Coluna “De carro por a√≠” por Roberto Nasser

Postado em: 13, julho 2018 por Roberto Nasser

Bem acertado, o Mustang

Quem arrisca intimidades com o novo Mustang se surpreende. O automóvel deixou a formulação americanalhada e se aspirou ares europeus para acerto e composição. Faz parte do projeto de internacionalização para deixar a exclusividade de ser carro dos locais Jim, Jack ou Bill, e também instigar o Giorgio, o François e o Hans na Europa. Eventualmente, os doutores Zé e Chico por aqui o preço os promove. Programa deu certo. Nos cortes de produção de veículos feitos pela Ford em seu processo de saneamento, Mustang foi poupado.

A postura de visar clientes diferentes com exig√™ncias pr√≥prias, mudou o produto, para muito melhor. Mant√©m a cara e a import√Ęncia, a apar√™ncia agressiva, perfil e linhas de imagem esportiva, o funcionar sonoro, viril, exaurido por quatro tubos de escapamento, a pintura brilhante em cores marcantes, em especial vermelho, preto, amarelo. No perfecionismo da manuten√ß√£o da aura do autom√≥vel, tomaram a vers√£o 350 utilizada por Steve McQueen no m√≠tico filme Bullit, mais identificada com a marca, mantiveram as lanternas traseiras em tr√™s elementos.

No processo de internacionaliza√ß√£o √© autom√≥vel bem acertado. E para o Brasil, idem. √Č importado em vers√£o dita Premium, com motor V8, sem op√ß√Ķes. Pacote completo, bem definido. Comparado com o concorrente Camaro, √© mais potente, veloz, reativo, e barato em seus R$ 300 mil, pre√ßo para abertura de neg√≥cios.

Motor surpreende. O tradicional V8 5,0 foi intensamente modificado, e a pot√™ncia, sempre na casa da segunda centena de cavalos, por desenvolvimento saltou para 466 cv a respeit√°veis 7.000 rpm, perfil de motor europeu. √Č a terceira gera√ß√£o da fam√≠lia Coyote, bloco em alum√≠nio, assinatura da esportiviza√ß√£o real do motor, coisa do cliente europeu.

H√° eletroniza√ß√£o viva no produto, desde a regulagem do motor, em sete padr√Ķes diferentes, de economia a esportivo, e a possibilidade de torn√°-lo silencioso para manobrar em condom√≠nio ou andar com assinatura Sonora em estrada livre.

Transmiss√£o autom√°tica tem 10 marchas, tamb√©m oper√°veis por alavanquinhas sob o volante ‚Äď poderia ter menos para ser mais esportivo e de opera√ß√£o mais objetiva. Mas o interesse foi resultado direto ao usu√°rio sem maior sensibilidade para operar, e a disponibilidade de tantas marchas e de elevado torque permite operar em baixas rota√ß√Ķes ‚Äď na pr√°tica, obter impens√°veis marcas de economia: em cidade de tr√Ęnsito civilizado mais de 8 km/litro.

Ford import√°-lo-√° em doses de 500 unidades. Primeira j√° foi absorvida.

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Roda-a-Roda

Hyundai ‚Äď Como usualmente descompromissada na difus√£o de informa√ß√Ķes no Brasil, Hyundai anunciou na Argentina dois novos produtos para nosso mercado: modelo pequeno, em nova plataforma, menor ante o Creta e HB20, e um picape m√©dio. 

De novo -Trata-o como A-Cuv. Letra A indica o segmento de carros pequenos e Cuv, apesar da sonoridade, o prefixo da sigla Compact Utility Vehicle. Veja-o como o Kwid Renault da Hyundai.

Que coisa – Sigla √© da pior qualidade. Cr√≠tica da Coluna sobre a grosseira sonoridade fez Ford suprimi-la. Inibia as engenheiras no processo.

Mais ‚Äď Quanto ao picape n√£o ser√° viabiliza√ß√£o do modelo de estudo exibido como modelo de estudo sobre o Creta, mas produto grande, para concorrer com Toyota HiLux e sua turma.

Recorde ‚Äď F√°brica no esquema 4.0, a√ßos resistentes e leves, e a aura de quase um s√©culo de persegui√ß√£o √† tecnologia e qualidade, permitiram √† Borgward comemorar produ√ß√£o da 100.000a unidade.

De novo – Recriada pelo neto Christian, quer aproveitar a aura da empresa de

Bremen, Alemanha, pelo av√ī Carl Borgward. E na cidade alem√£ constr√≥i f√°brica

para ser a referência de qualidade e processos.

