Avaliação РJAC T40 1.6 16V DVVT CVT 2019

Postado em: 10, agosto 2018 por Mike Gissel

Fotos: Marcus Lauria

Cristiano Ronaldo popularizou a sigla GOAT ao comemorar seus gols imitando a barba de um bode. Sim, a tradu√ß√£o de “goat” √© bode (ou cabra), mas a sigla GOAT significa ‚ÄúGreatest Of All Times‚ÄĚ, ou ‚Äúmelhor de todos os tempos‚ÄĚ em portugu√™s. E o que isso tem a ver com o JAC T40 CVT? Simples, esse carro √© um GOAT, ou pelo menos o melhor chin√™s que j√° passou pelo Brasil, de todos os tempos, e pelo menos at√© agora.

Digo que ‚Äúat√© agora‚ÄĚ, pois a JAC costuma se superar a cada lan√ßamento. Foi assim com o J3, que entregou um novo patamar de chineses no mercado. Depois dele veio uma sucess√£o de modelos, aonde a JAC sempre mostrou estar antenada no mercado brasileiro, em uma evolu√ß√£o constante. Por√©m, a cada lan√ßamento, sempre ficou uma impress√£o de que faltava algo, e at√© mesmo o T40 manual nos fazia sentir falta de algo. Fazia, no passado, pois ao T40 CVT n√£o falta (quase) nada.

A come√ßar pelo novo motor 1.6 16V de 138 cv de pot√™ncia (@ 6.000 rpm) e 17,1 kgfm de torque (@ 4.000 rpm). Faltou ser flex, mas ainda assim √© o motor 1.6 aspirado mais forte do nosso mercado. O propulsor √© t√£o bom que supre o des√Ęnimo da caixa CVT em Drive, e entrega um desempenho at√© animador com a caixa no modo Sport ou no modo manual, com suas trocas sequenciais bem r√°pidas. N√£o que o motor 1.5 16V j√° usado em modelos JAC fosse ruim ou fraco, mas o 1.6 √© simplesmente melhor, bem melhor.

No visual, o JAC T40 CVT n√£o difere da vers√£o manual, e isso inclui uma carroceria de porte avantajado, que combina a esportividade de um hatch com tamanho de SUV compacto, e seu visual agrada muito nas ruas. Do lado de dentro, seu acabamento surpreende, especialmente nos bancos de couro, que possuem formato ergon√īmico e confort√°vel, superando at√© mesmo carros bem mais caros nesse aspecto. O espa√ßo interno √© bom na parte traseira, seu porta-malas de 450 litros √© um pouco raso, e para o motorista falta regulagem em dist√Ęncia do volante, mas n√£o incomoda.

O ajuste din√Ęmico do T40 CVT privilegia o conforto, e isso √© percebido ao trafegar em asfalto ruim, por√©m ainda assim h√° algumas batidas secas da suspens√£o, especialmente ao passar por lombadas. Nas curvas o carro √© equilibrado, rola pouco e se ap√≥ia de forma segura, e os controles de tra√ß√£o e estabilidade garantem a seguran√ßa em situa√ß√Ķes extremas. Outro ponto positivo do carro √© seu conjunto de freios, com discos na dianteira e na traseira, que seguram os 1.220 kg do carro sem dificuldade.

Rodando com o carro na cidade nota-se um veículo suave, confortável e tranquilo, que pode oferecer certa morosidade em Drive. Essa impressão de morosidade é derrubada com um kickdown, e o motor 1.6 entrega uma boa dose de força, especialmente em altos giros. Na estrada o carro flui igualmente de forma suave, com os giros baixos como se espera de um CVT e, para ultrapassagens, convém afundar o pé no acelerador sem medo, e o motor novamente responde bem. O consumo médio é de 13,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.

No geral, o JAC T40 CVT surpreende e agrada. Por R$ 69.990 ele entrega mais do que muitos carros nessa faixa de preço, especialmente quando falamos do porte do carro. A meta da JAC é vender 600 unidades por mês, e o carro esbanja qualidades para isso. O que falta mesmo é confiança na marca, e a JAC vem se esforçando para isso. Assim como os coreanos chegaram comendo pelas beiradas e hoje são referência, os chineses tendem a seguir o mesmo caminho, e quem ganha com isso somos nós, consumidores.

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 1.6

Combust√≠vel             Gasolina

Pot√™ncia (cv)            138

Torque (kgf.m)         17,1

Velocidade M√°xima (km/h)           190

Tempo 0-100 (s)      11,1   

C√Ęmbio          CVT com modo manual

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o e traseira com barra estabilizadora, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Quatro freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.568

Largura (mm)           1.750

Comprimento (mm)             4.135

Peso (Kg)      1.155

Tanque (L)    42

Entre-eixos (mm)     2.490

Porta-Malas (L)        450

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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