Avalia√ß√£o ‚Äď Volvo XC40 2.0 T4 2019

Postado em: 13, julho 2018 por Andre Richers

Fotos André Richers РVeículo cedido pela concessionária AB Gotland Volvo

A convite da AB Gotland Volvo, testamos o grande lançamento da Volvo para 2018, o novo SUV XC40. No primeiro contato, a classificação de utilitário compacto não faz jus ao porte do carro. Ao chegarmos na concessionária, ele se encontrava estacionado lado a lado de seu irmão maior XC60. Os dois possuem a mesma altura (1,65 m) e praticamente a mesma largura (1,86 m do XC40 contra 1,90 m do XC60). As maiores diferenças são no entre-eixos (2,70 m X 2,86 m) e no comprimento (4,42 m X 4,69 m).

Na dianteira os far√≥is Full LED com ilumina√ß√£o diurna no conhecido formato do martelo de Thor s√£o o grande destaque. A grade, diferentemente dos irm√£os XC60 e XC90 que t√™m formato plano, √© c√īncava e mais proeminente na sua parte superior. Para completar o visual ‚Äúinvocado‚ÄĚ, o cap√ī possui vincos marcantes.

 Na lateral, n√£o h√° a presen√ßa de √°rea envidra√ßada na coluna C e a linha de cintura sobe ao final da janela da segunda fileira. Dependendo da vers√£o, o teto pode vir em outra cor. Na parte debaixo das portas h√° um vinco respons√°vel por deixar o visual mais musculoso.
Por fim, como é de costume nas traseiras dos wagons e SUVs Volvo, as lanternas em LED afinam junto com a linha de cintura e chegam até o teto do carro.

Internamente o painel de instrumentos digital personaliz√°vel de 12,3‚ÄĚ e a tela de 9‚ÄĚ sens√≠vel ao toque localizada no console central remetem aos irm√£os maiores. As diferen√ßas ficam por conta do desenho das sa√≠das de ar, o uso de diferentes materiais de acabamento no console e pelo diferente design e ergonomia dos bancos.

A forra√ß√£o das portas utiliza um material acarpetado ao inv√©s do uso de couro. A aplica√ß√£o deste acabamento em um primeiro olhar chama a aten√ß√£o, mas tem motivo. Como n√£o h√° alto-falantes na parte de baixo das portas, este material tem fun√ß√£o antiderrapante os objetos ali depositados e uma melhor forra√ß√£o ac√ļstica para a cabine. Al√©m disso, este material √© oriundo da reciclagem de garrafas PET. O couro sem d√ļvidas ficaria mais bonito, mas talvez menos funcional.           

O espaço para os ocupantes tanto na primeira fileira quanto na segunda é muito bom, levando-se em consideração uma pessoa de 1,80 m de altura. Regulada a posição do assento dianteiro, senta-se com conforto e com bom espaço para as pernas na segunda fileira (sem encostá-las no banco dianteiro). A ampla regulagem de altura do assento do motorista agrada aos mais diversos tipos de condutores, desde uma posição bem próxima do assoalho e distante do painel até uma posição bem elevada e próxima do volante. Faltou apenas uma regulagem de inclinação para o encosto de banco da segunda fileira.

O compartimento de bagagem entrega 460 litros e solu√ß√Ķes criativas como divis√≥ria de compartimento com al√ßas para sacolas e um espa√ßo embaixo do assoalho para guardar a bandeja e liberar espa√ßo at√© o teto do carro.

   

Nos foi cedido para teste o XC40 T4 2019, vers√£o de acesso do crossover. Esta variante √© oferecida com o 2.0 turbo Drive-E que entrega 190 cv, 30 kgf.m de torque √† 1500 rpm. Este motor trabalha em conjunto com o c√Ęmbio Geartronic autom√°tico de 8 velocidades e a tra√ß√£o √© dianteira.   As vers√Ķes Momentum e R-Design s√£o equipadas com o motor T5, um 2.0 turbo tamb√©m, mas remapeado para entregar 252 cv e 35 kgf.m de torque. O c√Ęmbio √© o mesmo Geartronic de 8 velocidades, mas a tra√ß√£o √© integral (AWD).

Todas as 3 vers√Ķes j√° oferecem de s√©rie conjunto √≥ptico Full LED, sensor traseiro de estacionamento, assento do motorista com regulagens el√©tricas e mem√≥rias de posi√ß√£o, ar condicionado digital, sistema keyless de partida sem chave na igni√ß√£o, far√≥is com sensor crepuscular, sensor de chuva, 6 airbags, piloto autom√°tico, freio de estacionamento el√©trico com fun√ß√£o Autohold e controles de tra√ß√£o e de estabilidade. Para auxiliar √† condu√ß√£o, o carro disp√Ķe de alerta de mudan√ßa de faixa com assistente de dire√ß√£o, sistema de alerta ao condutor (DAC), sistema de frenagem autom√°tica (City Safety) e sistema de prote√ß√£o em sa√≠da de estrada (Run-Off Road).

