Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 5, outubro 2018 por Roberto Nasser

O fator

Dirigi o T-Cross em exemplar de pré-produção no circuito particular da cinematográfica Fazenda Capuava, quase lindeira ao Aeroporto de Viracopos, SP. Creio-o versão final, pois será apresentado no dia 25 e, após, no Salão do Automóvel. À venda ? Aposto final março 2019.

Passou a obrigatoriedade profissional de usar sedãs de topo, e meu carro de uns poucos anos é VW Tiguan. Admirável e honesto: arranca, acelera, freia, faz curvas, oferece segurança ímpar com a tração permanente nas quatro rodas, e seus 200 cavalos alemães pouco bebem.

O desenho da minha vida tem-me tornado semi zen, ante a consciência da pouca consistência do meio ambiente para instigar a formação de imagem e outras bobagens sociais criadas pelo mundo do consumo. O novo Tiguan cresceu e meu interesse diminuiu.

Da√≠, tenho visto com muita simpatia o surgimento dos imaginados dois novos donos do segmento dos utilit√°rios esportivos compactos. Refiro-me ao Citro√ęn Cactus e ao VW T-Cross.

Não os comparo, pois em ambos a experiência no conduzir foi fugaz.

Antes conversei um pouco com o Pablo Di Si, argentino, ex FCA, hoje presidente da Volkswagen na Am√©rica Latina. Passa o entusiasmo latino de quem sabe ter em m√£os o produto certo para o p√ļblico certo, no momento certo. E a certeza da necessidade de conter o entusiasmo quanto a pre√ßo. Parece ter raz√£o. Al√©m da adequa√ß√£o, ao uso de motores turbo com inje√ß√£o direta, de 1,0, 128 cv e 200 mkgf de torque, e 1,4, 150 cv e 250 mkgf, garantindo arrancada, velocidade e baixo consumo, h√°, ainda, bom acerto mec√Ęnico com c√Ęmbio autom√°tico Aisin de 6 velocidades e freios a disco nas 4 rodas.

A VW balizou o circuito do ent√£o ex-piloto Cid√£o Diniz ‚Äď Alah cuide dele -, para evitar entusiasmos. A ideia era transmitir sensa√ß√Ķes de retas ascendentes, descendentes, curvas de amplo raio, longe do que o Cid√£o fazia o belo circuito completo com Ford GT 40 e Jaguar Lister.

Andei com vers√£o 1,4 e gostei. H√° torque para sair e andar com suavidade. Motor e c√Ęmbio compat√≠veis, bem acertados, dire√ß√£o precisa, pequeno raio de curva, freios superiores. Transmite seguran√ßa mesmo provocando-o para adernar. Gostei no uso contido.

No jarg√£o da ind√ļstria automobil√≠stica √© mais uma jabuticaba ‚Äď ou seja, exclusivo ao Brasil, diferindo dos modelos a ser produzidos na Alemanha e China por mais 8,6 cm em dist√Ęncia entre eixos ‚Äď 2,65 m; e 4,199 de comprimento.

Confort√°vel aos passageiros do banco traseiro, e com espa√ßo de bagagem tamb√©m maior. √Č mais alto ante o Virtus, cedente da plataforma ‚Äď motorista sentir√° uns 9 cm entre altura livre do solo e trilho de seu banco. Altura faz parte da imagem de poder. Ter√° Park Assist e teto solar panor√Ęmico, som, auxiliares de seguran√ßa de freios e estabilidade. Com ele a Volkswagen quer ser a melhor da turma. Est√° no bom caminho.

Fim do teste, indagado, expus minha opini√£o: carro de mulher ‚Äď posi√ß√£o superior; cuidado para resistir √†s imperfei√ß√Ķes de nossas vias e estradas; andar confort√°vel; quase suave. E minha d√ļvida: mulheres, entre compra e influ√™ncia, o maior agente no setor, se satisfazem com um rodar assemelhado a andar de m√£os dadas, ou se gostariam de algo mais reativo, sens√≠vel, como um aperto com stamina e testosterona. Uma pegada viril?

