Avalia√ß√£o ‚Äď Toyota Corolla 2.0 XRS Multi-Drive S Flex 2019

Postado em: 28, setembro 2018 por Derek Flores

Fotos: Derek Simoto

Quem se depara com a vers√£o esportiva XRS do Corolla 2019, n√£o imagina que estamos falando do mesmo carro que, h√° pouco tempo, era chamado de ‚Äúvovorola‚ÄĚ. Equipado com aerof√≥lios, spoilers e v√°rios adere√ßos visuais, a vers√£o com apelo esportivo voltou a ser comercializada em 2018, depois de ficar alguns anos fora do mercado nacional. A maior expectativa fica sob o cap√ī, mas a Toyota decidiu manter o conjunto 2.0 aspirado de 154cv, deixando o carro com um desempenho apenas satisfat√≥rio e uma vontade de ‚Äúquero mais‚ÄĚ no ar.

Com pre√ßo de R$ 111,990, n√£o faltam concorrentes para dificultar a escolha do Corolla. Chevrolet Cruze, Citro√©n C4 Lounge, Ford Focus Titanium, Honda Civic, e Volkswagen Jetta s√£o alguns exemplos de sed√£s que podem bagun√ßar o meio de campo, principalmente quando falamos de apelo esportivo sob o cap√ī. Mas vale lembrar que o Corolla segue como l√≠der disparado de vendas no segmento, um dos mais competitivos do mercado brasileiro.

No visual, as lanternas de Led em conjunto com novo sistema óptico Рinaugurado na linha 2018 Рtrazem um visual moderno para o Sedã. Quem nunca viu a linha, se surpreende com os traços e cara esportiva do Toyota, que também vem equipado com rodas de 17 polegadas diamantadas, e ponteira de escapamento cromada.

O interior tamb√©m n√£o √© diferente. O material do painel √© macio e sens√≠vel ao toque e o acabamento frontal √© feito todo em couro. A sensa√ß√£o √© um interior confort√°vel e aconchegante. Quem ainda est√° presente por l√° √© o pol√™mico rel√≥gio ao lado da central multim√≠dia, que divide opini√Ķes entre os propriet√°rios. No centro do quadro de instrumentos, a tela TFT de 4 polegadas exibe de forma bem org√Ęnica os dados, ainda bem b√°sicos, do carro como: consumo m√©dio, velocidade, viagem (Trip A e B) e indicador de consumo. 

O Ar condicionado oferecido na vers√£o esportiva √© digital de apenas uma zona e tamb√©m n√£o oferece uma sa√≠da para os integrantes do banco traseiro. O sistema do freio de estacionamento √© tradicional, enquanto alguns concorrentes j√° trazem o sistema eletr√īnico. A central multim√≠dia tem tela de 7 polegadas com GPS integrado, mas √© n√£o √© muito intuitiva e tem baixa sensibilidade ao toque.

No quesito seguran√ßa, o Corolla XRS se mostra um dos mais seguros da categoria. Passou a ser equipado com controle eletr√īnico de estabilidade e tra√ß√£o, 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) e freios a disco nas 4 rodas.

Ao volante o Corolla agrada a todos os gostos. A calibra√ß√£o um pouco mais pesada da dire√ß√£o el√©trica deixa o carro bem firme dando uma sensa√ß√£o mais esportiva e gostosa de dirigir em curvas e estradas. O c√Ęmbio CVT, que simula at√© 7 marchas, √© muito bem acertado com o motor 2.0 de 154cv (etanol), o mesmo utilizado na vers√£o XEi. O √≥timo isolamento ac√ļstico da cabine tamb√©m inibe o som desagrad√°vel do funcionamento dos CVTs. As borboletas atr√°s do volante respondem rapidamente a troca e simula√ß√Ķes das marchas.

De maneira geral, o Toyota XRS entrega um visual bem esportivo com uma performance de um bom carro sed√£. A vers√£o XRS √© bem parecida com a anterior XEi, custando R$10 mil a mais para entregar apenas ‚Äúapelos visuais‚ÄĚ, o que n√£o pode agradar o comprador que busca uma verdadeira vers√£o esportiva. Em compensa√ß√£o, o Toyota vem com √≥tima seguran√ßa, acabamento, conforto e uma dire√ß√£o gostosa, afinal estamos falando do l√≠der do segmento.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            154     143

Torque (kgf.m)         20,7    19,4

Consumo cidade (km/l)      7,2      10,6

Consumo estrada (km/l)    8,8      12,6

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.485

Largura (mm)           1.775

Comprimento (mm)             4.620

Peso (Kg)      1.345

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.700

Porta-Malas (L)        470

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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