Avalia√ß√£o ‚Äď Jeep Compass 2.0 TDI Limited 4WD Aut. 2018

Postado em: 21, setembro 2018 por Marcio Biela

Fotos Marcus Lauria

H√° aproximadamente um ano, o Jeep Compass acelerava forte para assumir, pela primeira vez, a lideran√ßa geral de vendas mensais de SUVs no Brasil em um mercado dominado por modelos compactos. Com exce√ß√£o de um m√™s, nos √ļltimos doze meses o Compass acumulou 58.188 emplacamentos, 10 mil a mais do que o segundo colocado.

Levando em considera√ß√£o apenas este ano, o crescimento nas vendas do Compass foi de 30% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2017 (janeiro a agosto). Mais que o dobro da alta do setor de autom√≥veis ‚Äď 13,4%. E o mix de vendas do SUV revela dados interessantes. Apesar de a vers√£o de entrada Sport ter o melhor custo-benef√≠cio da linha, configura√ß√Ķes ainda mais bem equipadas s√£o as preferidas dos compradores de acordo com a marca. Em primeiro est√° a vers√£o Longitude Flex, com 40% do total, seguida por Longitude Diesel (20%), Limited Flex (15%), Sport (10%), Limited Diesel (8%) e Trailhawk (7%). Dividindo por motores, o 2.0 Tigershark Flex representa 65% dos emplacamentos, deixando significativos 35% para o 2.0 MultiJet II Turbo Diesel.

O Compass foi apresentado ao mundo quase dois anos atr√°s, no final de setembro de 2016, em Pernambuco, perto do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE). Suas vendas come√ßaram um m√™s depois e de l√° pra c√°, mais de 95 mil unidades j√° foram registradas no Brasil. Produzido em Pernambuco, o Compass √© um modelo global que estreou em solo brasileiro e hoje √© fabricado tamb√©m no M√©xico, China e √ćndia, para mais de 100 pa√≠ses. E desde setembro, a produ√ß√£o brasileira abastece tamb√©m o mercado argentino e em breve chegar√° a outros mercados das Am√©ricas do Sul e Central.

Com toda essa demanda de vendas, a Jeep aproveitou para lan√ßar mais uma vers√£o, a configura√ß√£o Limited. Ela chega para ser uma alternativa dentro da linha equipada com o motor Diesel, ao lado do Trailhawk, essa nova op√ß√£o forma uma dupla de vers√Ķes de topo de linha. Um dos destaques do Limited √© o pacote de entretenimento que inclui o conjunto de som premium Beats e sistema Uconnect com tela de 8,4 polegadas e conectividade com Android Auto e Apple Car Play. Tudo de f√°cil acesso a bordo do Compass. O som √© de qualidade e muito limpo e deixa o ambiente bem agrad√°vel dentro do SUV tornando viagens e o dia a dia no tr√Ęnsito das cidades mais agrad√°veis.

Falando em acabamento o Limited oferece bancos de couro el√©tricos, que podem ser da nova cor Ski Gray, uma tonalidade clara de cinza, que continua ainda com a op√ß√£o Caramelo, al√©m do Preto. Os bancos s√£o confort√°veis, e deixam o motorista e passageiros bem √† vontade, n√£o cansam em trajetos longos e abra√ßam bem o motorista em curvas mais acentuadas. Por serem el√©tricos, a posi√ß√£o de dirigir √© f√°cil de achar e com o aux√≠lio do ajuste de altura e profundidade do volante o ajuste fica praticamente perfeito. Para quem vai atr√°s n√£o falta conforto e espa√ßo para as pernas, cabem com folga cinco ocupantes no Compass. Assim como o porta-malas de 410 litros, que s√£o suficientes para carregar a bagagem de todos os ocupantes do carro com folga. A unidade avaliada por n√≥s apresentou alguns barulhos internos, nada que seja irritante, vindo da parte traseira, que n√£o foi identificado durante o teste, mas informamos na concession√°ria para tentarem descobrir de onde vem esses ‚Äúgrilos‚ÄĚ.

