PRIMEIRA VOLTA – Porsche Cayenne 3.0 V6 TDI 2018

Postado em: 3, outubro 2018 por Marcus Lauria

Fotos Marcus Lauria

A Porsche Brasil apresentou em agosto desse ano a terceira geração do seu Porsche Cayenne, equipado com novos motores e chassi, além de um conceito de operação inovador e de maior conectividade. O design também foi aprimorado, seguindo o DNA da empresa alemã.

E esse mês tivemos a oportunidade de andar na versão de entrada do SUV alemão à convite da Sttutgart Porsche do Brasil aqui no Rio de Janeiro. A versão avaliada parte de R$ 423.000,00 e vem bem completa, enquanto que o Cayenne S tem preço inicial em R$ 523.000,00, já o Cayenne Turbo pode ser adquirido por R$ 733.000,00.

A vers√£o avaliada por mais ou menos 4 horas rodando pelas ruas da Barra/Recreio e S√£o Conrado possui motor turbo de seis cilindros em V com 3 litros e 340 cv de pot√™ncia e um torque de 450 Nm. Para comparar com as outras citadas acima a S tem um V6 2.9 biturbo com 440 cv e 550 Nm de torque e a Turbo tem pot√™ncia de 550 cv, superando o motor de seu antecessor em 30 cv, enquanto o torque m√°ximo de 770 Nm representa um aumento de 20 Nm. O propulsor trabalha em conjunto com o excelente c√Ęmbio tiptronic de 8 velocidades, com escalonamento impercept√≠vel e com trocas suaves.

De acordo com a marca, o Cayenne acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos (em 5,9 segundos com o pacote Sport Chrono). A velocidade m√°xima √© de 245 km/h. A tra√ß√£o √© ativa nas quatro rodas em todas as vers√Ķes, o que garante mais estabilidade e seguran√ßa para todos a bordo. O novo Cayenne possui sistemas ativos de chassi, que s√£o analisados e sincronizados pelo Porsche 4D Chassis Control. Esse sistema trabalha em tempo real otimizando continuamente o comportamento de pilotagem.

Assim como no 911 e Panamera, o Cayenne pode ser agora equipado com o eixo traseiro direcional. Ele melhora a agilidade nas curvas e a estabilidade nas mudan√ßas de faixa com velocidades mais altas. Al√©m disso, o di√Ęmetro de giro reduzido facilita o manuseio do carro no dia a dia.

Com um visual mais imponente, o novo Cayenne possui possuem entradas de ar maiores na dianteira em virtude do aumento de pot√™ncia nos motores; as lanternas de canto horizontais conferem ao SUV um visual mais largo e mais atl√©tico. O SUV ficou 63 mil√≠metros maior em comprimento comparado ao modelo anterior, mas mant√©m a mesma dist√Ęncia entre eixos (2.895 mil√≠metros). Em altura, s√£o nove mil√≠metros a menos, enquanto que o porta-malas √© de 770 litros – um aumento de 100 litros.

A versão avaliada conta com rodas de 20 polegada em sua configuração padrão para o mercado Brasileiro. Entre as lanternas traseiras, o Cayenne possui um novo design tridimensional das luzes, e a faixa luminosa contínua de LED estende-se à inscrição Porsche. Nos faróis, um novo conceito de iluminação em três níveis: cada Cayenne é equipado de série com faróis de LED. Além destes, no nível seguinte de expansão é disponibilizado para escolha o Porsche Dynamic Light System (PDLS), que possui diferentes modos de iluminação, tais como luz de curva e luz para autoestrada. O sistema mais sofisticado é o novo farol principal de LED Matrix com PDLS Plus. 84 diodos luminosos, controláveis individualmente e que possibilitam distribuição e intensidade totalmente variáveis da luz.

