Avaliação – Toyota Corolla 2.0 XRS Multi-Drive S Flex 2019
Fotos: Derek Simoto
Quem se depara com a versão esportiva XRS do Corolla 2019, não imagina que estamos falando do mesmo carro que, há pouco tempo, era chamado de “vovorola”. Equipado com aerofólios, spoilers e vários adereços visuais, a versão com apelo esportivo voltou a ser comercializada em 2018, depois de ficar alguns anos fora do mercado nacional. A maior expectativa fica sob o capô, mas a Toyota decidiu manter o conjunto 2.0 aspirado de 154cv, deixando o carro com um desempenho apenas satisfatório e uma vontade de “quero mais” no ar.
Com preço de R$ 111,990, não faltam concorrentes para dificultar a escolha do Corolla. Chevrolet Cruze, Citroén C4 Lounge, Ford Focus Titanium, Honda Civic, e Volkswagen Jetta são alguns exemplos de sedãs que podem bagunçar o meio de campo, principalmente quando falamos de apelo esportivo sob o capô. Mas vale lembrar que o Corolla segue como líder disparado de vendas no segmento, um dos mais competitivos do mercado brasileiro.
No visual, as lanternas de Led em conjunto com novo sistema óptico – inaugurado na linha 2018 – trazem um visual moderno para o Sedã. Quem nunca viu a linha, se surpreende com os traços e cara esportiva do Toyota, que também vem equipado com rodas de 17 polegadas diamantadas, e ponteira de escapamento cromada.
O interior também não é diferente. O material do painel é macio e sensível ao toque e o acabamento frontal é feito todo em couro. A sensação é um interior confortável e aconchegante. Quem ainda está presente por lá é o polêmico relógio ao lado da central multimídia, que divide opiniões entre os proprietários. No centro do quadro de instrumentos, a tela TFT de 4 polegadas exibe de forma bem orgânica os dados, ainda bem básicos, do carro como: consumo médio, velocidade, viagem (Trip A e B) e indicador de consumo.
O Ar condicionado oferecido na versão esportiva é digital de apenas uma zona e também não oferece uma saída para os integrantes do banco traseiro. O sistema do freio de estacionamento é tradicional, enquanto alguns concorrentes já trazem o sistema eletrônico. A central multimídia tem tela de 7 polegadas com GPS integrado, mas é não é muito intuitiva e tem baixa sensibilidade ao toque.
No quesito segurança, o Corolla XRS se mostra um dos mais seguros da categoria. Passou a ser equipado com controle eletrônico de estabilidade e tração, 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) e freios a disco nas 4 rodas.
Ao volante o Corolla agrada a todos os gostos. A calibração um pouco mais pesada da direção elétrica deixa o carro bem firme dando uma sensação mais esportiva e gostosa de dirigir em curvas e estradas. O câmbio CVT, que simula até 7 marchas, é muito bem acertado com o motor 2.0 de 154cv (etanol), o mesmo utilizado na versão XEi. O ótimo isolamento acústico da cabine também inibe o som desagradável do funcionamento dos CVTs. As borboletas atrás do volante respondem rapidamente a troca e simulações das marchas.
De maneira geral, o Toyota XRS entrega um visual bem esportivo com uma performance de um bom carro sedã. A versão XRS é bem parecida com a anterior XEi, custando R$10 mil a mais para entregar apenas “apelos visuais”, o que não pode agradar o comprador que busca uma verdadeira versão esportiva. Em compensação, o Toyota vem com ótima segurança, acabamento, conforto e uma direção gostosa, afinal estamos falando do líder do segmento.
*FICHA TÉCNICA:
Mecânica
Motorização 2.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência (cv) 154 143
Torque (kgf.m) 20,7 19,4
Consumo cidade (km/l) 7,2 10,6
Consumo estrada (km/l) 8,8 12,6
Câmbio CVT com modo manual
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.
Freios Quatro freios à disco com dois discos ventilados.
Dimensões
Altura (mm) 1.485
Largura (mm) 1.775
Comprimento (mm) 4.620
Peso (Kg) 1.345
Tanque (L) 60
Entre-eixos (mm) 2.700
Porta-Malas (L) 470
Ocupantes 5
*Dados do fabricante
VEJA TAMBÉM
- Avaliação - Chevrolet Trailblazer LTZ 3.6 V6 LTZ 4WD (Aut) 2013
- Avaliação – Chevrolet Cobalt 1.4 Econoflex 2012
- Avaliação – Fiat Palio Sporting 1.6 16V 2012
- Avaliação - Audi A7 Sportback 3.0 TFSI Ambition S tronic quattro 2015
- Avaliação - Chevrolet Aveo G3 LT 2012
- Avaliação - Citroen C4 Lounge Exclusive 1.6 THP (Aut) 2014
- Avaliação - Fiat Bravo T-Jet 1.4 16V Turbo 2013
- Avaliação - Fiat Punto BlackMotion 1.8 16V (Flex) Dualogic 2014
- Avaliação - Ford New Fiesta 1.6 Titanium Powershift 2013
- Avaliação - Honda CR-V EXL 2.0 16V 4x4 2013
Tag Cloud
Aston Martin
Audi
Avaliação
BMW
citroen
Coluna #Trânsito e Vidas
Coluna Alta Roda
Coluna Mecânica Online
Fiat
Flagra
ford
Frankfurt
GM
GM
Honda
Hyundai
Jaguar
Jeep
Kia
Lamborghini
Lançamento
Mario Divo
Mercedes
Mercedes-Benz
Mini
Nissan
Peugeot
Porsche
Primeira volta
Recall
Renault
Roberto Nasser
Salão de Detroit
Salão de Frankfurt
Salão de Genebra
Salão de Paris
Salão de SP
Salão de São Paulo
Salão Duas Rodas
Subaru
Toyota
Triumph
Volkswagen
Volvo
VW Agenda (4)
Alta Roda (56)
Antigos (100)
Audi (12)
Avaliações (392)
Carros (7.322)
Citröen (18)
Day by Day (41)
De carro por Aí (63)
Entrevistas (12)
Fiat (64)
Ford (9)
GM (71)
Honda (16)
JAC (13)
Kia (3)
Lançamentos (239)
Land Rover (8)
Lifan (4)
Lobini (1)
Manutenção (23)
MB (10)
Mercado (4)
MINI (9)
Motos (605)
Nissan (22)
Notícias (9.377)
Peugeot (17)
Porsche (2)
Renault (31)
Reportagens (348)
Segredos (214)
Sem categoria (103)
Testes (390)
testes (42)
Toyota (28)
Tuning (362)
VW (53)
WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.
Parceiros
Deixe um comentario
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.