Outras novidades est√£o na lista de opcionais, com abertura el√©trica da tampa do porta-malas para as vers√Ķes Trailhawk e Limited que pode ser ativada de dentro do carro, direto pela tampa do porta-malas ou pela chave a dist√Ęncia. E pensando no visual externo, ainda tem a op√ß√£o de poder equipar o Compass com rodas de 19 polegadas casadas com pneus 235/45 (do modelo testado) ‚Äď as de s√©rie s√£o de aro 18‚ÄĚ pareadas a pneus 225/55.

Dispon√≠vel para as vers√Ķes Limited e Trailhawk, o pacote High Tech √© composto por itens como: controle de adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), monitoramento de mudan√ßa de faixa (LDW), farol alto autom√°tico (AHB), aviso e preven√ß√£o de colis√£o frontal (FCWP), que engloba frenagem autom√°tica, partida remota do motor e o sistema de estacionamento semiaut√īnomo Park Assist, que atua em vagas paralelas e perpendiculares √† via. Al√©m disso, h√° equipamentos de s√©rie como far√≥is de xen√īnio e monitoramento de pontos cegos (que pode ser ajustado para dar s√≥ avisos visuais, visuais e sonoros ou at√© ser desligado). Todos os itens foram testados com louvor, e funcionaram perfeitamente durante o teste, s√£o itens de conforto que ajudam no dia a dia com o Compass, por se tratar de um ve√≠culo relativamente grande, o Park Assist √© uma ‚Äúm√£o-na-roda‚ÄĚ.

Falando em cores, vale ressaltar o aumento das op√ß√Ķes, com a introdu√ß√£o da s√≥lida Verde Recon, usada recentemente na s√©rie especial de 75 Anos do Jeep Renegade, e da met√°lica Marrom Horizon. No caso da vers√£o testada, o preto brilhante se destacou no tr√Ęnsito, chamando muita aten√ß√£o dos motoristas ao lado e dos pedestres, era f√°cil ver olhares agraciando o modelo da Jeep.

Esque√ßa aquele barulho tradicional e compassado dos motores diesel, esse de comando eletr√īnico √© suave e silencioso o tempo todo. O motor 2.0 Multijet II, de 170 cv e 35,7 kgfm (√ļnico diesel no segmento) aliado ao c√Ęmbio autom√°tico de 9 marchas tem o casamente perfeito entre os ve√≠culos a diesel do mercado. O propulsor empurra os 1.547 kg do SUV sem pestanejar, a disposi√ß√£o do torque est√° ali para deixar as ultrapassagens mais seguras e tornar as viagens mais seguras. O Compass pega velocidade rapidamente e as arrancadas s√£o viris, deixando o motorista bem √† vontade. O consumo aferido pelo computador de bordo foi de 9,8 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada.

Para enfrentar um off-road pesado, o Compass conta com o sistema de tra√ß√£o 4×4 Jeep Active Drive Low, com reduzida e o controle Selec-Terrain. E apesar da apar√™ncia quase urbana, o Compass enfrenta com louvor uma pegada mais aventureira. A tra√ß√£o e a reduzida est√£o l√° para isso, n√£o tenha medo de atravessar um rio mais profundo ou uma po√ßa de lama mais ousada, o SUV Pernambucano encara sem medo.

Confira os pre√ßos de todas as vers√Ķes, incluindo a testada pelo site: Sport Flex AT6 4×2 ‚Äď R$ 105.990; Longitude Flex AT6 4×2 ‚Äď R$ 114.490; Limited Flex AT6 4×2 ‚Äď R$ 131.990; Longitude Diesel AT9 4×4 ‚Äď R$ 141.290; Limited Diesel AT9 4×4 ‚Äď R$ 157.990 e Trailhawk Diesel AT9 4X4 ‚Äď R$ 158.990.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            166     159

Torque (kgf.m)         20,5    19,9

Velocidade M√°xima (km/h)           192     188

Tempo 0-100 (s)      10,6   

Consumo cidade (km/l)      5,5      8,1

Consumo estrada (km/l)    7,2      10,5

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo McPherson e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.639

Largura (mm)           1.819

Comprimento (mm)             4.416

Peso (Kg)      1.547

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.636

Porta-Malas (L)        410

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito