Avalia√ß√£o ‚Äď Chevrolet Onix 1.4 LTZ SPE/4 Aut. 2019

Postado em: 24, agosto 2018 por Marcus Lauria

Fotos: Marcus Lauria

A verdade tem que ser dita, a marca da Gravatinha Dourada se superou ao lan√ßar o Onix e realmente conquistou o mercado nacional com suas linhas harm√īnicas e atuais. S√≥ em novembro, foram 18.611 emplacamentos, seu melhor m√™s desde o lan√ßamento, em outubro de 2012. A linha 2019 ficou mais equipada e agora oferece muitos recursos novos em rela√ß√£o a conforto e seguran√ßa e acabamentos externos e internos.

Depois de tirar zero estrela para prote√ß√£o de adultos, no come√ßo desse ano, o Onix repetiu os testes de colis√£o do Latin NCAP conquistando tr√™s estrelas para adultos e tr√™s para crian√ßas. O resultado, apesar de ter sido bem melhor, ainda √© considerado regular. Mas isso n√£o chega a ser o ‚Äúcalcanhar de Aquiles‚ÄĚ do hatch da Chevrolet pois o Onix continua sendo o l√≠der absoluto na prefer√™ncia do brasileiro h√° tr√™s anos consecutivos, batendo sucessivos recordes de vendas no mercado. Eu mesmo estive no lan√ßamento do Onix em 2012 que aconteceu em Gravata√≠ (RS), e na ocasi√£o comentei com os colegas jornalistas dizendo que a Chevrolet acertou em cheio nesse modelo.

De acordo com a marca, cada vers√£o foi atualizada de acordo com o seu p√ļblico-alvo. As altera√ß√Ķes tiveram como base sugest√Ķes colhidas em cl√≠nicas com consumidores, sendo a √ļltima delas durante o Onix Day promovido pelo Lollapalooza, em mar√ßo.

A partir dessas clinicas, a Chevrolet passou a alterar esses detalhes no Onix que passaram a fazer parte do visual retocado, como as l√Ęmpadas do tipo Blue Vision, utilizada nas vers√Ķes LTZ (vers√£o avaliada) e Effect, que ganham ainda novos revestimentos para os bancos, em material premium nas √°reas de contato. Enquanto que as vers√Ķes com multim√≠dia MyLink passam a trazer a c√Ęmera de r√©, independentemente do tipo de motoriza√ß√£o.

O Onix mede 3,93 metros de comprimento e 2,52 metros de entre eixos. No dia a dia o espa√ßo de sobra para as pernas dos ocupantes facilita o entra e sai do ve√≠culo, o que ajuda o recuo no formato dos bancos dianteiros. Com o t√ļnel central alto, o passageiro que fica no meio do banco traseiro n√£o viaja desconfort√°vel.

Entre as novidades válidas para toda a gama estão o assento traseiro central com apoio de cabeça e cinto de segurança três pontos além do sistema de iluminação do quadro de instrumentos e demais comandos da cabine em LED branco Рigual ao do Chevrolet Cruze.

Ainda por dentro estão os bancos com revestimento híbrido que combina material premium e tecido, com destaque para gráfico estilizado em alto relevo. Computador de bordo e volante com controle do sistema de áudio também são outras tecnologias presentes em toda a gama. Falta o ajuste de profundidade do volante, só está disponível o de altura e o banco, mesmo na regulagem mais baixa, parece que está alto, o que dificulta e muito achar rapidamente a posição de dirigir.

No segmento dos hatchs compactos o Onix tem um bom espaço interno comparado aos seus rivais. O porta-malas tem 280 litros, contra 300 litros do Fiat Argo e também 300 litros do Hyundai HB20. O vão de abertura da tampa tem um bom tamanho, o que o que facilita o acesso na hora de colocar objetos grandes no bagageiro. A tampa é leve, mas só pode ser aberta pela chave ou por um botão localizado no painel.

Outros itens de s√©rie que j√° faziam parte da vers√£o testada, ainda est√£o presentes, como alarme, ar-condicionado, chave tipo canivete, computador de bordo, desemba√ßador e limpador do vidro traseiro, dire√ß√£o el√©trica, indicador de troca de marcha, trio el√©trico, volante multifuncional, ajuste de altura do banco do motorista, banco traseiro rebat√≠vel, sensor de r√©, sistema multim√≠dia MyLink com tela sens√≠vel ao toque de 7 polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, r√°dio, entradas USB e auxiliar, Bluetooth, ajuste de altura da coluna de dire√ß√£o, far√≥is com l√Ęmpadas do tipo Blue Vision, far√≥is de neblina, luz de posi√ß√£o em led, roda de alum√≠nio aro 15 com superf√≠cie usinada, volante multifuncional com revestimento de couro sint√©tico e bancos de couro sint√©tico. Mas, fazem falta ajuste de profundidade do volante, sistema start/stop, uma entrada USB adicional para o banco de tr√°s (j√° presente no rival Argo), sistema de GPS e aletas atr√°s do volante. O pre√ßo da vers√£o avaliada LTZ 1.4 com c√Ęmbio autom√°tico de 6 velocidades √© de R$ 64.450, enquanto que a vers√£o com c√Ęmbio manual de 6 velocidades √© de R$ 58.990.

A vers√£o avaliada (LTZ), com propulsor flex de at√© 106 cv e 13,9 kgfm, de acordo com o Inmetro faz 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol. Quando abastecido com gasolina, chega a 11,7 km/l em circuito urbano e 13,9 km/l no rodovi√°rio. O motor 1.4 tem f√īlego suficiente e o c√Ęmbio tem boas respostas, menos nas arrancadas ou em alguma ultrapassagem, onde a resposta √© mais lenta e o motor sente o peso da falta de pot√™ncia. As trocas manuais podem ser feitas atrav√©s de um bot√£o na alavanca de c√Ęmbio, e propicia certa agilidade e controle, mas poderia estar mais bem localizado.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.4

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            106     98

Torque (kgf.m)         13,9    13

Velocidade M√°xima (km/h)           171    

Tempo 0-100 (s)      12      

Consumo cidade (km/l)      7,9      11,7

Consumo estrada (km/l)    9,6      13,9

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.476

Largura (mm)           1.705

Comprimento (mm)             3.933

Peso (Kg)      1.074

Tanque (L)    54

Entre-eixos (mm)     2.528

Porta-Malas (L)        280

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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One Response

  1. Jo√£o Ricardo disse:

    Tenho um Onix 16/17 1.4 LTZ. Carrinho excelente. Econ√īmico, moderno, espa√ßoso e bom de dirigir. √Č claro que tem o que melhorar, mas n√£o me arrependo da compra.

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