Coluna Fernando Calmon РONIPRESENÇA DIGITAL

Postado em: 5, outubro 2018 por Fernando Calmon

A maneira de comprar automóveis vem mudando rapidamente e no Brasil as iniciativas podem surpreender. O cenário começou a se modificar na década passada e se aprofundou nessa década à medida que os telefones celulares inteligentes ou smartphones evoluíram e o acesso às redes de dados ficou mais fácil e rápido.

No seminário de Marketing Automotivo organizado em São Paulo pela Automotive Business os exemplos dessa reviravolta foram vários. Segundo o Google Insights, 90% daqueles que adquirem seu primeiro carro utilizam o telefone para pesquisar. O interessado pode gastar até 10 horas ao longo de três meses para completar o processo.

Na média de todos os compradores a evolução foi marcante. Nos anos 2000, 90% do tempo de pesquisa, escolha e negociação era dentro da concessionária. Esse tempo encolheu para 35% nos anos 2010. Antes o interessado percorria quatro lojas e agora a média é inferior a duas.

O uso crescente de smartphones animou a Renault a desenvolver totalmente no Brasil uma estrat√©gia de venda para o seu modelo mais acess√≠vel, o Kwid. Afinal existem no Pa√≠s 120 milh√Ķes de pessoas conectadas. Segundo Ca√≠que Ferreira, diretor de Comunica√ß√£o da empresa, ‚Äúpouco mais de 20% de todas as unidades comercializadas desde o in√≠cio deste ano foram por meio da plataforma que batizamos de K-Commerce, ou seja, totalmente online. O consumidor s√≥ foi √† concession√°ria para retirar o carro‚ÄĚ.

O percentual pode parecer pequeno, mas não é. Afinal, se trata de um veículo totalmente novo e de preço mais em conta. Poderia levar todos os interessados a percorrer os caminhos tradicionais: questionar diretamente o vendedor, ver e tocar no carro ou participar de um teste de avaliação. Um quinto dos compradores dispensou esse ritual e confiou no processo por trás de uma tela, na maioria das vezes pequena.

Jo√£o Ciaco, diretor de Marketing e Comunica√ß√£o da FCA, foi ainda mais assertivo: ‚ÄúOs consumidores est√£o sem paci√™ncia para processos longos e burocr√°ticos. E consideram dif√≠cil praticamente tudo na compra de um carro. √Č a√≠ que a onipresen√ßa exponencial do digital pode facilitar todo o processo.‚ÄĚ Em sua opini√£o, a ascens√£o do smartphone j√° mudou completamente a forma como o consumidor compra seu autom√≥vel.

Ele deu, como exemplo, uma informação do Instagram Insights. De acordo com uma pesquisa dessa rede social, os usuários mais fanáticos chegam a percorrer 90 metros por dia de rolagem de tela (scroll) no seu celular. Portanto, fica mais fácil captar um cliente no ambiente ao qual já está acostumado.

Quando uma nova tecnologia é adotada pelas pessoas, elas mudam de comportamento. Compreender o comportamento é vital para desenvolver estratégias. Para Ciaco, quem não acordar para essa realidade estará fora do mercado.

ALTA RODA

MAIS uma antecipa√ß√£o da Coluna. Novos Onix e Prisma, l√≠deres de venda, come√ßam a ser produzidos na f√°brica de Gravata√≠ (RS) no √ļltimo trimestre do pr√≥ximo ano. Atuais vers√Ķes Joy dos dois modelos continuam em linha at√© 2022, quando se exigir√° controle de estabilidade. Com pre√ßos competitivos, produ√ß√£o de ambos se concentrar√° em S√£o Caetano do Sul (SP).

FORD anunciou a fornecedores a interrup√ß√£o de produ√ß√£o dos Focus hatch e sed√£ na Argentina, em maio de 2019. Apesar de especula√ß√Ķes sobre a f√°brica de l√°, o chamado segmento C (m√©dio-compacto) desidrata rapidamente. No Brasil, no primeiro semestre Focus sed√£ teve apenas 3,6% de participa√ß√£o; entre os hatches, Cruze, Focus e Golf vendem juntos s√≥ 1.000/m√™s.

LINDA JACKSON, diretora mundial da Citro√ęn, estima que o novo C4 Cactus deve responder por 50% das vendas da marca francesa no Brasil j√° em 2019. Em visita ao Pa√≠s, ela confirmou amplia√ß√£o da internacionaliza√ß√£o para depender menos do mercado europeu. China puxar√° o ritmo e Am√©rica do Sul deve representar 10% de participa√ß√£o mundial em 2023.

APOSTA em híbrido plugável da Volvo se materializa no SUV médio XC60 T8. Motor a combustão (gasolina) traciona as rodas dianteiras e o elétrico, as traseiras. Desempenho impressiona: potência combinada de 407 cv. Autonomia puramente elétrica é de 40 km, mas consumo médio em cidade atinge 19 km/litro (20 km/l, estrada), padrão Inmetro. R$ 299.950, incluído incentivo fiscal.

MITSUBISHI Eclipse Cross √© SUV de estilo audacioso: tra√ßos de cup√™ e parte traseira algo estranha. Interior bem elaborado. H√° dois tetos solares. Entre v√°rios itens de seguran√ßa, destaque para preven√ß√£o de acelera√ß√£o involunt√°ria. Motor 1,5-litro, turbo, 165 cv e c√Ęmbio CVT (simula oito marchas) asseguram boas acelera√ß√Ķes. Vers√Ķes 4×2 (R$ 149.990) e 4×4 (R$ 155.990).

SED√É Kia Stinger GT estreia no Brasil com caracter√≠sticas de esportividade muito interessantes para um sed√£-cup√™ de quatro portas. Motor V-6 biturbo de 3,3 L, 370 cv, torque 52,2 kgfm a partir de apenas 1.300 rpm, c√Ęmbio autom√°tico de oito marchas, freios Brembo e tra√ß√£o 4×4 s√£o especifica√ß√Ķes inusitadas para a marca sul-coreana. Por competitivos R$ 399.990.

Contatos do autor: fernando@nullcalmon.jor.br e www.facebook.com/fernando.calmon2

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