No Cayenne tamb√©m √© poss√≠vel ter uma intera√ß√£o entre motorista e o carro atrav√©s do Porsche Advanced Cockpit, sistema esse integrado em um ambiente esportivo luxuoso. O elemento central do novo conceito de display e de opera√ß√£o da Porsche – que foi introduzido no ano passado com o novo Panamera -, √© a nova tela touch Full HD de 12,3 polegadas da √ļltima gera√ß√£o do Porsche Communication Management (PCM). Aqui, in√ļmeras fun√ß√Ķes digitais podem ser operadas de modo intuitivo e tamb√©m por comando de voz. Outras teclas s√£o integradas harmonicamente na superf√≠cie touch vitrificada, semelhante √† de um smartphone, emitindo uma resposta sonora e t√°til adicional quando operados.

Por dentro do Cayenne o motorista motorista enxerga um tac√īmetro anal√≥gico centralizado. Este √© ladeado por dois displays Full HD de sete polegadas, que exibem todos os demais dados de dire√ß√£o relevantes e informa√ß√Ķes personalizadas que podem ser selecionadas atrav√©s do volante multifuncional. Os sistemas de assist√™ncia mais importantes incluem um assistente de vis√£o noturna com c√Ęmera termogr√°fica, um assistente para ponto cego, um de controle de troca de pista com reconhecimento de sinaliza√ß√Ķes de tr√Ęnsito, e o Park Assistent com Surround View.

PRIMEIRA VOLTA 

Rio de Janeiro/RJ ‚Äď Na data e hor√°rio marcado esta eu l√° na concession√°ria da Sttutgart da Porsche, aqui no Rio para andar no Cayenne V6, vers√£o de entrada do SUV mais vendido da marca Alem√£. J√° tive a experi√™ncia de andar em um Caynne S em 2011, mas nada melhor do que dirigir uma nova gera√ß√£o e ver a evolu√ß√£o do modelo.

Com a chave presencial no bolso, viro uma chave fixa localizada no lado esquerdo do volante, como nos modelos 911, tradi√ß√£o da marca. Ajusto banco e espelhos e o volante, ap√≥s me sentir seguro para dirigir, engato a marcha na posi√ß√£o ‚ÄúD‚ÄĚ do c√Ęmbio autom√°tico de 8 marchas e dou in√≠cio ao teste. Saiu devagar, por causa do tr√Ęnsito na Avenida das Am√©ricas na altura do Recreio dos Bandeirantes e j√° come√ßo a acelerar no limite da via, que naquela regi√£o era de 80 Km/h.

O motor turbo de seis cilindros em V com 3 litros e 340 cv de pot√™ncia e um torque de 450 Nm deixa o Cayenne bem √† vontade para acelerar forte e realizar ultrapassagens sem medo de ser feliz, apesar do peso de 1.985 kg o torque alto transforma qualquer d√ļvida em certeza. A tecla ‚ÄúS‚ÄĚ faz a diferen√ßa e transforma o motor V6 em um voraz devorador de asfalto. O c√Ęmbio tiptronic bem escalonado n√£o deixa d√ļvidas que o conjunto mec√Ęnico √© de qualidade.

Por dentro o primoroso acabamento é visto por todas as partes, nos bancos com ajustes elétricos, nas laterais das portas e no tablier, lá você encontra muito couro de qualidade e bem acolchoado, dando uma sensação de tranquilidade e luxo para quem está dentro dele, tanto para quem vai na frente como quem vai atrás. O Porsche Cayenne é um carro caro, mas que faz juz ao nome que carrega e a tecnologia que oferece.

*FICHA T√ČCNICA:

Motor: 6 cilindros em V 3.0L turbo com 340 cv

Torque: 450 Nm @ 1.340 – 5.000 rpm

C√Ęmbio: Tiptronic S de 8 velocidades

0-100 Km/h: 6,2 s

Vmax: 245 km/h

Peso: 1.985 kg

Pneus: 275/45 R20 (frente) | 305/40 R20 (atr√°s)

Volume do porta malas: 770 L

Comprimento: 4.918 mm

Largura (c/espelhos): 2.914 mm

Altura: 1.696 mm

*Dados do fabricante

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