Montadora relembra a passagem do ídolo Ayrton Senna na Fórmula Ford

Postado em: 13, setembro 2018 por Redacao

Ayrton Senna conquistou a admiração dos brasileiros e fãs de todo o mundo não só pela carreira impressionante de vitórias, como também pela determinação e caráter. Depois de fazer sucesso no kart, ele revelou seu talento na Fórmula Ford, tradicional categoria formadora de pilotos, de onde seguiu para a Fórmula 3 e a Fórmula 1. Relembrar essa história é uma forma de homenagear o ídolo que permanece como um dos maiores do esporte.

Ayrton Senna entrou na F√≥rmula Ford 1600 inglesa em 1981, aos 21 anos. Sua corrida de estreia foi em Brands Hatch, em 1¬į de mar√ßo de 1981, onde duas semanas depois conquistou a primeira vit√≥ria. A coroa de louros dessa prova foi guardada como rel√≠quia na sede da equipe Van Diemen, em Snetterton, pelo chefe Ralph Firman.

O balan√ßo da primeira temporada deixou claro o brilhantismo de ‚ÄúDa Silva‚ÄĚ, como ainda era chamado na √©poca pelos jornalistas europeus, o que deu origem ao trocadilho ‚ÄúSilvastone‚ÄĚ nas suas grandes conquistas em Silverstone. Com 12 vit√≥rias nas 20 provas disputadas, conquistou com anteced√™ncia os t√≠tulos Townsend Thoresen e RAC British. Para dar espa√ßo √† habilidade dos pilotos, todos corriam em monopostos similares, com motor Ford ‚ÄúKent‚ÄĚ 1.6 de cerca de 125 cv e sem asas aerodin√Ęmicas.

No ano seguinte Ayrton subiu de categoria, disputando os campeonatos brit√Ęnico e europeu da F√≥rmula Ford 2000. Com carros mais r√°pidos, equipados com motor 2.0, asas dianteira e traseira e pneus slick, ele come√ßou fazendo ‚Äúbarba, cabelo e bigode‚ÄĚ nas primeiras seis corridas do ano ‚Äď ou seja, pole position, vit√≥ria de ponta a ponta e volta mais r√°pida.

Além de vencer os títulos inglês e europeu da Fórmula Ford 2000, Ayrton terminou a temporada quebrando todos os recordes: 22 vitórias (9 delas consecutivas), 18 poles, 22 voltas mais rápidas e 516 pontos conquistados em apenas 28 provas.

Outro feito do piloto brasileiro foi ter vencido corridas em dias seguidos e em pistas diferentes. Depois de triunfar no aut√≥dromo de Oulton Park no s√°bado, 27 de mar√ßo, no norte da Inglaterra, viajou 212 km para correr em Silverstone, no centro do pa√≠s, onde venceu outra vez no domingo. Ele foi o √ļltimo brasileiro campe√£o da F√≥rmula Ford, depois de Nelson Piquet e do grande pioneiro, Emerson Fittipaldi.

Ainda em 1982, Senna venceu no final do ano uma prova extra-campeonato de Fórmula 3 inglesa, mostrando suas credenciais na categoria para a qual mudou no ano seguinte e também venceu. Em 1984, iniciou a carreira vitoriosa de dez anos na Fórmula 1, que todos lembram com emoção, com 41 vitórias e três títulos mundiais.

A Fórmula Ford também foi realizada no Brasil de 1971 a 1996, com regulamento baseado no campeonato inglês. Além de corridas em Interlagos, São Paulo, e autódromos de Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza, nos anos 1980 e 1990 a categoria reviveu uma tradição do esporte no país: corridas em pistas de rua, em cidades sem circuitos permanentes.

Nesses 25 anos, a Fórmula Ford brasileira também foi o início de carreira dos pilotos Alex Dias Ribeiro, Luciano Burti, Gil de Ferran, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello, que depois chegaram à Fórmula 1.

Fonte: Burson-Marsteller ‚Äď Atendimento Ford

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito