Avaliação РFiat Cronos 1.3 Drive Firefly GSR Flex 2019

Postado em: 20, julho 2018 por Mike Gissel

Fotos: Marcus Lauria

O mercado de sed√£s sempre foi bem povoado no Brasil, tanto que h√° v√°rios n√≠veis de tamanho, motoriza√ß√£o e pre√ßo para o consumidor desse tipo de ve√≠culo escolher. Com produ√ß√£o nacional, h√° desde modelos mais simples e baratos, com motor 1.0, como VW Voyage, Renault Logan ou Fiat Siena, a op√ß√Ķes mais sofisticadas e caras, como Toyota Corolla Altis, Honda Civic Touring ou Audi A3. S√£o in√ļmeras possibilidades de compra, que atendem a todos os gostos e bolsos.

Mas a faixa dos R$ 60.000 at√© R$ 80.000 √© aonde as op√ß√Ķes de compra s√£o numerosas como √°caros em um tapete velho, e o Fiat Argo Drive GSR se encaixa justamente a√≠, no come√ßo da gama, e traz bons predicados para atrair quem est√° em d√ļvida. Ele custa a partir de R$ 62.490, e pode chegar a R$ 69.920 (carro testado), adicionando-se a bela pintura perolizada, rodas em liga, c√Ęmera de r√© e alarme antifurto. No geral o carro j√° vem bem equipado de f√°brica, com ar-condicionado, dire√ß√£o el√©trica, central multim√≠dia, controles de tra√ß√£o e estabilidade e trio el√©trico.

Externamente, o visual do Cronos agrada. √Č agressivo na medida certa e bem chamativo, especialmente no visual da traseira, que conta com belas lanternas em led. Apenas o porte do carro destoa das rodas aro 15 cal√ßadas por pneus 185/60. A massa muscular do Cronos combina mais com as rodas aro 17 da vers√£o topo de linha. Em compensa√ß√£o, o Cronos Drive tem excelente compromisso entre conforto e estabilidade.

Dentro do carro há o visual que estreou no Argo, e isso é um ponto positivo, pois embora abuse de materiais rígidos ao toque, o painel possui diferentes texturas e bons arremates. Os instrumentos são de fácil leitura, a central multimídia é intuitiva e bem posicionada e o computador de bordo é muito completo e customizável. A posição de dirigir é prejudicada pela falta de ajuste de profundidade do volante, e falta espaço para os joelhos de motoristas mais altos, tanto por culpa do puxador de porta proeminente quanto pela quina do painel na região dos ajustes do ar-condicionado.

O espaço no banco traseiro é bom, ali viajam três pessoas sem dificuldade, embora o encosto do banco traseiro seja um pouco curto e o leg room seja menor do que o disponível em carros como Chevrolet Cobalt, Honda City ou Renault Logan, e é bem equivalente ao Fiat Grand Siena. Há também bom espaço para a cabeça, mais do que em carros com amplo leg room, como VW Virtus ou Nissan Versa por exemplo. No porta-malas cabem excelentes 525 litros.

Debaixo do cap√ī est√° o excelente motor Firefly 1.3 de 4 cilindros e 8V, com varia√ß√£o de fase na admiss√£o e no escape, que entrega bons 101/109 cv @ 6.250 rpm (G/E) de pot√™ncia e 13,7/14,2 kgfm @ 3.500 rpm de torque (G/E). O motor √© t√£o el√°stico e eficiente que n√£o parece ser t√£o pequeno, seu funcionamento √© liso e sua entrega de for√ßa √© linear, sem perder √≠mpeto em altos giros como √© comum a motores com duas v√°lvulas por cilindro. E a efici√™ncia energ√©tica √© exemplar, como comprovam os 13,2 km/l feitos com gasolina na cidade e 17,1 km/l na estrada.

Em contraste com o bom motor est√° a transmiss√£o GSR, que est√° longe de ser ruim como os primeiros Dualogic, mas ainda est√° um bom passo atr√°s de transmiss√Ķes autom√°ticas ou DCT. √Č necess√°rio algum aprendizado para entender como o c√Ęmbio funciona, e ao longo da conviv√™ncia eu percebi que ele funciona bem melhor no modo Sport, exceto em engarrafamentos. As borboletas s√£o √ļteis, mas como s√£o presas ao volante e o c√Ęmbio n√£o conta com alavanca, em curvas o motorista acaba se perdendo para trocar uma marcha acima ou abaixo. Com o tempo aprende-se a antecipar trocas com as borboletas mesmo em modo autom√°tico, e as coisas melhoram bastante.

O uso do carro na cidade √© bem tranquilo, descontando-se os trancos, o c√Ęmbio troca as marchas no momento certo e a elasticidade do motor permite ao Cronos GSR se impor bem no tr√Ęnsito. O acelerador de curso longo requer aprendizado, mas isso n√£o traz maiores problemas. Ponto positivo para a dire√ß√£o extremamente leve, e tamb√©m merecem men√ß√Ķes honrosas a suspens√£o macia, os freios bem responsivos e o bom isolamento ac√ļstico. O start-stop merece um ajuste mais fino, pois o carro trepida um pouco nas partidas e acaba incomodando em engarrafamentos.

Na estrada o Cronos GSR tamb√©m flui de forma agrad√°vel, com escalonamento curto da transmiss√£o que deixa o motor sempre acordado. O c√Ęmbio faz redu√ß√Ķes bem r√°pidas em kick downs, e isso me agradou bastante. Na pr√°tica o Cronos acelera bem, retoma bem e anda de forma interessante para um sed√£ com motor 1.3. Seu equil√≠brio din√Ęmico √© bom, com alguma rolagem de carroceria mas sem preju√≠zo √† estabilidade. Outro ponto positivo √© a presen√ßa dos controles de tra√ß√£o e estabilidade, que garantem seguran√ßa em qualquer situa√ß√£o.

Em geral, o Fiat Cronos Drive GSR √© um carro bem servido de motor, espa√ßo, conforto e conjunto din√Ęmico. Bem que merecia receber uma transmiss√£o autom√°tica de verdade, ainda mais diante de concorrentes dotados de c√Ęmbios melhores, como os CVT da Nissan/Honda/Toyota ou o AT da VW/Chevrolet. Caso a Fiat resolva esse pequeno contratempo, o Cronos Drive tem tudo para al√ßar voos mais altos.

*FICHA T√ČCNICA

Mec√Ęnica

Motorização 1.3

Combust√≠vel             √Ālcool            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            109     101

Torque (kgf.m)         14,2    13,7

Velocidade M√°xima (km/h)           183     178

Tempo 0-100 (s)      11,5   

Consumo cidade (km/l)      8,8      12,7

Consumo estrada (km/l)    10,4    14,8

C√Ęmbio          manual sequencial com modo autom√°tico de 5 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          el√©trica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo eixo de tor√ß√£o, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.

Freios            Dois freios √† disco com dois discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.507

Largura (mm)           1.726

Comprimento (mm)             4.364

Peso (Kg)      1.159

Tanque (L)    48

Entre-eixos (mm)     2.521

Porta-Malas (L)        525

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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5 Responses

  1. Marx Swyers disse:

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