Demora ‚Äď O projeto da Renault em trazer seu rec√©m lan√ßado esportivo Alpine para fazer prospec√ß√£o de mercado no Brasil, estacionou, puxou o freio de m√£o, desligou os cabos da bateria, parqueou sobre cavaletes.

Bom ‚Äď Raz√£o simpl√≥ria e surpresa: a produ√ß√£o est√° vendida pelos 19 concession√°rios na Fran√ßa e a √°rea de exporta√ß√Ķes pelos pr√≥ximos dois anos.

Mau ? ‚Äď Projeto para chegar ao mercado brasileiro foi delongado, com remotas chances de implementar a capacidade industrial da velha f√°brica Alpine dos tempos do fundador Jean R√©d√©l√© ‚Äď marca foi posteriormente comprada pela Renault, e o mito foi junto.

√ďtimo ‚Äď H√° um lado bom no esticar o prazo: at√© l√° deve estar acertado o acordo entre o Mercosul e Uni√£o Europ√©ia, e assim pre√ßo final menor pela aus√™ncia do imposto de importa√ß√£o.

Amostra ‚Äď Para instigar mercado, Renault levar√° exemplar de pr√© s√©rie como atra√ß√£o em sua presen√ßa no Brazil‚Äôs Renault Classic Show, elegante encontro de ve√≠culos antigos a ser realizado em Arax√°, MG, setembro. Quer ve-lo? Pinte l√°.

Novo ‚Äď An√ļncio da FCA para participar do mercado de picapes no Brasil, embute decis√£o sobre tr√™s produtos: novo Strada ‚Äď j√° em andamento; importa√ß√£o do RAM 1500 ‚Äď ex-Dodge 1500; e a defini√ß√£o de picape para 1.000 kg de carga, modelo novo, inexistente no portfolio da empresa. Norte americanos envolvidos no projeto tratam-no como Metric Ton. Curiosidade, mercado latino americano afinar√° vis√£o da Am√©rica superior.

Mudan√ßa ‚Äď Teremos enormes altera√ß√Ķes no mundo do autom√≥vel nos pr√≥ximos anos ‚Äď desde a necessidade de t√™-los, uso, manuten√ß√£o -, at√© extin√ß√£o de profiss√Ķes a eles ligadas.

Paralelo ‚Äď Enquanto Seu Lobo n√£o vem, outra mudan√ßa se implanta no atual in√≠cio de rela√ß√Ķes e conceitos ‚Äď a distribui√ß√£o dos combust√≠veis l√≠quidos.

Direto ‚Äď A decis√£o permitindo √†s usinas de √°lcool vender diretamente aos postos, eliminando os custos da desnecess√°ria passagem por companhia distribuidora, deve ser seguida para a gasolina. E o CADE e a Agencia Nacional do Petr√≥leo estudam acabar com o monop√≥lio da Petrobr√°s – empresa refina 95%, estudando abrir tal processo a outras refinarias e ter reajustes de pre√ßos com prazos programados.

Raz√£o ‚Äď N√£o h√° hist√≥ria melhor no automobilismo: a briga Ford versus Ferrari, motivada pelo desentendimento entre dois mand√Ķes personalistas. Henry Ford II, o neto, comandando a segunda maior produtora de ve√≠culos, e o turr√£o Enzo Ferrari, acionista maior √† frente de sua marca, envolvida com corridas e fazendo esportivos para gerar recursos.

Italianice ‚Äď √Ä assinatura do contrato Enzo Ferrari saiu e n√£o voltou √† reuni√£o -, e Ford II, embora ausente, viu como ofensa pessoal, e resolveu dar o troco ‚Äď esmagar a Ferrari em seu ambiente, as pistas de corrida, em especial nas 24 Heures du Mans, a m√≠tica corrida de resist√™ncia.

Solu√ß√£o ‚Äď O caminho gerou carro, hoje em segunda reedi√ß√£o, ent√£o chamado Ford GT 40; abriu trilha pavimentada para Carrol Shelby transformar-se em pequeno industrial, trouxe vit√≥rias para a Ford nas corridas de resist√™ncia. 

Enfim ‚Äď Virar√° filme, j√° em filmagem. O ator Matt Damon reviver√° Shelby e com certeza gerar√° muita dramatiza√ß√£o no reviver as disputas ‚Äď vencidas pela Ford -, em Le Mans, entre 1966 e 1969.

