Avalia√ß√£o ‚Äď Volkswagen Virtus 200 TSI Highline Aut. Flex 2019

Postado em: 17, agosto 2018 por Mike Gissel

Fotos: Marcus Lauria

Eu gosto quando isso acontece: tive a oportunidade de testar duas vers√Ķes diferentes de um mesmo carro. Debaixo do cap√ī tudo igual, bem como na mec√Ęnica e nos artefatos eletr√īnicos. Do lado de dentro, algumas poucas diferen√ßas, que falarei logo a seguir mas, de todos os detalhes que diferenciam uma vers√£o da outra, nada me surpreendeu tanto quanto a diferen√ßa entre os pneus.

O Virtus Comfortline que testei vinha equipado com pneus Goodyear 195/55 R16 e era bom tanto em curvas quanto em frenagens, mas pecava um pouco no conforto. Já essa versão Highline trazia os pneus Dunlop 205/50 R17, e na minha opinião, o carro mudou muito. As frenagens são mais eficientes, a aptidão para curvas é ainda mais extrema e dois itens me surpreenderam: o baixo nível de ruído de rolagem e o conforto, mesmo se tratando de um pneu perfil 50. Esse definitivamente é um opcional que eu pagaria por ele.

Exteriormente apenas alguns cromados (e as rodas maiores, caso equipadas) diferem o Virtus HIghline de suas vers√Ķes mais simples. √Č um conjunto harmonioso, que muita gente ainda confunde com carros maiores da VW, como o Jetta. Seu n√≠vel de equipamentos √© invej√°vel, especialmente nos recursos de seguran√ßa ativa, como os freios a disco nas quatro rodas, bloqueio eletr√īnico do diferencial, controles de tra√ß√£o e estabilidade e at√© mesmo um sistema que aproxima as pastilhas dos discos em caso de chuva, secando o conjunto e melhorando as frenagens.

Do lado de dentro, as principais diferen√ßas dessa vers√£o Highline plenamente equipada √© o Active Info Display, ou seja, o cluster totalmente digital, que permite in√ļmeras combina√ß√Ķes entre mostradores, GPS e computador de bordo. √Č t√£o √ļtil e pr√°tico que os Polo e Virtus sem esse opcional parecem uma gera√ß√£o mais velhos. E, combinado ao clister digital, o carro traz tamb√©m uma central multim√≠dia com tela maior, que facilita o uso e a visualiza√ß√£o dos recursos.

A posição de dirigir é excelente, mas o carro carece de bancos melhores, pois praticamente não existe apoio lombar, e as costas saem doloridas de uma viagem longa. Há espaço generoso para cinco adultos, com uma pequena restrição para a cabeça de quem viaja atrás. No porta-malas viajam bons 521 litros, e há rede de fixação de bagagem e divisórias, melhorando a utilização do espaço de bagagem.

Debaixo do cap√ī est√° o excelente motor 1.0 turbo que rende at√© 128 cv de pot√™ncia e 20,4 kgfm de torque. √Č torque de motor 2.0, orquestrado por um c√Ęmbio autom√°tico bem afiado, e esse conjunto deixa o carro bem √°gil, tanto na cidade quanto na estrada. E a sexta marcha longa permite que o Virtus rode em ritmo de cruzeiro com rota√ß√Ķes sempre abaixo dos 3.000 rpm, e com aquela sensa√ß√£o de estar mais devagar do que realmente est√°.

No geral, é um bom carro, aliás, é um ótimo carro. Seu problema é o preço que chega perto de 90.000 reais, e por sua vez aproxima demais o carro da categoria de cima, aonde há carros mais potentes, com melhor acabamento e mais presença. Essa versão parte de R$ 77.590,00.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.0

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            128     116

Torque (kgf.m)         20,4    20,4

Velocidade M√°xima (km/h)           194     187

Tempo 0-100 (s)      9,6     

Consumo cidade (km/l)      7,8      11,2

Consumo estrada (km/l)    10,2    14,6

C√Ęmbio          autom√°tica de 6 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.472

Largura (mm)           1.751

Comprimento (mm)             4.482

Tanque (L)    40

Entre-eixos (mm)     2.651

Porta-Malas (L)        521

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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4 Responses

  1. alexandro disse:

    Ol√°, adorei a opini√£o! A parte dos pneus foi a melhor

    tive polo msi 15 e agora virtus 17, nao tem comparação o virtus é bem melhor

    quanto a rede e a fixação de bagagens e divisorias estes itens foram retirados na versão 2019

  2. n disse:

    tanque 52 litros…

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