√Č a pergunta de um milh√£o de d√≥lares, disse-me um executivo. Talvez o Freud saiba‚Ķ Para isto, aguardemos o ectoplasma do Freud ou a voz do mercado. Quanto a mim, esperarei test-drive de maior intimidade e pre√ßos para decidir. (RN)

Eclipse Cross, Complemento importante

HPE, nova denominação da empresa licenciada no Brasil para produzir veículos Mitsubishi, ampliou leque de produtos, fechando espaço de preços entre modelos ASX e Outlander. Fê-lo com Eclipse Cross, criado sobre o utilitário esportivo ASX.

√Č bem desenvolvido, sem lembrar o ve√≠culo base, o ASX. Feito no Jap√£o, cunha para atualiza√ß√£o tecno-mercadol√≥gica, iniciando uso de nova fam√≠lia de motores, reduzidos em peso, volume e cilindrada: 1,5 litro, 16 v√°lvulas, 165 cv e 25,5 mkgf de torque.

F√°bricas de autom√≥veis tentam arrancar mais e mais pot√™ncia confi√°vel e longeva de motores pequenos ‚Äď Toyota j√° empregou, Audi o faz, e Mitsubishi adotou a dupla inje√ß√£o de combust√≠vel: de acordo com a demanda, inje√ß√£o no coletor de admiss√£o; demanda adicional de pot√™ncia, sobrea cabe√ßa dos pist√Ķes. Mercedes em outro caminho: turbo el√©trico auxilia o principal. Transmiss√£o discrepa do avan√ßo t√©cnico, mas √© de l√≥gica empresarial por seu baixo custo ao entregar uso assemelhado ao de uma transmiss√£o autom√°tica. Novidade na transmiss√£o √© o exclusivo sistema Super All Wheel Control (S-AWC), de acoplamento eletromagn√©tico ‚Äď como o eram os 4×4 EcoSport da gera√ß√£o anterior. H√°, ainda na vers√£o de tra√ß√£o total, o AYC ‚Äď Active Iaw Control -, otimizando o torque entre as quatro rodas. Sua tra√ß√£o n√£o √© para arrancar toco, mas para dirigibilidade em locais de baixa ader√™ncia.

N√£o √© releitura do ASX, mas novo projeto. Solu√ß√£o feliz ou n√£o em suas linhas com rococ√≥s de olhos puxados, √© marcante. Frente ampla, sugerindo poder, insertos cromados, grade assumindo a nova identidade visual ‚Äď ufa, custou! – mas d√° a impress√£o de aproveitamento da traseira do Honda Civic, trocando vermelhos por cromados, e de ter sido desenhado em cidades distantes. A traseira invoca o antigo Citro√ęn C4 VTR, cuja caracter√≠stica mais evidente era a janela posterior dividida e com uma esp√©cie de degrau. No Eclipse parte das luzes traseiras adentram pelo degrau suspenso. √Ä tentativa de mesclar conceitos deu-se o nome de Dynamic Coup√© ‚Äď papel aceita tudo … Independentemente de opini√Ķes sub equatoriais ganhou o Pr√™mio Good Design pelo Museum Athenaeum de Arquitetura e Design de Chicago.  

Deve ser visto como produto voltado a donas de casa nos EUA. A decora√ß√£o √© cuidada, o conforto de rolagem, a veda√ß√£o termo ac√ļstica chamam aten√ß√£o para o refinamento pelas pe√ßas em cinza met√°lico e pain√©is de toque amig√°vel em Preto Piano. Conquista da categoria, far√≥is e luzes traseiras em LED, sensores de chuva, acendimento dos far√≥is, aviso de mudan√ßa de faixa, sensores frontais e posteriores para estacionamento e c√Ęmera de r√©, freio de m√£o eletr√īnico.

Duas vers√Ķes, tra√ß√£o em duas e quatro rodas: HPE-S S-AWC e  HPE-S, seguindo moda atual de pr√© venda. A R$ 150 mil e R$ 156 mil. Esque√ßa a primeira.

