Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Argo Drive 1.3 Firefly GSR Flex 2018

Postado em: 14, setembro 2018 por Marcio Biela

Fotos: Marcus Lauria

Vendido oficialmente em 8 vers√Ķes, o Argo √© a maior aposta da Fiat no segmento de hatchs compactos. O modelo foi lan√ßado a mais de um ano e j√° vendeu mais de 50 mil unidades nesse per√≠odo. Com um design atraente que segue as formas dos modelos atuais vendidos no mercado, o Argo tem tudo para ser o destaque da marca.

Em uma comparação com o Fiat Punto, o Argo obteve um aumento de 7% na rigidez torcional e de 8% na rigidez flexional. Desta forma o hatch ganha em estabilidade e no prazer de dirigir, o que não era um problema do Punto, até por ser um modelo maior e mais estável.

Por fora o Argo apresenta um cap√ī longo e volumoso, os far√≥is invadem a lateral e s√£o bi-par√°bola, enquanto a grade tem um desenho tridimensional. A parte inferior refor√ßa visualmente a largura do carro com as tomadas de ar nas extremidades do para-choque. As caixas de roda s√£o abauladas, fornecendo um aspecto musculoso, o modelo tem um entre-eixos de 2,52 metros. Na traseira, lanternas t√™m desenho fragmentado com formato em ‚ÄúC‚ÄĚ dando √™nfase ao logotipo da Fiat e deixando o ve√≠culo com um ar bastante modernizado. De lateral as linhas seguem em aclive deixando a carroceria com um desenho com a cintura alta, seguindo a tend√™ncia do mercado.

O Argo 1.3 GSR sai de fábrica com um sistema de monitoramento da pressão dos pneus, volante multifuncional, USB na parte traseira do carro e uma central multimídia com touchscreen de 7 polegadas, compatível para conectividade com Android e iPhone. Além de controles de tração e estabilidade, iluminação interna, controle de velocidade de cruzeiro, trocas de marcha pelo volante, modo Sport de condução, assistente de partida em rampa, vidros traseiros elétricos, repetidores de setas, retrovisores elétricos e outras tecnologias. O volante, com aspecto esportivo, tem uma empunhadura levemente mais espessa, apoio para os polegares, base achatada e faixa central na parte superior.

A proposta do Argo, segundo a Fiat é viabilizar uma maior segurança, entretenimento e praticidade com os seus itens de fábrica. Começando pela sua central multimídia Uconnect Touch de 7″ que oferece porta USB para mídia e 2ª entrada USB para carregador, Bluetooth com reconhecimento de Voz, áudio streaming, rádio AM/FM, comandos de rádio e telefone no volante e mais. Aos passageiros do banco de trás estão disponíveis porta-objetos, porta-copo e mais uma entrada USB completa, que inclui transferência de dados.

O banco do motorista conta com ajuste de altura, enquanto o volante pode vir com regulagens de profundidade. Essa combinação permite que o motorista encontre facilmente a melhor posição a bordo, independentemente de seu tipo físico. um dos pontos positivos do Argo.

O Fiat Argo 1.3 vem com motor de quatro cilindros, com pot√™ncia de 109 cv e torque de 14,2 kgfm. √Č poss√≠vel optar pela transmiss√£o manual ou automatizada (GSR Comfort por bot√Ķes com cinco velocidades), caso do modelo testado. O c√Ęmbio GSR (Gear Smart Ride) Comfort conta com sistema Auto-Up Shift Abort, que melhora as retomadas e uma das principais mudan√ßas foi a calibra√ß√£o da reserva de torque nas trocas de marcha, elevando a rota√ß√£o antes da pr√≥xima marcha ser engatada.. Ela vem sempre com paddle shifts no volante, para momentos em que o motorista quer impor seu estilo de trocas de marcha, al√©m do sistema Hill Holder que evita o desconforto do ve√≠culo se movimentar sem inten√ß√£o nas subidas. O motor √© suficiente para empurrar os 1.148 kg do Argo, que ainda tem um √≥timo consumo urbano e na estrada, com m√©dia de 14,7 km/l na cidade e 16,5 km/l na estrada.

Por√©m na pr√°tica o c√Ęmbio peca pelas trocas com ‚Äúsolu√ßos‚ÄĚ, que d√£o trancos leves a cada marcha, problema esse visto na vers√£o anterior do c√Ęmbio que s√≥ √© sanada com o apelo das trocas manuais pelo volante ou com a tecla ‚ÄúS‚ÄĚ acionada pelo bot√£o localizado no console central. Quem acha o contr√°rio realmente n√£o testou o carro direito ou √© fanboy da marca. Os bot√Ķes s√£o legais, mas acabam atrapalhando o motorista distra√≠do, que tem que ficar procurando a tecla certa para a marcha desejada. Mas com o tempo nos acostumamos com os trancos e o ideal √© n√£o pisar muito com o p√© direito e sempre tentar seguir uma acelera√ß√£o linear, que minimiza bem os ‚Äúsolu√ßos‚ÄĚ e deixa o c√Ęmbio mais suave em certos momentos.

Confira os pre√ßos de todas as vers√Ķes do hatch da Fiat: Argo 1.0 ‚Äď R$ 44.990; Argo Drive 1.0 ‚Äď R$ 47.790; Argo Drive 1.3 ‚Äď R$ 54.990; Argo Drive 1.3 GSR (automatizado) ‚Äď R$ 59.990; Argo Precision 1.8 ‚Äď R$ 62.290,00; Argo Precision 1.8 autom√°tico 6 marchas ‚Äď R$ 68.290; Argo HGT 1.8 ‚Äď R$ 65.290 e Argo HGT 1.8 autom√°tico 6 marchas ‚Äď R$ 71.390. Apenas dois pacotes formam a lista de opcionais. O Kit Parking traz sensor de estacionamento traseiro e c√Ęmera de r√© por R$ 1.400, e o Kit Stile oferece far√≥is de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/65 R15 a R$ 1.900.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.3

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            109     101

Torque (kgf.m)         14,2    13,7

Velocidade M√°xima (km/h)           184     180

Tempo 0-100 (s)      10,8   

Consumo cidade (km/l)      8,9      12,7

Consumo estrada (km/l)    10       14,4

C√Ęmbio          manual sequencial com modo autom√°tico de 5 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.500

Largura (mm)           1.724

Comprimento (mm)             3.998

Peso (Kg)      1.148

Tanque (L)    48

Entre-eixos (mm)     2.521

Porta-Malas (L)        300

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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