Avalia√ß√£o ‚Äď Volkswagen Passat Highline 2.0 TSI DSG 2018

Postado em: 5, outubro 2018 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

O Volkswagen Passat 2018 chega com importantes altera√ß√Ķes em sua estrutura de oferta, adi√ß√£o de equipamentos e reposicionamento de pre√ßo. O sed√£ passa a ser oferecido no Pa√≠s em vers√£o √ļnica (Highline), com lista de itens de s√©rie atraente e pre√ßo sugerido de R$ 164.620 ‚Äď redu√ß√£o de mais de R$ 13.000 em rela√ß√£o ao anterior. Entre os destaques do modelo est√° o novo sistema de infotainment com controle por gestos, item exclusivo de seu segmento no Brasil.

O sedan de luxo da marca √© totalmente fabricado em Emden, na Alemanha, conta com oito op√ß√Ķes de cores para a carroceria: Azul Harvard, Azul Atlantic, Cinza Mangan√™s, Marrom Oak, Prata Sargas e Vermelho Crimson (met√°licas), Branco Puro (s√≥lida) e Preto Mystic (perolizada). O √ļnico opcional dispon√≠vel √© o teto solar panor√Ęmico, por R$ 5.370. O sed√£ tem tr√™s anos de garantia total.

O infotainment √© o destaque dessa gera√ß√£o, o sedan passa a trazer de s√©rie tecnologias que eram opcionais, como o Painel Digital Program√°vel (Active Info Display); sele√ß√£o do perfil de condu√ß√£o com controle adaptativo da suspens√£o ‚ÄúDCC‚ÄĚ; ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de dist√Ęncia e velocidade) com fun√ß√£o de frenagem de emerg√™ncia ‚ÄúCity Emergency Brake‚ÄĚ e sistema de monitoramento frontal ‚ÄúFront Assist‚ÄĚ e, como maior destaque, a terceira gera√ß√£o do sistema Discover Pro, com tela sens√≠vel ao toque de 9,2 polegadas e controle por meio de gestos.

O sedan traz ainda uma √≥tima novidade no segmento, sistema Discover Pro, que permite o m√°ximo de conectividade e controle por gestos. Atrav√©s da tela de 9,2 polegadas (a anterior era de 8 polegadas), ou cerca de 23 cent√≠metros na diagonal ‚Äď as dimens√Ķes a tornam semelhante a um tablete, voc√™ pode acionar a op√ß√£o de ‚Äúgestos‚ÄĚ pela m√£o e fazer tudo a dist√Ęncia e funciona muito bom, tivemos a experi√™ncia de fazer todos os testes poss√≠veis e o sistema √© muito curioso e divertido para quem usa pela primeira vez. Al√©m disso, n√£o h√° bot√Ķes ‚Äúf√≠sicos‚ÄĚ (novamente como em um tablet, as teclas s√£o sens√≠veis ao toque), formando uma superf√≠cie sofisticada totalmente em ‚Äúblack piano‚ÄĚ.

O controle por gestos ‚Äď movimenta-se lateralmente a m√£o ‚Äď permite acessar o menu de informa√ß√Ķes do sistema, alterar esta√ß√Ķes de r√°dio, selecionar m√ļsicas para reprodu√ß√£o, navegar pelas capas dos √°lbuns, fotos e pelas p√°ginas do menu de fun√ß√Ķes do carro.

O sistema Discover Pro permite conectividade avan√ßada com os smartphones por meio do App-Connect (plataformas MirrorLink¬ģ, Apple CarPlay e Android Auto/Google. √Č poss√≠vel utilizar apps como o Waze ou o Google Maps, para navega√ß√£o, ou o Spotify, para m√ļsicas. Tamb√©m traz recursos de comando de voz e navega√ß√£o integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condu√ß√£o mais segura e confort√°vel. Esse sistema contempla o ‚ÄúMapCare‚ÄĚ, que permite a atualiza√ß√£o peri√≥dica gratuita da base de mapas. Fotos, v√≠deos e m√ļsicas em diversos formatos s√£o alguns exemplos de m√≠dias que podem ser ‚Äúlidas‚ÄĚ.

O sistema de infotainment permite conex√£o de m√ļltiplos telefones simultaneamente. Tamb√©m √© equipado com leitor de DVD, HD interno de com 60 gb de capacidade, entradas AUX-in e duas para cart√Ķes SD. Os comandos podem ser executados tamb√©m pelos bot√Ķes no volante multifuncional, ou por comandos de voz. √Č poss√≠vel selecionar as m√≠dias, operar o telefone e o sistema de navega√ß√£o apenas utilizando a voz.

O Passat passa a trazer de s√©rie um quadro de instrumentos totalmente digital (Active Info Display). Nesse sistema, todos os instrumentos s√£o implementados virtualmente via software. Somente as luzes/√≠cones na borda inferior do mostrador s√£o implementados em hardware. Informa√ß√Ķes de navega√ß√£o podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 12,3 polegadas. Sua resolu√ß√£o de 1.440 x 540 pixels permite gr√°ficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navega√ß√£o: nesse caso, o veloc√≠metro e conta-giros s√£o deslocados para os lados, a fim de criar mais espa√ßo para o mapa.

As informa√ß√Ķes sobre as fun√ß√Ķes de condu√ß√£o, de navega√ß√£o e de assist√™ncia podem ser integradas em √°reas gr√°ficas do veloc√≠metro e conta-giros, conforme necess√°rio. Dados que s√£o exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, tamb√©m podem ser exibidas no Painel Digital Program√°vel.

Nessa vers√£o do Passat, quando acionado o ACC monitora ve√≠culos trafegando na faixa da esquerda em rodovias e n√£o realiza ultrapassagens pela faixa da direita, de forma a reduzir o risco de colis√Ķes laterais. O motorista pode a qualquer momento assumir o controle do ve√≠culo e conduzi-lo da forma que desejar. Ap√≥s acionado pelo motorista, o ACC do Passat tamb√©m pode arrancar novamente de forma autom√°tica. A din√Ęmica do sistema pode ser modificada individualmente pela sele√ß√£o de um dos programas de dire√ß√£o do seletor de perfis.

O Passat é equipado com o Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem pós-colisão se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. O sistema aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do carro pode ser usada para conduzi-lo a um local seguro. A frenagem do veículo pelo sistema é limitada pela unidade de controle do ESC a uma desaceleração máxima de 0,6 m/s. Esse valor é igual ao nível de desaceleração do City Emergency Braking e permite que o motorista possa assumir o comando do carro mesmo na ocorrência da frenagem automática.

O sedan tamb√©m vem de s√©rie com far√≥is de LEDs (diodos emissores de luz) com tecnologia de proje√ß√£o. Dois discretos m√≥dulos de lentes projetam a luz na via, gerando claridade semelhante √† luz do dia. O componente central desses far√≥is √© o m√≥dulo externo multi-fachos. Al√©m dos fachos baixo e alto (com adapta√ß√£o de luz), os far√≥is tamb√©m geram as luzes din√Ęmicas de convers√£o.

O m√≥dulo de lentes interno de facho plano √© respons√°vel ela chamada ‚Äúilumina√ß√£o de campo pr√≥ximo‚ÄĚ. Outro destaque s√£o as luzes de condu√ß√£o diurna com 32 LEDs. Sua assinatura consiste de dois m√≥dulos separados: um ‚ÄúU‚ÄĚ grande (que incorpora esses dois m√≥dulos) e um ‚ÄúU‚ÄĚ menor, que contorna os m√≥dulos multi-facho. Entre as luzes de condu√ß√£o diurna, o largo indicador (12 LEDs) enfatiza o desenho do farol. Os LEDs dos indicadores de dire√ß√£o est√£o colocados na parte interna do farol. Os far√≥is de LEDs s√£o complementados com o recurso Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Din√Ęmico, DLA). Controlado por meio de uma c√Ęmera, o DLA detecta ve√≠culos trafegando em sentido contr√°rio ou √† frente do Novo Passat, coordenando a distribui√ß√£o de luz dos far√≥is, evitando ofuscamento.

O sedan da VW traz luzes traseiras todas em LED. Durante a frenagem, a assinatura de luz na posição horizontal passa à posição vertical, contribuindo para a segurança do tráfego. Junto com as luzes traseiras e luzes de freio, os módulos de luz traseiros laterais também integram a luz indicadora. No módulo interno estão as luzes de direção e de neblina.

Como parte do sistema Kessy, de abertura das portas sem chave e partida do motor por botão, o Easy Open permite a abertura do porta-malas com apenas o movimento do pé na parte de trás do veículo. Há um sensor de proximidade sob o pára-choques, que detecta o movimento.

O Passat √© equipado com: bancos dianteiros com ajuste el√©trico, aquecimento e apoio lombar com massageador para o motorista (com tr√™s posi√ß√Ķes de mem√≥ria e fun√ß√£o ‚Äėeasy-entry‚Äô, que recua automaticamente o banco para ampliar a √°rea de acesso ao ve√≠culo e o retorna √† posi√ß√£o original), seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), ar-condicionado Climatronic com tr√™s zonas de resfriamento ‚Äď motorista, passageiro e ocupantes do banco de tr√°s ‚Äď, ilumina√ß√£o em LED na regi√£o dos p√©s, rel√≥gio anal√≥gico no painel e sistema Kessy (acesso ao ve√≠culo sem uso de chave e partida por bot√£o no console).

H√° ainda porta-luvas refrigerado, apoio de bra√ßos central dianteiro com porta-objetos, c√Ęmera traseira de aux√≠lio para manobras, freio de estacionamento de acionamento el√©trico, detector de fadiga e retrovisores externos el√©tricos com mem√≥ria do lado do motorista. Tamb√©m est√° inclu√≠do o sistema start-stop, que desliga/liga automaticamente o motor em paradas de tr√Ęnsito intenso ou sem√°foro, colaborando para a redu√ß√£o do consumo de combust√≠vel.

O volante é multifuncional, inclui as aletas (shift paddles) para torcar de marcas e tem com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade. Os bancos são revestidos em couro Nappa. As rodas de liga leve de 18 polegadas têm desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18.

Por dentro sobra espa√ßo para o motorista e os passageiros, s√£o .767 mm de comprimento, com 2.791 mm de dist√Ęncia entre-eixos. Seus balan√ßos (dist√Ęncia entre o centro da roda e a extremidade do ve√≠culo) s√£o curtos; a altura de 1.476 mm e a largura de 1.832 mm permite uma rela√ß√£o de propor√ß√Ķes din√Ęmicas. A bordo do Passat a vida √© mais agrad√°vel, o habit√°culo √© bem luxuoso e √© cheio de materiais de √≥tima qualidade espalhados por todo o interior. Os ocupantes do banco traseiro t√™m 116 mm de espa√ßo para os joelhos, em rela√ß√£o aos bancos dianteiros. O porta-malas √© generoso, com 586 litros de capacidade.

Sob o cap√ī est√° o bem disposto 2.0 TSI com pot√™ncia de 220 cv e 350 Nm (35,7 kgfm) de torque. Da terceira gera√ß√£o da fam√≠lia EA888, esse motor tem 1.984 cm¬≥ de cilindrada e combina inje√ß√£o direta de combust√≠vel ao turbocompressor, o que permite o downsizing (redu√ß√£o da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar muito prazer ao dirigir. O propulsor √© um dos chamarizes do Passat, al√©m da tecnologia e itens de s√©rie que ele carrega. Os 220 cv est√£o dispon√≠veis j√° a partir de 4.500 rpm at√© 6.200 rpm. Os 350 Nm s√£o entregues j√° a 1.500 rpm e se mant√™m at√© 4.400 rpm.

Al√©m de muito disposto, o motor permite reduzir as emiss√Ķes em uma ampla gama de utiliza√ß√Ķes, diminuindo simultaneamente o consumo de combust√≠vel. Ao motor est√° acoplada a transmiss√£o autom√°tica DSG de 6 marchas, que colabora para que o Passat entregue desempenho de carro esporte ‚Äď o sed√£ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e atinge a velocidade m√°xima de 246 km/h. As trocas s√£o t√£o suaves que chegam a ser impercept√≠veis e agrad√°veis ao mesmo tempo, o c√Ęmbio √© t√£o bom que eu at√© dispensaria o c√Ęmbio manual, do qual sou f√£.

Se quiser economiza r combust√≠vel, basta escolher o perfil ‚ÄėEco‚Äô, que nessa op√ß√£o o gerenciamento do motor, ar-condicionado e outras unidades auxiliares s√£o controlados para otimizar o consumo, com a fun√ß√£o adicional de rolagem. Quando o motorista solta o pedal do acelerador, como ao reduzir a velocidade em um sem√°foro ou em descidas, o c√Ęmbio DSG √© desacoplado e o motor entra em marcha lenta.  Isso permite a melhor utiliza√ß√£o poss√≠vel da energia cin√©tica do carro. Al√©m do modo ‚ÄėComfort‚Äô como o pr√≥prio nome diz deixa o Passat mais confort√°vel e no modo ‚ÄėSport‚Äô, onde as respostas do motor e pontos de troca das marchas s√£o configuradas para maior dinamismo.

O sistema DCC controla as v√°lvulas dos amortecedores de forma eletr√īnica, por meio de um algoritmo avan√ßado, definindo assim a carga de amortecimento adequada √† situa√ß√£o. O DCC utiliza os sinais a partir de sensores de deslocamento das rodas e aceler√īmetros, al√©m de informa√ß√Ķes sobre o ve√≠culo; em ciclos de um milissegundo, utiliza esses valores para calcular e ajustar de forma adaptativa a carga de amortecimento. As for√ßas de amortecimento aplicadas seletivamente √†s quatro rodas s√£o reguladas individualmente.

Exclusivamente em combina√ß√£o com o DCC, novas conex√Ķes hidr√°ulicas s√£o usadas no eixo traseiro para ligar o bra√ßo de controle ao sub-chassi. Isso melhora ainda mais as caracter√≠sticas de vibra√ß√£o, especialmente atrav√©s de melhor amortecimento. O carro √© primorosamente bem acertado e faz curva como se andasse em trilhos.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             Gasolina      

Pot√™ncia (cv)            220    

Torque (kgf.m)         35,7   

Velocidade M√°xima (km/h)           246     N/D

Tempo 0-100 (s)      6,7     

Consumo cidade (km/l)      10,4   

Consumo estrada (km/l)    12,9   

C√Ęmbio          dupla embreagem man.sequ.com modo auto de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo multibra√ßo e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.475

Largura (mm)           1.832

Comprimento (mm)             4.767

Peso (Kg)      1.499

Tanque (L)    66

Entre-eixos (mm)     2.791

Porta-Malas (L)        586

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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