Mercedes melhora o Classe C

Mais vendido de seus modelos em todo o mundo, Mercedes o revitalizou para o segundo ciclo de vida da atual carroceria. Mant√©m-no identificado com o topo de linha Classe S, incluindo equipamento eletr√īnico e de seguran√ßa.

Nova grade, far√≥is frontais por canh√Ķes de LED, grupo √≥ptico traseiro com id√™ntica tecnologia, painel mudado, controles no volante implementados. Interior solidamente modificado, com novidade de madeira porosa em 3D.

No pacote, motor 1,6 DOHC turbo ganhou adicional turbo el√©trico, gerando novos 10 kW ‚Äď 17,5 cv. Mant√©m o c√Ęmbio com nove velocidades.

Na Europa seu aumento de pre√ßo foi m√≠nimo, e aqui ainda √© assunto sob chaves, at√© a apresenta√ß√£o do produto. Antecedendo ao Sal√£o, festa ser√° dia 09.  

Quer um Kia Stinger GT? Corra

Marca fechou importa√ß√£o de lote inicial, chancelado pelo festejado Emerson Fittipaldi, de apenas 20 unidades, ao tempo do d√≥lar cotado a 1×3,35 reais. Com isto a s√©rie inicial, como relatou Coluna semana passada, ficou restrita enquanto n√£o houver pacifica√ß√£o do mercado, com unidades precificadas em R$ 350 mil.

√Č o mais potente dos Kia, tracionado por motor dianteiro, V6, 3,3 litros, bi turbo, 370 cv de potencia, h√°bil a acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 4,9s e cravar velocidade final declarada em 270 km/h. Transmiss√£o autom√°tica de oito velocidades e tra√ß√£o traseira.

Para cultuar o Deus da Performance, um pouco de promo√ß√£o: as duas dezenas de unidades portam placa identificativa no painel de instrumentos contando ser parte da Launch Edition by Fittipaldi. √Č numerada e assinada pelo bicampe√£o da F√≥rmula 1, recepcionando convidados com Jos√© Luiz Gandini, presidente da Kia.

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Roda-a-Roda

Mais ‚Äď Jetta rec√©m lan√ßado ter√° pr√≥xima vers√£o superior:  GLi, motor 2,0 TSI, 230 cv, c√Ęmbio autom√°tico DSG 6 velocidades, suspens√£o traseira Multilink, como nos Golf importados.

Menos ‚Äď Surpresa o primeiro contato com o Jetta. P‚Äôra barato n√£o serve, e na vers√£o de entrada R$ 110 mil, surpresa na aus√™ncia de  itens mandat√≥rios na configura√ß√£o: alavanquinhas para acionar a transmiss√£o autom√°tica, as pern√≥sticas paddle shift, e sa√≠da de ar condicionado aos passageiros do banco posterior. Economia besta, desvaloriza o cliente.

Pr√©-sucesso ‚Äď Nem entrou em vendas e o Citro√ęn C4 Cactus colhe dois resultados surpreendentes: 800 pr√©-vendas; elevado tr√°fego nas revendas, igual a 2002, quando, com um produto, o C3, detinha 3% do mercado. Hoje 0,8%.

Projeto – Segundo Ana Theresa Borsari, diretora geral das marcas Citroen, DS ‚Äď voltar√° a ser importada -, e Peugeot, modelo deve ser respons√°vel por crescimento de 50% da marca no pr√≥ximo ano.

Trava ‚Äď Moda bloqueia vendas. No caso, a pintura saia-e-blusa, agora chamada Bi Ton, representando 35% das vendas, gera pororoca industrial, exigindo opera√ß√Ķes lentas e manuais, detendo a velocidade de produ√ß√£o, limitada a 21 mil em 2019.

Exemplo ‚Äď Promessa foi desdobramento de pronunciamento de Linda Jackson, inglesa, CEO Citro√ęn, sobre os bons n√ļmeros mundiais da marca.

Modos – Chegou pontualmente em tailleur azul claro, gentil, deu de cara com um modelo do fim dos anos ‚Äô40, entendeu a exposi√ß√£o como homenagem pessoal, e n√£o se fez de rogada: entrou e sentou-se no banco traseiro para conferir habitabilidade. Profissa, balbuciaram assessores e jornalistas.

