Avalia√ß√£o ‚Äď Fiat Toro Freedom 2.0 diesel AT9 4×4 2018

Postado em: 31, agosto 2018 por Derek Flores

Fotos Derek Flores

A Fiat Toro chegou por aqui h√° 2 anos, despertando uma nova categoria de picapes. Foi lan√ßada com a ideia de ser um utilit√°rio basicamente urbano, para suprir a demanda de quem tinha uma Saveiro ou uma Montana mas sempre sofreu com a falta do banco traseiro. S√≥ que a picape chegou com for√ßa:  um design moderno, linhas arrojadas, altura boa do solo e at√© uma abertura diferenciada da tampa traseira. Tudo isso fez com que os pr√≥prios donos das picapes m√©dias tradicionais (S10, Hilux entre outras) dessem uma olhadinha de desejo para a grama do vizinho. Pensando nisso, a Fiat inseriu diversas motoriza√ß√Ķes na Toro: 1.8 (Flex), 2.4 (Flex) e 2.0 Turbo Diesel com tra√ß√£o 4×4, o que rendeu o t√≠tulo de picape cabine dupla mais vendida do Brasil.

A maior diferen√ßa entra a Toro e as picapes m√©dias est√° em sua estrutura do tipo monobloco, onde chassi e carroceria s√£o uma pe√ßa s√≥, como um carro de passeio ou um SUV. J√° as m√©dias, trabalham com base de longarina que sustentam a cabine e ca√ßamba. O sistema de suspens√£o traseira tamb√©m √© um diferencial: multilink no lugar do tradicional eixo de tor√ß√£o. Tudo isso faz a Toro ter dirigibilidade e conforto de SUV, deixando de lado todo aquele ‚Äúbalan√ßa-balan√ßa‚ÄĚ desagrad√°vel das picapes. A dire√ß√£o el√©trica e a posi√ß√£o de dirigir muito similar ao Jeep Renegade, deixa a Toro confort√°vel, f√°cil de manobrar e gostosa de dirigir.  

Ao volante, a Toro mostra bem a for√ßa do motor 2.0 Turbo Diesel de 170 cavalos. As 9 marchas do c√Ęmbio autom√°tico t√™m um bom escalonamento e se mostram bem eficientes ao trabalhar com o motor diesel, que naturalmente tem uma faixa menor de giros. Ainda como caracter√≠stica desses motores, √© poss√≠vel sentir um leg ao sair do repouso, que deixa a Toro um pouco lenta at√© a turbina encher e entregar o torque para o motorista. Nas retomadas, subidas e em trecho off-road, a retomada de velocidade e pot√™ncia surpreendem todos a bordo.

A tra√ß√£o 4×4 se mostra bem eficiente no percurso off-road e demonstra bom rendimento em diferentes situa√ß√Ķes e pisos. Vale lembrar que a sa√≠da de um sem√°foro, por exemplo, √© sempre feita em segunda marcha, e a primeira √© apenas utilizada como reduzida para grandes inclina√ß√Ķes ou situa√ß√Ķes delicadas na lama. Por meio de um bot√£o ao lado da alavanca de c√Ęmbio, √© poss√≠vel selecionar o modo 4×4 entre autom√°tico ou reduzida, onde a divis√£o da for√ßa entre as rodas varia de acordo com a condi√ß√£o da tra√ß√£o dos eixos.

Dentro da cabine, os 5 passageiros viajam com bom espa√ßo, gra√ßas a dist√Ęncia entre eixos da picape que √© de 2,99 metros, apenas 9 cent√≠metros a menos que uma Hilux. O banco traseiro n√£o tem um encosto t√£o inclinado como um carro sedan, mas n√£o chega a incomodar em trechos longos. J√° o acabamento interno √© bom com algumas pe√ßas do painel em black piano, volante revestido em couro e bot√Ķes bem posicionados. As portas e a parte de cima do painel s√£o revestidas com pl√°stico duro.

A Central Multim√≠dia √© a mesma utilizada no Jeep Renegade, que era novidade faz 3 anos, mas hoje j√° se mostra bem obsoleta. A tela tem apenas 5 polegadas, menor do que alguns smartphones, e a central n√£o apresenta nenhum sistema de espelhamento com celular, apenas as fun√ß√Ķes b√°sicas de conex√£o bluetooth. A tela exibe tamb√©m a c√Ęmera de r√© ao engatar a marcha, mas a visualiza√ß√£o fica um pouco comprometida pelo pequeno tamanho da tela.

A vers√£o Freedom AT9 4×4, testada pela reportagem do CarPoint News, sai por R$ 131.590, e vem bem equipada com ar-condicionado digital dualzone, espelho retrovisor fotocr√īmico, retrovisores com ilumina√ß√£o externa, rebatimento el√©trico e tiltdown, revestimento e ilumina√ß√£o da ca√ßamba, tomada 12v e USB para o banco traseiro, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa entre outros. A vers√£o TOP de linha da Toro lan√ßada na semana passada, Ranch, acrescenta na lista: teto solar, bancos de couro em marrom, acabamentos escurecidos no interior,  tela TFT  de 7 polegadas no painel e acess√≥rios na ca√ßamba, saindo por  R$ 149.900.

*FICHA T√ČNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel             Diesel           

Pot√™ncia (cv)            170    

Torque (kgf.m)         35,7   

Velocidade M√°xima (km/h)           188    

Tempo 0-100 (s)      10      

Consumo cidade (km/l)      9         

Consumo estrada (km/l)    11,2   

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 9 marchas

Tra√ß√£o           4×4

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo multibra√ßo e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.746

Largura (mm)           1.844

Comprimento (mm)             4.915

Peso (Kg)      1.871

Tanque (L)    60

Entre-eixos (mm)     2.990

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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