Ascens√£o ‚Äď Citro√ęn, representada por DS 21 de 1966, com carroceria especial Le L√©man Coup√© pelo encarro√ßador Chapron, quebrou o encanto para marcas comuns e recentes estacionando no gramado 18 do campo de golfe de Pebble Beach, onde no 3¬ļ domingo de agosto no Concours d‚Äô√Člegance, um dos mais esnobes encontros de ve√≠culos antigos.

Raz√£o ‚Äď Revolucion√°rio em solu√ß√Ķes, como a carroceria esculpida pelo ar, √ļnico sistema hidr√°ulico para freios, dire√ß√£o, e a surpreendente hidro-suspens√£o, ao lan√ßamento, em 1955 no Paris Auto Show, teve 80 mil encomendas.

Gente ‚Äď Roberto Carvalho, ex GM Canad√°, de volta. OOOO Diretor Geral da BMW. OOOO Muita pedra a carregar: vendas; otimizar rede de revendas; definir novos produtos; acertar assist√™ncia t√©cnica; trabalho em conjunto com a opera√ß√£o de montagem em Araquari, SC. OOOO BMW tropica no mercado. OOOO

Mercedes abre liderança

Lan√ßado ao princ√≠pio do ano, o Mercedes CLA 180 tem s√≥lida ascens√£o em vendas: triplicou-as relativamente √†s dos cinco primeiros meses do ano anterior. Numericamente significa reinar absoluto dentre os produtos da fam√≠lia C, os 200, 250 e AMG 45 4Matic, assinalando 80,1% das vendas. Quanto aos concorrentes principais, os tamb√©m teut√īnicos sed√£s 4 portas BMW serie 3 e Audi A3, lideran√ßa tamb√©m √© s√≥lida: 74%. Na pr√°tica a soma dos concorrentes √© inferior aos n√ļmeros de venda do CLA 180.

Raz√Ķes da prefer√™ncia est√£o em condi√ß√Ķes importantes: maior rede assistencial; linhas de sed√£ com morfologia de cup√™; conforto construtivo. Mec√Ęnica √© liderada por motor de quatro cilindros em linha, 1,6 litro de deslocamento, 16 v√°lvulas, turbo, inje√ß√£o direta. Gera 122 cv, mas o diferencial para agradabilidade de uso est√° nos 20 m.kgf de torque, plano entre 1.250 e 4.000 rpm, permitindo garra para acelerar e usura em consumo. Agregado a transmiss√£o autom√°tica com duas embreagens  7G-DCT, de sete velocidades, permite acelerar de 0 a 1000 km/h em 8,7 segundos e atingir pico final em 210 km/h.

Como equipamento disp√Ķe de rodas em liga levo, aro 17‚ÄĚ, sete bolsas de ar, incluindo laterais e uma para os joelhos do motorista, far√≥is e lanternas em LEDs High Performance. F√≥rmula integra o esfor√ßo de rejuvenescimento da marca, com esportiviza√ß√£o das linhas, trabalhos de aerodin√Ęmica, equipamentos de infordivers√£o cada vez mais demandados, como  o Apple CarPaly e Android Auto.

Preço auxilia na escolha: R$ 137.900.

Depois da Jeep, FCA investe na Fiat

Empresa aproveitou 42o anivers√°rio da atividade industrial automobil√≠stica da Fiat para anunciar investimentos na marca: aplicar√° R$ 8B em cinco anos na planta de Betim, MG, base que assistiu aos investimentos para implanta√ß√£o da associada Jeep e ver sua lideran√ßa no segmento.

Aplica√ß√£o de capital para o setor Fiat, inaugura novo ciclo para a marca e seus fornecedores, com indicativo s√©rio, a cria√ß√£o de, pelo menos, 8 mil empregos.

Novo capital se destina a alavancar Fiat e seu leque de produtos, fortalecendo atividade no Brasil e na Am√©rica Latina, corporificando 15 lan√ßamentos at√© 2023, para cobrir segmentos onde n√£o compete. Os investimentos tem endere√ßo certo, o Polo Automotivo Fiat, em Betim, MG, maior f√°brica da marca no mundo, tanto para dinamizar suas atividades quanto a dos fornecedores instalados ao seu redor. Fiat capitaneou um processo de sobreviv√™ncia dito Mineiriza√ß√£o, constituindo-se em grande esfor√ßo para levar fornecedores a se instalar em Minas para eliminar log√≠stica, transporte e obter custos menores.

O grande esforço embute a determinação de voltar a ostentar título de muito orgulho, marca líder no Brasil.

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