Avalia√ß√£o ‚Äď BMW i3S 2018

Postado em: 3, agosto 2018 por Arnaldo Moreira

Texto: Arnaldo Moreira -Fotos: Arnaldo Moreira e Divulgação

Fonte: http://blogdojornalistaarnaldomoreira.blogspot.com/

Quando uma montadora se prop√Ķe a fabricar um ve√≠culo el√©trico baseia a sua constru√ß√£o na sustentabilidade e o i3 criado pela BMW √© um carro sustent√°vel. Foi esse carro, um i3S, que est√° √† venda no Brasil, que tive a oportunidade de avaliar em Lisboa.

Num pa√≠s onde a quantidade de carros movidos a Diesel – um pouco menor do que os a gasolina – com seu ru√≠do caracter√≠stico, no i3S o sussurro do sil√™ncio √© o barulho que se ouve quando se aciona o motor deste BMW. Pressionado o bot√£o start, colocada a min√ļscula manete das marchas, localizada atr√°s do volante, em posi√ß√£o drive, desligado o freio – el√©trico -, no painel surgem os dados de do computador de bordo, e o i3S sai deslizando silenciosamente.

A aceleração deste elétrico de tração traseira é o que logo impressiona. Apertando o acelerador um pouco mais fundo, o carro sai em rápida disparada, silenciosamente. Afinal, são apenas 6,9 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, mas 3,7 s, para ir de 0 a 60 km/h, com direito a sentir as costas colarem no banco, graças à opção de direção esportiva, para que basta apertar o respectivo botão no console. A versão i3, vai da imobilidade aos 100 km/h em 7,3 s.

O el√©trico da BMW vem equipado com itens de seguran√ßa, compat√≠veis com os cuidados com a seguran√ßa encontrada nos demais modelos da marca: controle autom√°tico de estabilidade (ASC) funciona com maior rapidez e oferece mais tra√ß√£o e estabilidade em acelera√ß√£o e frenagem, diversos air bags, e o controle din√Ęmico de tra√ß√£o otimizado (DTC) agora dispon√≠vel tamb√©m em curvas e at√© a velocidades superiores a 100 km/h, at√© o m√°ximo do carro de 160 km/h.

Foram cinco dias de dire√ß√£o agrad√°vel e divertida pelas ruas de Lisboa num carro que por onde passava, chamava a aten√ß√£o. A frente mais elevada devido √†s baterias, que ocupam todo o ch√£o do i3S, d√°-lhe um ar imponente e as linhas laterais elegantes contribuem para esse interesse visual.

Em Lisboa, o i3S n√£o tem dificuldade para carregar suas baterias. Em diversas ruas existem esta√ß√Ķes de carregamento e, por exemplo, na famosa loja de departamentos El Corte Ingl√©s onde a recarga √© gratuita. Mas, o carregamento pode ser feito at√© numa tomada na resid√™ncia, levando em torno de 8h para atingir a carga completa. O motor el√©trico do BMW i3S oferece uma pot√™ncia de 184 cv (135 KW).

 

Pela autonomia oferecida, 200 km Рque se pode estender a cerca de mais 100 km do que no modelo anterior Рe suas características, considero o i3S um veículo puramente urbano, embora na estrada se comporte como gente grande, onde se mostrou absolutamente estável na viagem até à Ericeira a cerca de 50 km de Lisboa, onde aproveitei para fazer as fotos que ilustram a matéria.

O habit√°culo √© amplo e os assentos dianteiros e traseiro, que acomoda dois passageiros grandes √† vontade s√£o confort√°veis. O assento traseiro, no entanto, devido √† altura do ch√£o obriga os ocupantes a ficar com as pernas um pouco elevadas, quando o normal √© formar um √Ęngulo de 90 graus.

As portas traseiras de abertura invertida, tipo suicida, s√£o fechadas nas da frente, e nelas √© fixado o cinto de seguran√ßa dos passageiros da frente, o que significa que para o passageiro do banco de tr√°s sair, o da frente tem que soltar o cinto de seguran√ßa, abrir sua porta para em seguida se conseguirem abrir as portas traseiras.cimento e s√£o 30% mais leves do que os pl√°sticos comuns e outros materiais usados pela ind√ļstria automotiva.

O i3S é um carro de uma dirigibilidade muito agradável. A direção muito segura e firme transmite para o piloto segurança e tranquilidade. O volante tem regulagem de altura e profundidade. As largas colunas do para-brisas, em curvas apertadas criam, um ponto cego que dificultam um pouco a perfeita visão lateral na frente.


Os instrumentos no painel, digitais, t√™m visibilidade absoluta, assim como a localiza√ß√£o dos comandos de c√Ęmbio e os do volante, de controle de velocidade (piloto autom√°tico), de telefone e de m√≠dia s√£o perfeitos.

A despeito de at√© agora em Portugal, em pleno Julho, auge  do Ver√£o, o calor pr√≥prio da √©poca n√£o ter dado “as caras”, o ar condicionado do i3S √© muito eficiente.

√Č uma pena este belo el√©trico n√£o vir com o sistema multim√≠dia e um monitor – que √© de excelentes dimens√Ķes – sens√≠vel ao toque, persistindo a BMW em manter os controles manualmente no console central.

O carro oferece um monte de servi√ßos digitais e sistemas de assist√™ncia ao condutor, atrav√©s do BMW Connected, cujo GPS, indica, entre muitas outras informa√ß√Ķes, todos os pontos de recarga da bateria, servi√ßos de conci√©rge.

O sistema de freios √© eficiente, ajudado pelo chamado “freio motor” que reduz e imediato a velocidade do carro assim que se tira o p√© do acelerador, gra√ßas ao sistema regenerativo do carro. Rodas de 19″/155/70.

No tocante ao conforto no asfalto liso o i3S roda como um veludo, mas em piso irregular nota-se a dureza da suspens√£o.

Com a aus√™ncia do motor, o  i3S possui na frente um pequeno porta-malas e na traseira em torno de 300 l, que aumenta com o rebaixamento dos bancos traseiros. 

Viajar de férias a Portugal é sempre muito agradável e este ano tive a oportunidade de fazer a avaliação de um BMW i3S, cedido através de um contato entre os gerentes de Imprensa BMW Brasil, João Veloso, e de Portugal, João Trincheiras, a quem agradeço pela gentileza, que permitiu realizar esse trabalho para os leitores do Blog.

*FICHA T√ČCNICA

Motor/Transmiss√£o

El√©trico ‚Äď Traseiro e transversal

N√ļmero de cilindros gerador ‚Äď Traseiro, dois em linha

Cilindrada ‚Äď 647 cm¬≥

Pot√™ncia gerador ‚Äď 34 cv (gasolina)

Pot√™ncia el√©trico ‚Äď 170 cv a 1 rpm

Torque ‚Äď 25,5 kgfm a 1 rpm

Transmiss√£o ‚Äď El√©trica com duas velocidades (frente e r√©)

Baterias ‚Äď √ćons de l√≠tio

Desempenho

Acelera√ß√£o de 0 a 100 km/h ‚Äď 7,9 segundos

Velocidade m√°xima ‚Äď 160 km/h

Autonomia bateria ‚Äď 130 a 160 km

Autonomia com Eco Pro ‚Äď 200 a 240 km

Autonomia com Eco Pro+ ‚Äď At√© 300 km

Suspensão/Direção

Dianteira ‚Äď McPherson/Traseira ‚Äď Multilink

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 19 com pneus 155/70 R19 na frente e 175/65 R19 atr√°s

Dimens√Ķes/Pesos/Capacidades

Comprimento ‚Äď 3.999 mm

Largura ‚Äď 1.775 mm (sem retrovisores)

Altura ‚Äď 1.578 mm

Entre-eixos ‚Äď 2.570 mm

Peso em ordem de marcha ‚Äď 1.315 kg

Tanque ‚Äď 9 litros

Porta-malas ‚Äď 260 litros

Preço: R$ 169.950 (preço promocional da versão testada 2014/2015)

*Dados do fabricante

Tag Cloud

Deixe um comentario

(*) Campos obrigatórios
ATENÇÃO: Todos os comentários postados nesse site, terão que ser aprovados pelo moderador e não irá aparecer automaticamente. Não serão permitidos comentários ofensivos contra a marca e os leitores, como palavrões. O texto tem que ser digitado em letras minúsculas respeitando as regras da nossa gramática. Comentários que não sejam sobre o assunto da matéria serão descartados. Ao postar um comentário, quer dizer que você concorda coma s regras acima. Obrigado.

© COPYRIGHT2018 CarPoint News - Todos os direitos reservados É proibida a reprodução de conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico, sem autorização por escrito