Vida ‚Äď Por ter passado tweet dizendo de seu interesse em fechar o capital da Tesla, f√°brica de ve√≠culos el√©tricos da qual √© maior acionista e era CEO, Elon Musk foi intimado por √≥rg√£o federal a pagar multa pessoal de US$ 20M e se afastar do cargo por tr√™s anos. Empresa tamb√©m recolher√° US$ 20M em multa. O tweet foi considerado ativador do mercado de a√ß√Ķes.

Ecologia ‚Äď Seguindo exemplo do mercado VW Caminh√Ķes e √Ēnibus iniciou reciclar 100 componentes, opera√ß√£o com o nome Volks Greenline. Motores, cabe√ßotes, turbo compressores, injetores, etccc.

Bolso – Ideia √© reduzir o custo de opera√ß√£o e fomentar sustentabilidade. Ao cliente redu√ß√£o de custo em at√© 40% relativamente √† pe√ßa nova. Antigas devem ser entregues.

Marco ‚Äď Ford Modelo T n√£o foi o primeiro automotor √ļtil no mundo, mas abridor do caminho para democratizar seu uso. Foi lan√ßado h√° 110 anos. Era simples, de constru√ß√£o econ√īmica, mas apenas mais um em nascente atividade.

Caminho ‚Äď Cinco anos ap√≥s, distinguiu-se com projeto de padroniza√ß√£o de opera√ß√Ķes, a Linha de Montagem. Tornou-se a primeira marca internacional, foi largamente exportado, plantou opera√ß√Ķes de montagem mundo afora. Ent√£o, um em cada dois autom√≥veis produzidos no mundo, era um Modelo T.

Aqui ‚Äď Iniciou ser montado em 1918 na Bahia, embora a marca insista dizer ter sido em 1919 em S Paulo ‚Äď na verdade f√°tica, na capital paulista foi em 1920.

Paris ‚Äď Sal√£o do Autom√≥vel em Paris requer a l√°urea de ser o mais antigo do mundo ‚Äď por isto n√£o se chama Sal√£o, mas Mundial do Autom√≥vel … Para abrir a 120a edi√ß√£o, organizou grande carreata pela Capital francesa, com 120 ve√≠culos representando os que l√° estiveram expostos.

Carona ‚Äď Citro√ęn aproveitou a ocasi√£o, e iniciou ali comemorar seu centen√°rio, a ocorrer em 2019. Exp√īs carros da marca ‚Äď f√°cil, seu Conservatoire tem enorme acervo -, e incluiu ve√≠culos novos. Aqui far√° exposi√ß√£o itinerante pelo pa√≠s. Coisa restrita, tr√™s ve√≠culos e pain√©is contando a hist√≥ria. 

Gente ‚Äď Stefan Ketter, brasileiro, ex-presidente da FCA, implantou a f√°brica Jeep em Pernambuco, e elevou qualidade dos produtos FCA, deixou a vice-presid√™ncia da empresa. OOOO Cr√™-se, decis√£o por frustrada expectativa de suceder Sergio Marchionne, CEO recentemente passado. OOOO Mudan√ßas em cascata. OOOO Sucedido por Scott Garberding. OOOO Este, por Richard Schwardwald, carioca, 59, engenheiro, brasileiro, ex VW e ex Fca. OOOO Dirigia Qualidade da FCA para Am√©rica Latina, ser√° Diretor Global na √°rea. OOOO Para seu posto, Geraldo Barra, 41, mineiro. OOOO Freddy Audebeau, franc√™s, novo Vice Presidente Financeiro ‚Äď CFO – no Groupe PSA. OOOO Morou na regi√£o entre 2012 e 2016. OOOO Domingos Boragina, diretor desde sempre na Citro√ęn, respons√°vel pela forma√ß√£o de rede, outros interesses. OOOO PSA est√° cortando os ossos para conter custos. OOOO Efervesce mercado de assessores de comunica√ß√£o. OOOO Outra boa vaga abrir-se-√° em breve. OOOO A da Ford ainda n√£o foi preenchida. OOOO

 

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