BMW Motorrad de uma proposta de motocicleta superesportiva elĂ©trica. Inspirada em uma superesportiva BMW S 1000 RR, a eRR elevou o tema zero-emissões e motorização elĂ©trica a um novo e fascinante patamar.

2016 – Conceito visionário e centenário – O protĂłtipo BMW Motorrad VISION NEXT 100 – um dos veĂ­culos-conceito concebidos para celebrar o Centenário da divisĂŁo pioneira do BMW Group –, trazia inovações revolucionárias, como por exemplo, um sistema de auto equilĂ­brio que permitia que a motocicleta permanecesse estável tanto durante o percurso quanto parada. AlĂ©m de acrescentar uma nova dimensĂŁo Ă  sensação de liberdade em um mundo cada vez mais digitalizado, conectado e automatizado, a VISION NEXT 100, vinha com um quadro triangular e que lembrava visualmente a R 32, de 1923 – a primeira motocicleta BMW –, flexĂ­vel, permitindo manobras de direção sem a necessidade de articulações.

2018 – Pilotagem sem piloto – Baseada em uma BMW R 1200 GS, a primeira motocicleta equipada com tecnologias de condução autĂ´noma da marca se movimentava de forma independente, acelerando e desacelerando, tambĂ©m de forma independente, atĂ© parar. Contudo, mais que promover o lançamento de um veĂ­culo completamente autĂ´nomo, este protĂłtipo teve como objetivo servir como uma plataforma para o desenvolvimento de futuros sistemas para tornar a condução de uma motocicleta ainda mais segura, mais confortável, alĂ©m de ampliar o prazer de pilotar, um dos pilares da BMW Motorrad.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7Âş PrĂŞmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. DistribuĂ­da gratuitamente todos os dias 10, 20 e 30 do mĂŞs.

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