Ao apertar o bot√£o de partida, acendem o painel de instrumentos todo digital e o display central. O volante tem di√Ęmetro reduzido e no seu lado direito traz comandos para acesso ao sistema de √°udio, bot√£o para realizar e receber chamadas telef√īnicas e acesso as fun√ß√Ķes do computador de bordo. Do lado esquerdo, localizam-se os bot√Ķes para controlar o piloto autom√°tico. Por mais R$ 5.000,00 esta vers√£o j√° pode vir com o piloto autom√°tico adaptativo e com condu√ß√£o semiaut√īnoma, trazendo maior comodidade e divers√£o para o dia a dia. Afinal, qual outro carro nessa faixa de pre√ßo controla para voc√™ a dire√ß√£o, a acelera√ß√£o e a frenagem?

A alavanca de c√Ęmbio √© minimalista e a troca de marchas de (P) para (D) √© feita de maneira bem suave, n√£o sendo necess√°rio apertar nenhum bot√£o. Para colocar o c√Ęmbio na posi√ß√£o (P), no entanto, √© necess√°rio apertar um bot√£o separado ao lado da alavanca. Para confirmar se a posi√ß√£o do c√Ęmbio se alterou, √© preciso olhar o painel de instrumentos.

Colocado o cinto de seguran√ßa, basta pisar no pedal do acelerador para o freio de m√£o el√©trico liberar. O rodar do carro √© bem suave e nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture) lan√ßada pela Volvo no XC40 agrada. A suspens√£o dianteira do tipo McPherson e a traseira Multilink, atreladas ao conjunto de rodas aro 18‚ÄĚ com pneus perfil 235/55 trazem conforto e absorvem bem as imperfei√ß√Ķes de nossas ruas esburacadas.

De dentro do carro tem-se ótima visibilidade, devido principalmente pela posição elevada do assento do motorista que fornece visão de toda a dianteira do carro. Os retrovisores externos possuem bom tamanho e o retrovisor interno agrada aos olhos com sua borda infinita.

O display central de 9‚ÄĚ sens√≠vel ao toque d√° acesso a todas as fun√ß√Ķes do carro e √© bem intuitivo. Os √≠cones t√™m tamanho adequado e consegue-se acessar facilmente qualquer fun√ß√£o do mesmo com o carro em movimento. A vers√£o testada n√£o vem com sistema de GPS de s√©rie, mas com o sistema Android Auto ligado √© poss√≠vel acessar o Waze ou o Google Maps.

O carro roda com suavidade e leveza at√© que se pise com vontade no acelerador. Todo torque √© entregue rapidamente √† 1500 rpm. Em seguida, o turbo √© colocado para trabalhar e sem perceber j√° se est√° acima de 100 km/h. √Ä 5500 rpm o motor oferece todos os seus 190 cavalos. Se o desempenho surpreende nesta vers√£o com o motor T4, as vers√Ķes com o motor T5 s√£o ainda mais esportivas. O c√Ęmbio Geartronic √© inteligente e se adequa a condu√ß√£o, trazendo trocas de marchas r√°pidas e com leveza. Ao pisar no pedal do freio, a resposta √© imediata e sem brutalidade.

Durante o nosso teste, o consumo urbano com o ar-condicionado ligado e com alguns momentos de tr√Ęnsito ficou em 8,9 km/l. Com a fun√ß√£o Eco Mode ativada, faz-se um uso otimizado do ar-condicionado e o consumo de combust√≠vel tem uma leve melhora. Todas as vers√Ķes do XC40 s√£o movidas apenas a gasolina e a recomenda√ß√£o √© o uso do combust√≠vel de alta octanagem.

A vers√£o T4 traz um bom pacote de itens de s√©rie e oferece um conjunto mec√Ęnico divertido e muito bem acertado, com desempenho superior a concorrentes diretos como Audi Q3 1.4 e MB GLA 200. Por outro lado, cobra-se mais por isso.

 Uma op√ß√£o interessante seria a Volvo oferecer esta vers√£o de acesso com o motor T3, um 1.5 turbo tricil√≠ndrico de 156 cv. Posicionando-o na faixa de R$ 150.000,00, certamente a Volvo roubaria vendas de SUVs de marcas ‚Äún√£o premium‚ÄĚ. Outra possibilidade seria manter o pre√ßo de R$ 169.950,00, mas oferecer mais itens de s√©rie como c√Ęmera de r√©, sensor dianteiro de estacionamento e alerta de ponto cego e de tr√°fego lateral traseiro (n√£o dispon√≠vel no modelo).

*FICHA T√ČCNICA:

Mec√Ęnica

Motorização 2.0

Combust√≠vel            Gasolina

Pot√™ncia (cv)            190

Torque (kgf.m)         30,6

Velocidade M√°xima (km/h)            220

Tempo 0-100 (s)      6,8

Consumo cidade (km/l)      8

Consumo estrada (km/l)    10,2

C√Ęmbio          autom√°tica com modo manual de 8 marchas

Tra√ß√£o           dianteira

Dire√ß√£o          eletro-hidr√°ulica

Suspens√£o dianteira          Suspens√£o tipo bra√ßos triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.

Suspens√£o traseira            Suspens√£o tipo multibra√ßo e traseira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas feixe de l√Ęminas.

Freios            Quatro freios √† disco com quatro discos ventilados.

Dimens√Ķes

Altura (mm)   1.658

Largura (mm)           1.910

Comprimento (mm)             4.425

Peso (Kg)      1.926

Tanque (L)    54

Entre-eixos (mm)     2.702

Porta-Malas (L)        459

Ocupantes    5

*Dados do fabricante

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One Response

  1. Fabio disse:

    Excelente produto!

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